terça-feira, 23 de março de 2010

Samba da Escola - Gato de Bonsucesso



A agremiação da comunidade de Nova Holanda, em Bonsucesso, tem uma história engraçada. O gato do nome era o animal de estimação de uma rabugenta moradora do bairro, conhecida como Maria Dentão, que sempre estourava as bolas de futebol que caíam no seu quintal. Um dia, pra se vingar, o pessoal que jogava bola acabou matando o tal gato. A mulher foi a delegacia se queixar, gritando desesperadamente "mataram meu gato, mataram meu gato". Três dos rapazes foram presos e castigados. Pra dar o troco em Maria, foram feitos tamborins com o couro do gato e durante a noite os rapazes iam pra frente da casa dela batucando e cantando "mataram meu gato, mataram meu gato...". Essa é a história contada pela velha guarda da escola.

Fato é que o Mataram Meu Gato virou bloco, inscrito na Federação em 1974. Só em 1999 se transformou em escola de samba, já denominada Gato de Bonsucesso. A escola já passou pelos grupos E, D e C, onde obteve, em 2005, sua melhor colocação: quinto lugar, com o enredo "Rio, a mais maravilhosa das cidades". Em 2007 foi rebaixada para o grupo D novamente, onde está até hoje. O Gato não possui um grande repertório de sambas. Achei apenas quatro disponíveis, dos últimos desfiles da escola. São bem nivelados, destacando-se um pouco mais o de 2008: "Delírios e devaneios de sua alteza real D. Maria vai com as outras".

O melhor é o de 2010, mostrando que a safra desse ano foi muito boa na Intendente Magalhães, já que os seus sambas tem se destacado em muitas escolas. O Gato apresentou o enredo "Bendita Baderna", contando a história de amor do Pierrô e da Colombina, passando pelos antigos carnavais, com seus bailes, cordões e marchinhas. A composição tem uma melodia muito boa e uma letra simples, que faz muito uso do conhecido recurso das aspas, citando o nome de marchinhas em seu desenvolvimento. A escola bateu na trave em 2010, ficando na quinta posição, uma abaixo da zona de classificação para o grupo C (RJ2).



Enredo: Bendita Baderna
Compositores: Wando Simpatia, Lamano, Noronha, Carlinhos do Sete e Mauricio Sabiá

Meu amor...
Sua lembrança me fez viajar
A saudade é minha herança
Que aumenta a esperança de te encontrar
Assim o "Pierrô Apaixonado"
Ouve belas "notas musicais"
"Chorando" por sua Colombina
"Pastorinha" de antigos carnavais

"Yes, nós temos bananas"
"Allah la ô" mas que calor!
"A jardineira", "Chiquita Bacana"
Embalam o sonho de amor do Pierrô


"Tomara que chova" poesia
"Eu bebo" a folia, a te procurar
Vou pelos blocos, corsos e cordões
Na beleza dos bailes nos salões
Com "Theatro" em "Revista"
Na "tela" do "artista"
Não contive a emoção
No sabor da batucada
O olhar da minha amada
Fez pulsar meu coração

"Cidade Maravilhosa"
Batalha de confete e serpentina
No palco da "baderna" mais famosa
O Pierrô encontrou a Colombina


Link para baixar o samba:
http://www.4shared.com/file/247855579/98c5a945/Gato_de_Bonsucesso_2010_-_Bend.html

Outros sambas do Gato de Bonsucesso:

2007 - Milagre do povo, a esperança é a última que morre
http://www.4shared.com/file/244036821/a3ff84df/Gato_de_Bonsucesso_2007_-_Mila.html

2008 - Delírios e devaneios de sua alteza real D. Maria vai com as outras
http://www.4shared.com/file/244036782/cb457ad2/Gato_de_Bonsucesso_2008_-_Delr.html

2009 - Encantos e bruxarias na corte do Rei Sol
http://www.4shared.com/file/244036747/179ac151/Gato_de_Bonsucesso_2009_-_Enca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário