quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sinopses 2011 - União da Ilha do Governador



Ela é insulana por NATUREZA. Já foi domingueira, mística, curiosa, nostálgica, carnavalesca, assombrosa, profana, biriteira, circense, mágica, mandingueira, infantil e por fim: AVENTUREIRA.

E mais uma vez, prepara as malas para outra de suas aventuras. Embarca no carnaval de 2011 a bordo do navio Beagle para atravessar o mar e ancorar na passarela trazendo memórias da maior de todas as viagens. Na companhia do jovem naturalista Charles Darwin, parte da Inglaterra para desbravar os sete mares e dar uma volta ao mundo. Mapeando a América do Sul, chega ás costas brasileiras e se encanta com as belezas das nossas florestas tropicais. Prossegue a viagem contornando o continente. São desembarques fascinantes por tantas terras, tantas ilhas, que as maravilhas da natureza encontradas no caminho são coletadas e catalogadas, assim como vestígios de um passado remoto, que lhes despertam o interesse em desvendar suas origens. Segue seu curso, até retornar sua terra natal.

Com seus diários de bordo, anotações e constatações, ele chegará a uma teoria revolucionária que mudaria o rumo da história. Através dela partiremos para a grande viagem de fato: a que nos leva para a origem de tudo, ao grande mistério: a história da vida.

Que começa na água, de uma única célula, que se dividiu, cresceu e se multiplicou. Logo surgiu vida nos oceanos. Seres com coluna, ossos e crânio desenvolvido, criaram barbatanas, para nadar com velocidade. Dominaram as águas do mundo.

Algumas formas se aventuraram pela Terra. Brotaram, se ramificaram, floresceram e frutificaram.

Seres animados chegam à superfície, estes possuem asas, antenas, geram larvas, passam pela metamorfose, zumbem, se alimentam de néctar.

Daquelas criaturas aquáticas, algumas desenvolveram a capacidade de engolir ar na superfície da água, barbatanas viram patas, e passeiam na terra com sua pele molhada e pegajosa.

Seus descendentes criaram pele escamosa e seca e romperam seu elo com a água. Rastejam, silvam, tem cascos, e por um tempo dominaram o mundo com suas formas colossais, destes muitos foram exterminados, mas geraram outros cujas escamas viraram penas.

Criaturas aladas que dominaram os céus, com seus cantos, seus encantos, suas cores fascinantes.

Outro ramo começou a crescer em grande número na Terra. Diferentes de outros viventes, seus corpos quentes, que desenvolveram pelos e garras, ganharam resistência, velocidade, em todo ambiente, do ártico aos trópicos, na água, na terra e no ar.

Do alto das árvores alguns desceram e se apoiaram em duas patas, inteligentes, foram evoluindo, evoluindo, e evoluíram para o quê?

Para achar que é sobre os demais, um ser superior? Para poder pensar que tudo pode destruir?

Esta é a grande revelação, sob a luz da ciência, do modo de vermos o mundo. Que não estamos separados do mundo natural. Somos todos frutos de uma mesma árvore: A ÁRVORE DA VIDA e a ela devemos PRESERVAR.

Colorindo com toda a sua simpatia outra vez na passarela, tão bonita e tão singela, chega a ILHA, trazendo FELICIDADE e cheia de ALEGRIA para celebrar a VIDA. Vamos cantar sambar e EVOLUIR, ao som do samba no rufar da bateria porque HOJE é carnaval. Quanto ao futuro pergunto através dos meus versos: o QUE SERÁ o AMANHÃ, como vai ser o meu destino? Responda quem puder o que irá me acontecer, o meu destino será como DEUS quiser...

Alex de Souza

NOTA

O meio científico ainda comemora os 150 anos da primeira publicação do livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES, livro este que causou uma verdadeira revolução no mundo com a Teoria da evolução. A aventura vivida pelo naturalista inglês Charles Darwin à bordo do H.M.S. Beagle, o navio britânico, que em aproximadamente cinco anos, deu a volta ao mundo e que tinha a missão de mapear a América do Sul, onde aportaram nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro. E que nas Ilhas Galápagos, no Equador, desperta o jovem cientista para a elaboração de suas futuras teorias. Esta expedição científica será revivida pela escola de samba União da Ilha do Governador, exatamente pelo espírito de aventura presente em tantos dos seus carnavais. O enredo mostrará muito mais que uma viagem de navio, viajará através da história da origem da vida, a evolução das espécies, por meio da SELEÇÃO NATURAL. Seguindo a sequência do diagrama desenhado por Darwin, um dos pais da biologia moderna e da consciência ecológica, que mostra como grupos descenderam de outros, numa ramificação que ele compara a uma ÁRVORE DA VIDA.

Em sua teoria, o homem perde o status de grande senhor do mundo, como o superior a todos, mostrando que toda a vida está relacionada a um só ancestral. O grande recado é de que cabe a nós também uma maior responsabilidade quanto à preservação do planeta.

sábado, 24 de abril de 2010

Vai-e-Vem (parte 5)


Desfile da Porto da Pedra de 1997 - "No Reino da Folia, Cada Louco com sua Mania"

GRANDE RIO
Sai o mestre-sala Sidcley
Sai a rainha de bateria Paola Oliveira
Entra o mestre-sala Luiz Felipe
Entra a rainha de bateria Cris Vianna

BEIJA-FLOR
Entra o carnavalesco Victor Santos

VILA ISABEL
Sai o carnavalesco Alex de Souza
Entra a carnavalesca Rosa Magalhães
Entra o carnavalesco Junior Schall

SALGUEIRO
Sai o mestre-sala Ronaldinho
Entra o mestre-sala Sidcley

MANGUEIRA
Sai o carnavalesco Jaime Cezário
Sai o carnavalesco Jorge Caribé
Entra o carnavalesco Mauro Quintaes
Entra o carnavalesco Wagner Gonçalves

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
Sai o diretor de harmonia Chico Branco
Sai a coreógrafa Regina Sauer
Entra o diretor de harmonia Guilherme Nóbrega
Entra o coreógrafo Alex Neoral

