segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - São Clemente


A aventura musical da São Clemente será embalada pelo samba de Flavinho Segal, FM, Grey, Guguinha, Marcos Antunes, Ricardo Góes, Serginho Machado e Vânia. O Carnaval de Avenida destacou a obra como uma das melhores da safra da preta e amarela, mas entre os finalistas era a menos cotada como possível vencedora.

A letra está longe de ser um primor poético, mas cumpre bem a sua função e tem a irreverência típica da agremiação. Apesar de ainda ser um sopro do que a São Clemente já foi, é bom ver a escola novamente apostar num samba que tenha a sua cara. Logo no refrão já é possível ver que não se trata do samba de uma escola qualquer. "Tem bububu no bobobó/ sem sassarico é o 'ó'/ bumbum de fora, pernas pro ar/ Bravo, a São Clemente vai passar" são os versos que abrem a obra clementiana. Muito criticado por alguns, é bastante popular e pode "pegar". O restante do samba é textualmente correto, tendo no refrão central um dos momentos mais expressivos. A segunda parte conta ainda com um infame trocadilho no verso "Puxa, aqui Paris é avenida".

Musicais relacionados na sinopse, como "O Fantasma da Ópera", "A Noviça Rebelde" e "O Violinista no Telhado", são facilmente identificados na letra, apesar da boa sinopse apresentada pela escola merecer um pouco mais de ousadia e criatividade. Apesar de não ser uma letra certinha, ficou um pouco óbvia. A "aventura musical" não tem, no samba, uma linha sequencial definida. Vai narrando imagens baseadas na sinopse, mas que não se conectam. A abordagem poderia ser um pouco mais profunda, com uma letra mais inteligente e elaborada.

A melodia é bem gostosa de ouvir, pra cima e animada. O refrão do meio é, novamente, o grande destaque nesse aspecto, além do principal, que é do tipo que "gruda". O começo da primeira parte também é melodicamente forte. No restante, poucas variações. Simples e leve, com a cara da São Clemente, que não costuma apostar em melodias muito elaboradas ou letras rebuscadas.

Na bela safra de 2012, o samba não se destaca tanto, mas o "bububu no bobobó" já está dando o que falar. Longe de ser apontada como favorita ao título, a São Clemente levará para a Avenida um samba despretensioso, pra brincar e sassaricar no Carnaval. Desfilando por dois anos consecutivos no Grupo Especial pela primeira vez em anos, a escola de Botafogo, que não é mais em Botafogo, tem como meta tentar a permanência, contrariando todas as perspectivas.

SÃO CLEMENTE - 2012




Enredo: Uma aventura musical na Sapucaí
Compositores: Flavinho Segal, FM, Grey, Guguinha, Marcos Antunes, Ricardo Góes, Serginho Machado e Vânia

Prepare o seu coração
É pura emoção
A sirene acabou de tocar (U-lá-lá)
A orquestra começou
E entoou o meu cantar
Um violino anuncia
Vem viajar na magia
Do meu cabaré, com samba no pé
Vem exibir, pode aplaudir
Será que é sonho meu?
Sucesso aqui vou eu

Põe a máscara pra mim
Vem comigo, a hora é esta
Não sei viver sem você
És o artista, faz a nossa festa


De tudo aconteceu
Puxa! Aqui Paris é avenida
Hoje o malandro sou eu
Vi a tristeza feliz da vida
Dei um susto, o fantasma sumiu ( Búuu )
Sou irreverente
Se o samba empolgou, virou carnaval
Nossa aventura musical
Noviça dançou ao som da canção
E conquistou meu coração

Tem bububu no bobobó
Sem sassarico é o “ó”
Bumbum de fora, pernas pro ar
Bravo!!! A São Clemente vai passar

5 comentários:

  1. Esse "Puxa, aqui Paris é avenida" é péssimo!

    abs

    ResponderExcluir
  2. "Puxa, aqui Paris é avenida" é uma das melhores coisas que já ouvi nos ultimos 30 anos que acompanho os desfiles e sambas.
    Parabéns São Clemente

    ResponderExcluir
  3. Adorei o samba enredo pra mim e 10 ta lindo(uh-la la)

    ResponderExcluir