quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os melhores sambas da década - Rio de Janeiro 2003



O ano de 2003 proporcionou ao Rio de Janeiro uma safra bem desigual. São desse ano um dos melhores e um dos piores sambas de toda a história do carnaval. Não há como esquecer o samba da Tradição, cujo enredo era o jogador Ronaldinho. Uma obra sempre lembrada em qualquer listagem de sambas ruins. Por outro lado, também é de 2003 alguns dos melhores sambas de suas respectivas agremiações. A Grande Rio iniciava sua trajetória de bons resultados (e enredos patrocinados) com um belo samba sobre as belezas naturais do Brasil. A Viradouro, numa linda homenagem à Bibi Ferreira, apresentou uma composição considerada por muitos a grande obra da escola. E a melhor obra do ano veio do Borel. "Agudás" é um samba perfeito, que infelizmente no desfile não rendeu o desejado pois foi executado com uma cadência acelerada. Mas é sem dúvida um samba histórico e inesquecível.


GRANDE RIO - 2003



Enredo: O Nosso Brasil que Vale
Compositores: Mingau, Tere e Marcos Moreno

Valeu Brasil
Terra onde o tempo é o senhor (ôôô)
Trago sonhos bordados em ouro
És o gigante da alegria, és meu tesouro
Nas matas viajei
Sou desse chão um rei
Onde pisei deixei meu coração aventureiro
Cheguei em Minas, Eldorado Brasileiro
Andei, criei cidades coloniais
Na história, o vento nos traz
Salve o barroco, estilo igual jamais

Uma luz brilhou no céu eu vi
Um sol de bronze a reluzir
Nuvens de prata vão cobrir
As montanhas de ferro, é o progresso a surgir


Vem meu bem, quanta beleza
A mãe natureza tem pra dar
Tudo que o bom Deus criou
O homem tem que preservar
O orvalho molha as flores
No "Rio Doce" eu vou navegar
Os passarinhos voando
Entoam um canto de paz
Enquanto danço com índios em Carajás
Deixe o futuro chegar
Que a criançada vai ver
Quanta magia tem na arte e no saber

Vem meu povo a festa começou
Vem que a voz da alegria eu sou
Solta grito da garganta
A Grande Rio chegou... Meu amor



VIRADOURO - 2003



Enredo: A Viradouro canta e conta Bibi, uma homenagem ao teatro brasileiro
Compositores: Gustavo, Gilberto Gomes, Heraldo Faria, Gelson

Abram as cortinas, que o show vai começar
É "manhã de sol", um rouxinol vem despertar
Voa, vai tocar no seu coração
Amor, nessa avenida quanta emoção
Em cada gesto, em cada expressão
Em cada lágrima que faz sorrir
Diva, brilha a voz dos grandes musicais
Nesse palco, os artistas imortais
Hoje vão te aplaudir

Se um vento soprar, eu vou
Deixa o "dom" me levar, amor
Vou em busca de um ideal
No meu sonho de carnaval


Em toda forma de arte
Uma luz acendeu
A "Gota d'Água" faz parte
Dos seus encontros com Deus
"Piaf, um hino ao amor"
"A vida de uma estrela da canção"
Em uma noite de esplendor
"Amália" foi a sua inspiração
E quando o sol se põe
Desce uma estrela lá do céu
Vem reviver ao seu lado Bibi
O seu mais brilhante papel

O teatro consagrou e pede passagem
A Viradouro, meu amor, faz a homenagem



UNIDOS DA TIJUCA - 2003



Enredo: Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África o Brasil!
Compositores: Rono Maia, Jorge Melodia e Alexandre Alegria

Obatalá
Mandou chamar seus filhos
A luz de Orunmilá
Conduz o Ifá, destino
Sou negro e venci tantas correntes
A glória de quebrar todos grilhões
Na volta das espumas flutuantes
Mãe África receba seus leões

No rufar do tambor ôô
Atravessando o mar de Yemanjá
No sangue trago essa chama verdadeira
Raiz afro-brasileira, sou Agudá


Quem chega a Porto Novo
E raça, é povo e se mistura
De semba se fez samba
Um carnaval pelas culturas
Na fé de meus orixás
Axé meu delogun
Temor e proteção ao anel do dragão de Dagoun
A união é bonita
E a gente acredita na força do irmão
No continente africano a ecoar
A epopéia Agudá, vitoriosa face da razão

Tem cheiro de benjoim no xirê, alabê
Prepare o acarajé no dendê
Salve o chachá, salve toda negritude
A Tijuca vem contar uma história de atitude

Nenhum comentário:

Postar um comentário