PORTELA
Sai o carnavalesco Alex de Oliveira
Sai o carnavalesco Amauri Santos
Sai o coreógrafo Henrique Talmah
Entra o carnavalesco Roberto Szaniecki
Entra o coreógrafo Marcio Moura

PORTO DA PEDRA
Sai o diretor de carnaval Guilherme Nóbrega
Entra o diretor de harmonia Luiz Carlos

UNIÃO DA ILHA
Sai a carnavalesca Rosa Magalhães
Entra o carnavalesco Alex de Souza
Entra o coreógrafo Roberto Lima
Entra o diretor de harmonia Almir Frutuoso
Entra o mestre-sala Ronaldinho
Entra a porta-bandeira Patrícia Gomes

SÃO CLEMENTE
Sai o carnavalesco Mauro Quintaes
Entra o carnavalesco Fábio Ricardo

VIRADOURO
Sai o carnavalesco Junior Schall
Sai o mestre de bateria Jorjão
Sai o diretor de carnaval Saulo Tinoco
Sai o coreógrafo Sérgio Lobato
Entra o carnavalesco Jack Vasconcelos
Entra o mestre de bateria Pablo

INOCENTES DE BELFORD ROXO
Sai o carnavalesco Roberto Szaniecki
Sai a porta-bandeira Priscila

IMPÉRIO DA TIJUCA
Sai o carnavalesco Jack Vasconcelos
Sai o coreógrafo Júnior Scapim
Entra o carnavalesco Severo Luzardo

RENASCER DE JACAREPAGUÁ
Sai o mestre-sala Marquinhos
Sai a porta-bandeira Andreia
Sai o diretor de carnaval Luiz Carlos
Entra o carnavalesco Edson Pereira

CUBANGO
Sai o carnavalesco Milton Cunha
Sai o diretor de harmonia Robertinho Maciel
Entra o carnavalesco Jaime Cezário
Entra o diretor de carnaval e harmonia Jorginho Harmonia

ROCINHA
Sai o presidente Maurício Mattos
Sai o carnavalesco Fábio Ricardo
Entra o presidente Déo Pessoa
Entra o carnavalesco Luis Carlos Bruno

UNIDOS DE PADRE MIGUEL
Sai o intérprete Edson Carvalho
Sai o carnavalesco Guilherme Alexandre
Entra o carnavalesco Marcus Ferreira

PARAÍSO DO TUIUTI
Sai o mestre de bateria Ricardinho

ALEGRIA DA ZONA SUL
Sai o carnavalesco Lane Santana

ARRANCO
Sai o carnavalesco Severo Luzardo
Entra o diretor de carnaval Marquinhos do Toldo
Entra o carnavalesco Sandro Gomes
Entra o carnavalesco Walter Guilherme
Entra a carnavalesca Morgana Bastos

TRADIÇÃO
Sai o carnavalesco Sandro Gomes

LINS IMPERIAL
Sai o carnavalesco Jorge Caribé
Entra o carnavalesco Alex de Oliveira
Entra o carnavalesco Lane Santana

MOCIDADE DE VICENTE DE CARVALHO
Sai o carnavalesco Marcus Ferreira

JACAREZINHO
Sai o carnavalesco Alex de Oliveira
Entra o carnavalesco Eduardo Gonçalves

INDEPENDENTE DE SÃO JOÃO DE MERITI
Entra o mestre-sala Jorge Luiz Valle

VIZINHA FALADEIRA
Sai o mestre de bateria Ronaldo
Sai o intérprete Lico Monteiro
Entra o mestre de bateria Polinho
Entra o intérprete Rafael Santos
Entra a coreógrafa Renata Monnier
Entra o carnavalesco Leandro Santoro
Entra o o mestre-sala Júnior Almeida
Entra o diretor de harmonia Dias

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Samba da Escola - Arrastão de Cascadura



Apesar de não ser tão antiga como outras escolas de maior nome, o Arrastão já conseguiu grandes feitos desde o início de sua trajetória no carnaval como escola de samba. Seu primeiro desfile foi em 1974, com o enredo "Flamengo, glória de um povo". Em 1976 e 1977 conseguiu dois campeonatos seguidos, nos grupos 3 e 2, chegando ao grupo Especial (na época chamado de grupo 1) em 1978. Foi a única partipação da agremiação na elite do carnaval. Apresentou o enredo "Talaque, talaque, o romance de Maria-Fumaça" e acabou rebaixada em nono lugar. Depois disso apenas oscilou entre os demais grupos. Voltou ao grupo A em meados da década de 90 e por pouco não sobe para o Especial novamente. Passou grande parte da última década no grupo C. Em 2009 desfilou na Sapucaí novamente, pelo grupo B, mas acabou rebaixada. Em 2010 foi a sétima colocada do grupo C (RJ2), com o enredo "O Rei de Irê".

A escola possui uma safra bastante qualificada de sambas de enredo. "Da Lapinha ao Coreto, um folguedo popular", de 1979, é um dos melhores de sua história, se não for o melhor. Por pouco não foi a obra que destaquei mais abaixo. "Brasil, verde-amarelo", de 1982, possui uma melodia linda, lenta e pesada, letra poética e um refrão central espetacular. Em 1989 a escola ganhou o Estandarte de Ouro de samba-enredo com "Zezé um canto de amor e raça", homenagem a Zezé Motta. Outro sambão, que também entra na lista dos melhores da escola. "Quem canta seus males espanta", de 1993, possui uma melodia muito boa mas a letra não corresponde, sendo pobre em alguns momentos. Gosto também dos sambas de 2009, "E foram felizes para sempre... A química perfeita das duplas" e de 1985, "Depois do mal feito, chorar não é proveito".

