sábado, 5 de novembro de 2011

Samba-enredo 2012 - Acadêmicos do Grande Rio


Para mostrar toda a sua superação, a Grande Rio levará para a Sapucaí o samba de Edispuma, Foca, Licinho Jr. e Marcelinho Santos, campeões pelo segundo ano consecutivo. Favorito desde o início da disputa, inclusive sendo apontado pelo Carnaval de Avenida como aposta para a vitória, o samba conquistou a torcida e os componentes da tricolor de Caxias em uma safra que não possuia muitos concorrentes a altura.

"Quem me viu chorar, vai me ver sorrir" é o cartão de visitas do samba. Um dos refrões mais fortes do ano, onde a escola mostra a que veio. A palavra "desafio", que a princípio pode soar meio forçada, apenas para rimar com Grande Rio, pode fazer uma menção à uma exaltação à escola, que inclusive abre a faixa gravada pelos compositores: "se for falar de amor, aceito o desafio...". A letra da obra é uma verdadeira prece motivacional, que mexe ainda mais com os brios por ser em primeira pessoa, inserindo quem canta no contexto do enredo. E é emocionante para quem se identifica de alguma forma com as histórias de superação, criando uma grande identificação do público com a escola.

Assim como a sinopse, o samba é bastante subjetivo. A escola irá homenagear diversas personalidades, mas nenhuma delas é explicitamente citada. Após a escolha da obra vencedora, a direção da agremiação optou por fazer uma pequena mudança no verso "faço da vida um grande festival". Trocou para "em Parintins, um grande festival", em menção ao levantador de toadas David Assayag, homenageado no enredo. É o único personagem mais claramente identificado. Algo um pouco injustificável, já que Parintins, como todo o resto, já estava subjetivamente incluso na letra, justamente no verso do festival. Além disso, os versos anteriores já poderiam ser entendidos como menção à David, que é deficiente visual: "posso enxergar, sei que meu coração vai me guiar". Do jeito que ficou, acabou destoando um pouco, já que é a única parte objetiva da obra, e deu a David mais destaque que aos outros.

A melodia se destaca nos dois refrões, onde ganha mais força. Na passagem do refrão para o início da primeira parte, há uma mudança mais brusca no ritmo, que dá uma caída. Mas segue corretamente em toda a extensão da obra, não sendo linear e encaixando muito bem na voz do intérprete Wantuir, algo que os últimos sambas da Grande Rio não tinham conseguido perfeitamente. Sendo a última escola a desfilar, a tricolor possui um samba com capacidade de manter a animação do público e dos componentes, sendo mais suave mas com momentos de explosão.

A mensagem de superação da Grande Rio irá encerrar os desfile do Grupo Especial do Rio. Certamente é uma das escolas mais aguardadas, por todas as dificuldades que passou no último Carnaval. A apresentação promete ser emocionante, até pelo fato dos desfiles da escola serem sempre muito bons e cada vez mais a aproximam do título. Com todo a aura emocional que a envolverá, é muito provável que virá bastante forte. "Eu tô sentindo que chegou a nossa hora" é o que diz o samba. E é melhor não duvidar dos "guerreiros do bem" de Caxias.

ACADÊMICOS DO GRANDE RIO - 2012




Enredo: Eu acredito em você! E você?
Compositores: Edispuma, Foca, Licinho Jr. e Marcelinho Santos

A luz que vem do céu
Brilhou no meu olhar
Trazendo a esperança
Que os anjos vêm anunciar
Lutar sem desistir
Das cinzas renascer
Eu encontrei na fé
A força pra vencer
A felicidade mandou avisar
É preciso superar

Derrubar o “gigante” eu vou
É lição de coragem e amor
Eu sou “guerreiro do bem”, vou caminhar
A minha história vai te emocionar


A arte de viver
É aprender no dia a dia
Usando a imaginação
Ao som da melodia
Posso enxergar
Sei que meu coração vai me guiar
Eu sigo em frente sem desanimar
Em Parintins, um grande festival
Acreditar que pra sonhar não há limitações
A “roda gira” e traz a solução
Me dê a sua mão por liberdade
Sou brasileiro, mandei a tristeza embora
Eu “tô” sentindo que chegou a nossa hora

Quem me viu chorar, vai me ver sorrir
Eu acredito em você pro desafio
E abro meu coração, cantando a minha emoção
Superação é o carnaval da Grande Rio

6 comentários:

  1. Como eu já falei outras vezes, esse samba tem um significado muito forte p/ os torcedores da Grande Rio. não só o samba, mas o enredo tbm. Pra muitos, é um enredo fraco, oportunista e tal. Mas pra Grande Rio, falar de superação depois de tudo que passou no carnaval 2011 será sua coroação. E o emocional vai tomar conta dos componentes.. esse samba tem uma força muito grande nos ensaios de quadra. Espero que reflita na Sapucaí! ótima análise, André!

    ResponderExcluir
  2. Considero esse samba, juntamente com o da Porto da Pedra, os piores sambas ja gravados na historia!!! Nossa, que samba ruim, nao tem como transmitir um clima de alegria numa festa da alegria... Nao consigo imaginar um enredo assim, as fantasias, as alegorias... Nao queria ser o carnavalesco, e muito menos o puxador. Talvez a forca da Escola levante o animo um pouco, mas sinceramente, sem um bom samba, Grande Rio merece ficar la pelo 11 lugar... Nao entendemos o enredo, fala de Parintins, fala de que... nossa, muita confusao. Os integrantes vao cantar apenas por cantar, sem sabem a causa... nao vejo enredo, nao vejo o que a Grande Rio quer contar nesse samba...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Eduardo. O samba é péssimo! Vazio de sentido, assim como o Enredo. Fora que considero o Cahê um dos piores carnavalescos em atividade. Se o julgamento das Escolas de Samba fosse verdadeiramente justo, a Grande Rio estaria em sério risco em 2012. Mas como não é, veremos a escola de volta no sábado das campeãs, talvez, até, como campeã.

    ResponderExcluir
  4. esse samba realmente levanta o astral de muita gente vcs estão de parabens

    ResponderExcluir
  5. Hmmm... terminado o desfile, e comprovada a força do samba e do enredo, provavelmente os críticos e detratores em geral deverão estar revendo suas observações precipitadas...

    ResponderExcluir
  6. Humm, Grande Rio se saiu muito bem. E agora, terminado o desfile e comprovada a força do samba e do enredo junto ao público, provavelmente os críticos e detratores estejam revendo algumas de suas observações..

    ResponderExcluir