sábado, 8 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - Império Serrano


Em uma das disputas mais previsíveis deste ano, o Império Serrano coroou o samba de Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império. A obra, que era a aposta do Carnaval de Avenida como possível vencedora, destacou-se desde o início da disputa, sendo considerado um dos melhores concorrentes para 2012. Provavelmente será o melhor samba do Grupo A no próximo Carnaval, homenagem mais que justa à Dama do Samba, Dona Ivone Lara.

A letra do samba é de uma simplicidade poética admirável, não havendo versos pobres ou desnecessários, e, mesmo assim, não sendo rebuscado demais. Na verdade, a letra tem um caráter bastante popular, e prova que leveza e funcionalidade também podem ter qualidade. O grande momento é, sem dúvidas, o refrão principal. Os "laia laias" eram um recurso muito utilizado antigamente, mas, com o tempo, foram sendo deixados de lado. Voltam de forma magistral neste samba, ainda mais por serem um prolongamento do nome de Dona Ivone, aproveitando a sonoridade do "Lara". Vale lembrar também que os "laia laias" eram uma artifício marcante dos sambas da própria Ivone Lara, o que os deixam ainda mais contextualizados.

A simplicidade da letra torna a compreensão do enredo bem fácil. Apesar de não haver uma abordagem tão profunda quanto a sinopse, é possível identificar todos os grandes momentos da carreira de Dona Ivone, contando ainda com alguns títulos de algumas de suas músicas mais famosas, como "Tiê", "Sorriso Negro" e "Os Cinco Bailes da História do Rio", este último um dos mais famosos sambas-enredo do Império. O único trecho que se afasta um pouco do enredo é o final da primeira parte, que fala sobre a "Sinfônica", como é conhecida a bateria da escola. São versos que poderiam estar em qualquer samba sobre qualquer enredo. A ideia da escola "despertar", como é mencionado no começo do samba, já foi utilizada no samba de 2011. Mas são detalhes que de forma alguma tiram o brilho da composição.

A melodia não tem muitas variações, mas é bem agradável e redonda. Tem um caráter majoritariamente mais leve, sendo mais forte no começo da primeira parte e em toda a segunda. O refrão principal é a parte mais marcante, por ser diferenciado e contagiante. Se diferencia do convencional, se assemelhando mais a sambas de raiz ou mesmo sambas-enredo mais antigos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Império Serrano terá um dos melhores sambas do Carnaval, fazendo jus à sua brilhante safra. A expectativa pelo desfile da escola cresce ainda mais, e certamente chamará ainda mais atenção pela excelente obra. "Dona Ivone Laaara Ia Laia, Laia Laia, Laia Laia..."

IMPÉRIO SERRANO - 2012




Enredo: Dona Ivone Lara, enredo do meu samba
Compositores: Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império

Serra dos anos dourados da nossa história
Desperta e vem cantar feliz
O jongo e o samba de raiz
No enredo desse Carnaval
Que não é sonho meu pois ela é real
Ivone Lara Ia
Quero ver quem não vai se embalar
No encanto do Tiê Oia Lá Oxá
Desfilando em verde e branco
E a sinfônica demonstra o seu amor
Batendo forte no balanço do agogô

A rainha da casa, mãe, esposa de fé
Diz que o dom de compor é coisa de mulher
Com o mestre venceu o desafio, ô
Nos Cinco Bailes da História do meu Rio


Dona, Dama, Diva...
Estrela do samba de luz radiante
Show no Opinião
Parceira de bambas, carreira brilhante
Com a liberdade, num lindo alvorecer
Sonha nossa terna mãe baiana
Seu sorriso negro não dá pra esquecer
E hoje nosso Império aclama

Dona Ivone
Lara Ia Laia
Laia Laia
Laia Laia

Um comentário:

  1. Nao gostei... comecou bem, mas quando chegou no verso com a palavra SINFONICA nossa, o samba se perdeu, versos forcados, poxa. Dona Ivone Lara merecia um samba caprichoso nos seus versos.

    ResponderExcluir