O samba de 2000 não é o melhor da escola, não é conhecido e não possui uma boa gravação, que acaba de repente no meio da segunda passada. Mas é o que mais gosto e vou dar destaque a ele justamente por achá-lo bom e pouco conhecido. "Caxambu, da hidrópolis real à corte no carnaval" homenageia a cidade mineira de Caxambu, falando sobre sua história e principais características. Apesar de não serem tecnicamente perfeitas, letra e melodia me agradam bastante. É um samba que destaco mais por uma questão de gosto mesmo e pra, quem sabe, torná-lo um pouco mais conhecido. Mas os sambas mencionados acima são excelentes e vale a pena serem ouvidos. Infelizmente foi trilha de mais um rebaixamento da agremiação de Cascadura, que ficou em décimo segundo lugar no grupo B em 2000.



Enredo: Caxambu, da hidrópolis real à corte no carnaval
Compositores: Tiãozinho Cruz, Ailton Mililiu, Bira do Doce e Wilson do Cavaco

És consagração
Beleza que a mãe natureza
Reservou pra você
É força, é fé, é cultura, é raiz
É Caxambu, da hidrópolis real
À corte no carnaval
Vem da era romântica
Fatos da história
Em que a Princesa Isabel
No enlace com o Conde D'Eu
Dissipou assim a alegria
Por um filho que não concebeu

Lá vai o trem
Lá vai a liteira
Percorrendo a Serra da Mantiqueira


(Lá no paço)

A suntuosidade e a elegância do salão
Enfeitado com as armas do Império
Surge a promessa
Com a concepção construiria
A Igreja de Santa Isabel de Hungria
Três belos filhos
A água milagrosa lhe proporcionou
Frutos de uma terra que tem nome de dança
Morros em forma de tambor

Seu turismo é atração
A cozinha mostra Minas Gerais
O mundo se rende ao potencial
Do maior pólo hidromineral


Link para baixar o samba:
http://www.4shared.com/audio/CUKj0Tbz/Arrasto_de_Cascadura_2000_-_Ca.html

Outros sambas do Arrastão de Cascadura:

1978 - Talaque, Talaque, o Romance da Maria-Fumaça
http://www.4shared.com/audio/GUqbqasa/Arrasto_de_Cascadura_1978_-_Ta.html

1979 - Da Lapinha ao Coreto, um Folguedo Popular
http://www.4shared.com/audio/lagPM97v/Arrasto_de_Cascadura_1979_-_Da.html

1982 - Brasil Verde e Amarelo
http://www.4shared.com/audio/DEoDD_OZ/Arrasto_de_Cascadura_1982_-_Br.html

1983 - Barravilhosa
http://www.4shared.com/audio/lVURHNS0/Arrasto_de_Cascadura_1983_-_Ba.html

1984 - O Conto Lendário de Marabá
http://www.4shared.com/audio/8NS-axrS/Arrasto_de_Cascadura_1984_-_O_.html

1985 - Depois do Mal Feito, Chorar não é Proveito
http://www.4shared.com/audio/YgxWOXDw/Arrasto_de_Cascadura_1985_-_De.html

1986 - Mano Décio da Viola, Apoteose do Samba
http://www.4shared.com/audio/Igb0oS-_/Arrasto_de_Cascadura_1986_-_Ma.html

1989 - Zezé, um Canto de Amor e Raça
http://www.4shared.com/audio/tTbVyCDc/Arrasto_de_Cascadura_1989_-_Ze.html

1993 - Quem canta seus males espanta
http://www.4shared.com/audio/4xzytYhH/Arrasto_de_Cascadura_1993_-_Qu.html

1994 - Assim caminha a humanidade
http://www.4shared.com/audio/nU8ul7gV/Arrasto_de_Cascadura_1994_-_As.html

1995 - Frevança
http://www.4shared.com/audio/WEOCl2iF/Arrasto_de_Cascadura_1995_-_Fr.html

1996 - As Icamiabas
http://www.4shared.com/audio/EfiGgU5D/Arrasto_de_Cascadura_1996_-_As.html

2005 - O Rio em ação é Pan no carnaval do Arrastão
http://www.4shared.com/audio/onxI4rAA/Arrasto_de_Cascadura_2005_-_O_.html

2006 - Dudu Alabukun do Arrastão Visita a Terra dos Yorubás
http://www.4shared.com/audio/HgT-xxbY/Arrasto_de_Cascadura_2006_-_Du.html

2007 - De Estácio de Sá ao Pão de Açúcar, o Rio Nasceu na Urca
http://www.4shared.com/audio/iptq5WLk/Arrasto_de_Cascadura_2007_-_De.html

2009 - E foram felizes para sempre... A química perfeita das duplas
http://www.4shared.com/audio/0WJC40yk/Arrasto_de_Cascadura_2009_-_E_.html

2010 - O Rei de Irê
http://www.4shared.com/audio/GWXVyODc/Arrasto_de_Cascadura_2010_-_O_.html

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Enredos 2011 (parte 1)

Já começaram os trabalhos para o próximo carnaval. E o pontapé inicial de cada escola é a definição do enredo, a partir daí todo o trabalho é desenvolvido. A partir de hoje vamos mostrar os enredos escolhidos por cada escola e a sua sinopse, assim que for divulgada. A história do carnaval 2011 começa a ser contada.

Mocidade Independente de Padre Miguel: Sobre agricultura, sem nome definido

União da Ilha do Governador: "O mistério da vida"

Inocentes de Belford Roxo: Mamonas Assassinas, sem nome definido

Arranco do Engenho de Dentro: "Arranco aplausos para exaltar a mulher brasileira em primeiro lugar"

Unidos da Villa Kennedy: "Itaguaí: a cidade do Porto"

Unidos de Cosmos: "Do Reino das Águas de Monteiro Lobato ao ouro negro do pré-sal, Cosmos desvenda a saga do petróleo"

Delírio da Zona Oeste: "Viajando na cidade de Nilópolis, delirando com a Beija-Flor. Um tributo à família David"

União de Vaz Lobo: "Yabas, senhoras do tempo, deusas da natureza"

terça-feira, 13 de abril de 2010

Ordem de desfile das escolas de samba mirins



Foi definida na noite desta terça-feira, 13/04, a ordem de apresentação das escola de samba mirins. O desfile, que é gratuito, acontece na sexta-feira de carnaval e reúne um público moderado, basicamente composto por familiares dos desfilantes. Mas esse ano as apresentações terão um atrativo a mais, pois todas as escolas irão desfilar com reedições de sambas de enredo conhecidos, na maioria dos casos apresentados originalmente por suas próprias escolas de origem. Isso as aproximará mais do público, que já conhecerá as composições. Segue abaixo a ordem do desfile das escola mirins e o seu enredo.

1 - Filhos da Águia - "Contos de areias", de 1984

2 - Miúda da Cabuçu - "O Mundo Mágico dos Trapalhões", Unidos do Cabuçu, 1988

3 - Pimpolhos da Grande Rio - Enredo não definido, deve ser a única a não reeditar

4 - Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy - "Das maravilhas do mar, fez-se o esplendor de uma noite", Portela, 1981

5 - Corações Unidos do Ciep - "Domingo", União da Ilha, 1977

6 - Império do Futuro - "Alô, alô, tai Carmem Miranda", Império Serrano, 1972

7 - Inocentes da Caprichosos - "Xuxa e seu Reino Encantado no carnaval da imaginação", Caprichosos de Pilares, 2004

8 - Tijuquinha do Borel - "Entrou por um lado, saiu pelo outro... Quem quiser que invente outro", Unidos da Tijuca, 2005

9 - Herdeiros da Vila - "Muito prazer! Isabel de Bragança e Drummond Rosa da Silva, mas pode me chamar de Vila", Vila Isabel, 1994

10 - Infantes do Lins - "Chico Mendes, o arauto da natureza", Lins Imperial, 1991

11 - MEL do Futuro - "Mas vale um jegue que me carregue, que um camelo que me derrube lá no Ceará", Imperatriz, 1995

12 - Nova Geração do Estácio de Sá - "Paulicéia Desvairada, 70 anos de Modernismo no Brasil", Estácio de Sá 1992

13 - Petizes da Penha - "O direito de ir e vir. Da aldeia do Andira - Y, da cadeirinha ao Metrô, eu também vou", Flor da Mina do Andaraí, 2006

14 - Aprendizes do Salgueiro - "Bahia de todos os deuses", Salgueiro, 1969

15 - Mangueira do Amanhã - "Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu", Mangueira, 1994

16 - Golfinhos da Guanabara - "Os Sertões", Em Cima da Hora, 1976

17 - Estrelinha da Mocidade - "O Grande Circo Místico", Mocidade Independente, 2002.

Samba da Escola - Unidos da Vila Santa Tereza



Localizada em Coelho Neto, surgiu como bloco e se transformou em escola de samba em 1960. No seu primeiro desfile, apresentou o enredo "Fundação da Cidade do Rio de Janeiro". Em mais de quarenta ano de desfiles a escola nunca chegou ao grupo Especial e o máximo que conseguiu foi se apresentar algumas poucas vezes no segundo grupo, em meados da década de 70. Fora isso, apenas transitou entre o terceiro e quarto grupos. Até que em 2003 acabou rebaixada para a última divisão.

Passou boa parte da última década no grupo E. Em 2007 conseguiu o vice-campeonato com o enredo "50 Anos de glórias, a Vila canta e conta a sua história" e subiu para o grupo D. Mais um vice-campeonato em 2009, com o enredo "Ontem, hoje e amanhã... Brincando de médico e boneca de trança levam as crianças do futuro a esperança do nosso planeta" e a Vila voltou ao grupo C, onde não desfilava desde 1994.

A escola já possui uma extensa safra mas consegui apenas o áudio de dois de seus sambas: o de 2010 e um mais antigo, de 1979. Os dois são fracos, a Vila com certeza possui obras bem superiores. "Os índios e seus deuses", de 79, fala exatamente sobre isso, a fé indígena. Possui uma letra muito pobre e melodia que não se destaca. Gosto mais do de 2010. Falando sobre reis e soberanos famosos no enredo "Que rei sou eu? Do castelo real à corte do carnaval", a escola ficou na oitava posição, permanecendo no grupo C (RJ2) para o desfile de 2011. Não achei a letra do samba, então tentei transcrevê-la a partir do áudio. Também não sei os nomes dos compositores.



Enredo: Que rei sou eu? Do castelo real à corte do carnaval
Compositores: ???

O Sol anunciou
Tem festa na corte do Rei Arthur
Palácios dourados e de luzes refinado
Lá vem o bobo encantando a realeza
Luis XVI ostentando a riqueza
Midas, o que toca vira ouro
No jogo, muitos nobres encontrei
É cartada no baralho, xeque-mate no xadrez

Pelo reino de Netuno naveguei
Aventuras de Sabá testemunhei
Conquistando o coração de Salomão
A estrela guia os magos pro salão


No mundo animal manda o leão
Na mata Oxóssi é o soberano
Candaces não perderam a majestade
Zumbi só quis pro negro liberdade
Rei Momo abre as portas pra folia
Maracatu, baião, é som com energia
Alegria, Santa Tereza o seu samba contagia

Eu sou rei nessa avenida
Desfilando em bom astral
Coroada, minha escola vem brincar o carnaval
Esse manto azul e branco faz brilhar o meu olhar
Deixa a Vila te levar


Link para baixar o samba:
http://www.4shared.com/audio/oZyc-l27/Vila_Santa_Tereza_2010_-_Que_r.html

Outros sambas da Unidos da Vila Santa Tereza:

1979 - Os índios e seus deuses
http://www.4shared.com/audio/kL4C7Zm7/Vila_Santa_Tereza_1979_-_Os_nd.html

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Samba da Escola - Unidos da Ponte



Fundada em 1952, a Unidos da Ponte desfilou por algum tempo em São João de Meriti, sua cidade natal, antes de passar a se apresentar no carnaval do Rio. Em 1958 realizou seu primeiro desfile em terras cariocas. Era o início da trajetória de uma das mais simpáticas agremiações e dona de uma das melhores safras de sambas de enredo.

A Ponte, aliás, tem nos seus sambas seu principal destaque, e por isso dessa vez irei comentá-los ao mesmo tempo em que mostro seus enredos e resultados. A primeira passagem da escola no grupo Especial foi em 1983 e já debutou entre as grandes com um sambaço. "E eles verão a Deus" é considerado por muitos o melhor samba da escola e um dos melhores de todos os tempos. Com razão. A obra é genial em letra, melodia e poesia, que no caso dos sambas da Ponte é um atrativo a parte. O enredo é uma homenagem a grandes artistas brasileiros e o interessante é que eles não são citados na letra. O samba é todo baseado na emoção e no sentimento que suas obras, que também não são mencionadas, transmitem. Sensacional.

Em 1984 a Ponte seria rebaixada e voltaria ao segundo grupo, mas desfilou com outro belo samba. "Oferendas" é basicamente uma lista das oferendas para seus respectivos orixás. Mas o samba é desenvolvido de uma forma muito inteligente e possui uma bela melodia, que também é recorrente nos sambas da Ponte. Uma das melhores composições do ano de 84. A escola voltaria ao grupo Especial em 87, com uma de suas mais famosas obras. "G.R.E.S Saudade" é curtinho e animado. Fala sobre a saudade dos antigos carnavais, um tema bastante batido. Mas gerou uma obra simples e encantadora.

Em 1988 desfilou com um samba que considero um de seus melhores, apesar de não ser muito lembrado. "O Bem-Amado Paulo Gracindo" tem uma melodia maravilhosa e uma letra curta mas muito bem feita. Grande destaque da Ponte que conseguia se manter no Especial mas sempre na parte de baixo da tabela. No ano seguinte acabaria rebaixada novamente. Em 1990 apresentaria outro excelente samba: "Robauto, uma ova". Em 1992 mais um de seus clássicos, "Da cor do pecado", e a volta ao grupo Especial em 93. Neste ano desfilou com o enredo "A face do disfarce", sobre as máscaras, que rendeu outro sambão à Ponte. No ano seguinte, mais um samba que considero excelente e que costuma ser esquecido. "Marrom da cor do samba", homenagem à cantora Alcione, tem uma melodia excelente e é de uma força incrível, sobretudo no refrão principal. A bateria da escola também deu um show na gravação.

Em 1996 a escola errou a mão no enredo e no samba. Falando sobre o guarda-chuva, não conseguiu um resultado bom. Acabou rebaixada e infelizmente não retornou mais ao grupo Especial. Apresentou outros bons sambas mas nada que se compare à sua época de ouro, dos anos 80 ao começo dos anos 90. Passou um tempo oscilando entre os grupos A e B, chegando a reeditar "E eles verão a Deus" e "Da cor do pecado" em 2005 e 2006 respectivamente, mas mesmo assim não conseguiu grandes resultados, sendo inclusive rebaixada para o grupo C, onde está até hoje. Obteve apenas a nona colocação em 2010, com o enredo "Através das lentes de Augusto Malta, vejo a modernidade: Retratos do Rio".

O samba que considero o melhor da escola e também o que mais gosto é de 1982. Foi a trilha do desfile que credenciou a Ponte à sua primeira passagem no grupo Especial. O enredo "O Casamento da Dona Baratinha" jamais poderia ser imaginado como fonte de um bom samba. Mas os compositores Mazinho e Ambrósio abusaram da poesia e contaram a história infantil de uma forma extremamente lírica, gerando uma obra-prima. A melodia é sensacional. Destaque absoluto da agremiação de São Mateus, que como tantas outras, busca voltar a viver seus dias de glória.



Enredo: O Casamento da Dona Baratinha
Compositores: Mazinho e Ambrósio

Baila no dançar do tempo
Samba minha imaginação
No canto maior da poesia
O enlace da Barata e Dom Ratão
No tempo em que os bichos falavam
Em terras de São Mateus
Em Meriti a baiana contou
A Baratinha nasceu
E num jardim do Éden foi morar

Pôs laços de fita e se tornou mais bela
E Dom Ratão se apaixonou por ela


Os cisnes trouxeram a beleza
O lírio branco, a pureza
Deus cupido, o seu amor
As rosas brancas trouxeram perfume
A primavera, esplendor
O vento mandou recado aos quatro cantos
A natureza, os seus encantos
E veio a grande festa ornamentar
Chegou a bicharada na maior animação
Mais o cheiro do toucinho atraiu Dom Ratão
Que escorregou, caiu
Na panela do feijão

É o maior barato
Eu vou contar agora
Quem quiser que conte outra
Já é tarde, vou-me embora


Link para baixar o samba:
http://www.4shared.com/audio/3FPgnVOV/Unidos_da_Ponte_1982_-_O_Casam.html

Outros sambas da Unidos da Ponte:

1978 - Festa de Olubajé
http://www.4shared.com/audio/86Bj1BP5/Unidos_da_Ponte_1978_-_Festa_d.html

1979 - Sonho da Vovó
http://www.4shared.com/audio/8JRJW_F4/Unidos_da_Ponte_1979_-_Sonho_d.html

1981 - As Excelências e seus Carnavais
http://www.4shared.com/audio/3fmy3hn6/Unidos_da_Ponte_1981_-_As_Exce.html

1983 - E eles verão a Deus
http://www.4shared.com/audio/UQz4qlvW/Unidos_da_Ponte_1983_-_E_eles_.html

1984 - Oferendas
http://www.4shared.com/audio/LLSO_pb8/Unidos_da_Ponte_1984_-_Oferend.html

1985 - Dez, Nota Dez
http://www.4shared.com/audio/FY9xtanb/Unidos_da_Ponte_1985_-_Dez_Not.html

1986 - Tá na Hora do Samba que Fala mais Alto, que Fala Primeiro
http://www.4shared.com/audio/bugXCwtJ/Unidos_da_Ponte_1986_-_T_na_Ho.html

1987 - G.R.E.S. Saudade
http://www.4shared.com/audio/eYctJ1lv/Unidos_da_Ponte_1987_-_GRES_Sa.html

1988 - O Bem-Amado Paulo Gracindo
http://www.4shared.com/audio/pwlyShD3/Unidos_da_Ponte_1988_-_O_Bem-A.html

1989 - Vida que te Quero Viva
http://www.4shared.com/audio/RyRdT_N3/Unidos_da_Ponte_1989_-_Vida_qu.html

1990 - Robauto, uma Ova
http://www.4shared.com/audio/cSExI48e/Unidos_da_Ponte_1990_-_Robauto.html

1991 - Quando o Rio Ria
http://www.4shared.com/audio/lDrRo5Xp/Unidos_da_Ponte_1991_-_Quando_.html

1992 - Da Cor do Pecado
http://www.4shared.com/audio/lVHmsn6q/Unidos_da_Ponte_1992_-_Da_Cor_.html

1993 - A Face do Disfarce
http://www.4shared.com/audio/SL02aYuC/Unidos_da_Ponte_1993_-_A_Face_.html

1994 - Marrom da Cor do Samba
http://www.4shared.com/audio/mNUrGCBe/Unidos_da_Ponte_1994_-_Marrom_.html

1995 - Paraná, esse Estado Leva a Sério o meu Brasil
http://www.4shared.com/audio/5Zmtc078/Unidos_da_Ponte_1995_-_Paran_e.html

1996 - As sombras da folia em alto astral
http://www.4shared.com/audio/d-62LZK1/Unidos_da_Ponte_1996_-_As_somb.html

1997 - Da Lata de Lixo ao Luxo da Lata
http://www.4shared.com/audio/q9fSvgIH/Unidos_da_Ponte_1997_-_Da_Lata.html

1998 - Quem Pode, Pode, no Pagode se Sacode
http://www.4shared.com/audio/qajEgN-T/Unidos_da_Ponte_1998_-_Quem_Po.html

1999 - O samba é a minha voz
http://www.4shared.com/audio/BgNjNEjM/Unidos_da_Ponte_1999_-_O_samba.html

2001 - Em azul e branco meu coração se deixou levar
http://www.4shared.com/audio/SReFb2UC/Unidos_da_Ponte_2001_-_Em_azul.html

2002 - De Minas para o Brasil, o Mártir da Nova República
http://www.4shared.com/audio/AHU_F8ge/Unidos_da_Ponte_2002_-_De_Mina.html

2003 - De Graham Bell à Sérgio Motta - Um Salto para a Modernidade
http://www.4shared.com/audio/IfxgOQyM/Unidos_da_Ponte_2003_-_De_Grah.html

2005 - E Eles Verão a Deus (reedição)
http://www.4shared.com/audio/5swCBkoJ/Unidos_da_Ponte_2005_-_E_Eles_.html

2006 - Da Cor do Pecado (reedição)
http://www.4shared.com/audio/n3ZI0XFz/Unidos_da_Ponte_2006_-_Da_Cor_.html

2007 - No arraial da folia o meu balão é só alegria... Viva São João!
http://www.4shared.com/audio/MW1OtsbH/Unidos_da_Ponte_2007_-_No_arra.html

2009 - Circo, Alegria do Povão
http://www.4shared.com/audio/P0bRu1rr/Unidos_da_Ponte_2009_-_Circo_A.html

2010 - Através das lentes de Augusto Malta veio a modernidade, Retratos do Rio
http://www.4shared.com/audio/BMyialzS/Unidos_da_Ponte_2010_-_Atravs_.html

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Samba da Escola - Corações Unidos do Amarelinho



Surpreendente é um adjetivo que define bem a trajetória da Corações Unidos. Fez seu desfile de avaliação em 2005, com o enredo "Fernando Moreno, das páginas do Povo para o coração do povo". Foi aprovada, passando a fazer parte da Associação das Escola de Samba. Em 2006 desfilou pelo grupo E, com o enredo "Do Pinóquio ao Video Game: O Amarelinho conta a história dos brinquedos". Foi vice-campeã, subindo para o grupo D. Em 2007 apresentou o enredo "Isto aqui ô...ô É um pedacinho do Brasil, ia ia..." e foi campeã, subindo de grupo mais uma vez. Nada segurava a agremiação de Irajá

Em 2008, no grupo C, desfilou com o enredo "Olumarê: das profundezas da terra ao sopro da vida". Terminou na terceira colocação, garantindo seu terceiro acesso consecutivo e, mais do que isso, se credenciando a desfilar na Marquês de Sapucaí, apenas quatro anos depois de seu desfile de avaliação. Fez parte do grupo B em 2009 mas infelizmente parou por aí. Apesar de ter se mostrado bastante competente, a escola não teve condições de superar as experientes escolas que compõem o grupo e acabou rebaixada na última posição. Em 2010 desfilou novamente pelo grupo C (RJ2) e obteve a décima colocação, permanecendo no grupo para o desfile de 2011. Mesmo com este tropeço, é notória a rápida ascensão da escola, que daqui há alguns anos pode estar dando trabalho para as grandes.

Consegui o áudio dos últimos dois sambas da agremiação. Ambos são excelentes. O de 2010, "Fernando Ribeiro, grande brasileiro irreverente e brincalhão, que faz o povo sorrir. Vocês viram o Cabeção por aí?" homenageia Fernando Ribeiro e traz boas letra e melodia, com destaque para o refrão principal. Mas o de 2009 é melhor, e é possivelmente o melhor que a escola já apresentou. Com um interessante e diferente enredo, sobre o Hino Nacional, a Corações Unidos trouxe uma composição extremamente poética, de letra e melodia excelentes. "O grito de amor e rebeldia de uma pátria livre" foi um dos melhores sambas dentre todos os grupos no carnaval de 2009 e fez com que o Amarelinho estreasse com o pé direito no Sambódromo.



Enredo: O grito de amor e rebeldia de uma pátria livre
Compositores: Sergio Pinto, Rudy, Diego Chocolate e Cláudio Russo

Um canto que ecoa pelo ar
Navega o rio caudaloso da história
E ganha a vida a voz de um povo a entoar
A sua terra, sua luta e sua glória
Com a declaração da Independência
Surgiu a música do Hino Nacional
Lutas deixam marcas
Voavam garrafas, era uma questão de identidade
Vieram farrapos e cabanos
Malês lutando pelo sol da igualdade

A liberdade não havia
Mas eis que ela floresceu
Meu bisavô liberto um dia
Negro e brasileiro como eu


Ficou o Marechal, caiu a Monarquia
Mas esse povo precisava de um poema
Feito a flor da açucena
Feito a luz de um novo dia
E ao fazer o centenário aquele grito
O mais bonito hino em cada coração
Na guerra é força que embala a fé
Na escola é som pra educação
Bate no peito, pois ele é
Samba no pé, levanta a poeira do chão

De amarelo-ouro e azul-pavão
Meu povo segue em busca de um novo porvir
O Hino exalta essa nação
Com Corações Unidos na Sapucaí


Link para baixar o samba:
http://www.4shared.com/file/258477852/a810aafb/Coraes_Unidos_do_Amarelinho_20.html

Outros sambas da Corações Unidos do Amarelinho:

2010 - Fernando Ribeiro, grande brasileiro irreverente e brincalhão, que faz o povo sorrir. Vocês viram o Cabeção por aí?
http://www.4shared.com/file/258477825/7935a99f/Coraes_Unidos_do_Amarelinho_20.html

sábado, 3 de abril de 2010

Samba da Escola - Acadêmicos do Engenho da Rainha



A agremiação do Engenho da Rainha é uma daquelas escolas que jamais participaram do grupo Especial mas mesmo assim tem muita história e tradição. Primeiro por ser antiga, desfila desde os anos 50. Segundo pela própria trajetória da escola, que já passou pela maioria dos grupos, possui 4 títulos e já recebeu 3 estandartes de ouro em samba-enredo. O primeiro título foi em 1953, no grupo 2. Depois em em 1977, com o enredo "Do milagre da miscigenação ao folguedo do maracatu", no grupo 3. Em 1983, foi campeã do grupo 2A com o enredo "Os alegres pregões do Paço Imperial". O último título foi ano passado. Com "Doces lembranças" o Engenho venceu o grupo D. No grupo RJ2, esse ano, a escola não foi bem e quase volta ao RJ3. Mas conseguiu se manter. Desfilou com o enredo "Na Calada da Noite" e ficou na décima primeira posição.

Samba-enredo é uma especialidade do Engenho da Rainha. Como um todo, possui composições boas em sua safra e a grande maioria tem como característica ser mais cadenciado. Dificilmente um samba da escola é mais animado. Entre os melhores estão o fabuloso "Não existe pecado do lado de baixo do Equador" de 1985, primeiro Estandarte de Ouro da agremiação e "Dan, a serpente encantada do Arco-íris", clássico da escola, vencedor do Estandarte de Ouro de 1990. "O curioso mercado de ver-o-peso", de 1981 também está na lista dos meus favoritos, junto com o samba de 2010.

Mas o melhor samba da escola é o seu grande clássico. Foi apresentado originalmente em 1986, quando levou o Estandarte de Ouro. Foi reeditado em 2007 mas infelizmente não livrou a escola do rebaixamento. Independente dos resultados, "Ganga-Zumba - raiz da liberdade" é histórico. Letra linda, melodioso como a maioria dos sambas do Engenho. Uma obra-prima dos grupos de acesso, onde a escola sempre esteve e onde construiu sua tradição.



Enredo: Ganga-Zumba - raiz da liberdade
Compositores: Guará, De Minas, Bizil e Jacy Inspiração

Quando o leiloeiro apregoou
Vai haver uma princesa no leilão
Não sabia que vendia
Quem daria a luz um dia
À raiz da libertação
Liberdade, palavra com sabor de mel
No cativeiro tão cruel
Negros fugiam e se reuniam
Entre vastos palmeirais
Eis que a nação quilombola surgiu
Evoluiu muito mais

O rufar dos atabaques
Ecoava pelos ares
No grito de liberdade
Do Quilombo de Palmares


É festa na aldeia
É canto, é dança, é batucada
A Lua no céu clareia
É o sangue, o suor, a raça
É Ganga-Zumba que chegou pra desbravar
Aquele povo bravamente despertou
Existe a luta para quem quiser lutar
E este exemplo pelo tempo se espalhou
Liberdade, um direito
E nos versos da canção

É a brisa que me embala
É a força da razão


Link para baixar o samba:
http://www.4shared.com/file/255716616/11300747/Engenho_da_Rainha_1986_-_Ganga.html

1978 - Criação do Mundo, segundo os Carajás
http://www.4shared.com/file/255716264/b7765870/Engenho_da_Rainha_1978_-_Criao.html

1981 - O curioso mercado de ver-o-peso
http://www.4shared.com/file/255717164/d8c814c/Engenho_da_Rainha_1981_-_O_cur.html

1984 - O Tuca Juê
http://www.4shared.com/file/255717144/3fbae3ce/Engenho_da_Rainha_1984_-_O_Tuc.html

1985 - Não existe pecado do lado de baixo do Equador
http://www.4shared.com/file/255716845/ffd08fb2/Engenho_da_Rainha_1985_-_No_ex.html

1987 - E o Rio amanheceu cantando
http://www.4shared.com/file/255716400/e2cc475d/Engenho_da_Rainha_1987_-_E_o_R.html

1988 - De sete em sete pintando um sete
http://www.4shared.com/file/255716366/58ba536b/Engenho_da_Rainha_1988_-_De_se.html

1989 - Canta Brasil
http://www.4shared.com/file/255716339/b572babf/Engenho_da_Rainha_1989_-_Canta.html

1990 - Dan, a serpente encantada do Arco-Íris
http://www.4shared.com/file/255716315/8ef29416/Engenho_da_Rainha_1990_-_Dan_a.html

1991 - Meu padrinho Padre Cícero do Juazeiro do Norte, olhai pelo Cariri
http://www.4shared.com/file/255716299/4e5f3802/Engenho_da_Rainha_1991_-_Meu_p.html

1992 - Mãe Terra o homem refez a criação
http://www.4shared.com/file/255716269/c9c724cd/Engenho_da_Rainha_1992_-_Me_Te.html

1993 - Ciranda, cirandinha vamos todos sonhar
http://www.4shared.com/file/255716255/eb5c3b25/Engenho_da_Rainha_1993_-_Ciran.html

1994 - Entre festas e fitas
http://www.4shared.com/file/255716244/85403af2/Engenho_da_Rainha_1994_-_Entre.html

1995 - Yolhesman Crisbeles, a República de Ipanema é um desbunde
http://www.4shared.com/file/255717102/b2b583ff/Engenho_da_Rainha_1995_-_Yolhe.html

1996 - Anjo Azul
http://www.4shared.com/file/255716969/c592cb2c/Engenho_da_Rainha_1996_-_Anjo_.html

2001 - Engenho da Rainha, 51 anos Uma boa idéia
http://www.4shared.com/file/255716946/671bb43f/Engenho_da_Rainha_2001_-_Engen.html

2007 - Ganga Zumba, raiz da liberdade (reedição)
http://www.4shared.com/file/255716921/af25861a/Engenho_da_Rainha_2007_-_Ganga.html

2009 - Doces lembranças
http://www.4shared.com/file/255716889/5ad38c95/Engenho_da_Rainha_2009_-_Doces.html

2010 - Na calada da noite
http://www.4shared.com/file/255716872/4a9949d2/Engenho_da_Rainha_2010_-_Na_ca.html

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Samba da Escola - Unidos de Cosmos



A agremiação de Cosmos já passou por momentos difíceis. É antiga, de 1948. Desfilou na Praça Onze até 1952, quando, ao deixar de fora do desfile sua diretoria e seu pavilhão oficial devido à forte chuva que caía, foi suspensa do carnaval. Como não conseguia autorização para retornar, desfilava em outros lugares, como Campo Grande, Itaguaí e Santa Cruz. Em 1970 conseguiu a aprovação para voltar aos desfiles do Rio de Janeiro, se apresentando oficialmente em 1971 com o enredo "Exaltação ao negro brasileiro". Porém a crise retornaria a Cosmos. Em 1992 foi suspensa mais uma vez, por ter sido a última colocada do último grupo. Quase enrolou sua bandeira. Em 1998 fez um novo desfile de avaliação mas não foi aprovada. Depois de mais alguns anos sem desfilar, se reestruturou e conseguiu se filiar novamente à Associação das Escolas em 2002, participando do grupo E em 2003. Foi vice-campeã e subiu para o grupo D, onde permaneceu por muitos anos até subir para o C em 2008. Infelizmente foi a décima segunda colocada esse ano, sendo rebaixada para o grupo D (RJ3). Mas para uma agremiação que já esteve prestes a desaparecer, dar mais uma volta por cima não deve ser tão difícil.

Com relação aos sambas, não consegui muitos áudios apesar da safra ser extensa. Isso também se deve ao fato da escola nunca ter estado em grupos mais altos, onde as gravações oficiais são realizadas. Uma raridade é a gravação do samba de 1971. É bem precária, com direito a uma "arranhada" do disco, lá pra metade final do samba. Mas mesmo assim fica registrado a trilha do desfile da escola em seu primeiro retorno ao carnaval carioca. O samba de 2007, "Sou Cosmos 100% negro, da Abolição aos dias atuais", é um dos melhores, com um diferenciado refrão principal, sem rimas.

Mas dentre os disponíveis o melhor é o de 2010, apesar do rebaixamento da agremiação. O enredo é interessante: "De pé no chão também se aprende a ler, Cosmos conta essa história popular" sobre a campanha de alfabetização que Djalma Maranhão implantou em Natal, interrompida em 1964 pelo golpe militar. Possui uma letra simples mas que possui algumas partes poéticas e não compromete o conjunto. Melodia pra cima, forte e animada. Mas o destaque da agremiação da Zona Oeste, mas do que um samba-enredo, é sem dúvida sua história de muita luta e perseverança, não deixando a estrela-guia de seu pavilhão se apagar jamais.



Enredo: De pé no chão também se aprende a ler, Cosmos conta essa história popular
Compositores: Rafael Jr, Anderson, D. Maria e Geraldo

No raiar de um novo dia
Sou pescador de Natal a navegar
Neste mar de fantasias...
De minha jangada eu ainda posso ver
Esses heróis com a nobre missão
Do analfabetismo erradicar
E formar consciência cidadã
O povo, sabedor dos seus direitos
O destino irá mudar
Na arte, na poesia, fonte de sabedoria

A cultura de lá vou recordar
Coco de roda, pastoril eu vou dançar
Meu boi tá vivo, tem boi bumbá, tem alegria
Brilham sob a luz da estrela-guia


Chegou uma nuvem cinzenta no céu do Brasil
A "Ditadura Militar" essa campanha escolar destruiu
"O sonho em exílio partiu"
Mães sereias levem meu cantar
Educação e cidadania para o mundo despertar

De pé no chão também se aprende a ler
Na escola de palha aprendi o ABC
Valorizei a cultura potiguar
Cosmos na avenida é história popular


Link para baixar o samba:
http://www.4shared.com/file/254671470/d231c492/Unidos_de_Cosmos_2010_-_De_p_n.html

Outros sambas da Unidos de Cosmos:

1971 - Exaltação ao negro brasileiro
http://www.4shared.com/file/254671444/fe715348/Unidos_de_Cosmos_1971_-_Exalta.html

2004 - Cosmos viaja nos sonhos de Ney Roriz sem medo de ser feliz
http://www.4shared.com/file/254671560/cae89fe4/Unidos_de_Cosmos_2004_-_Cosmos.html

2007 - Sou Cosmos 100% negro, da Abolição aos dias atuais
http://www.4shared.com/file/254671506/75d19d57/Unidos_de_Cosmos_2007_-_Sou_Co.html

2008 - O sertão carioca está em festa, parabéns Cosmos, 60 anos de samba!
http://www.4shared.com/file/254671490/4cb2e91c/Unidos_de_Cosmos_2008_-_O_sert.html