quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sinopses 2011 - Rosa de Ouro



A escola de samba Rosa de Ouro divulgou a sinopse do seu enredo do Carnaval 2011 "A chave do mistério", de autoria de Humberto Abrantes e Rogério Lima.

O tema vai focar a magia, desde os feiticeiros, passando pelos minerais até a magia das cores.

Confira o texto:

"A chave do mistério"

ABRACADABRA!

A MAGIA ESTA NO AR!
A CHAVE DO MISTÉRIO PRECISA SER DESVENDADA!

Suspense!
Emoção!
A sorte!
O Azar!
O bem e o mal!
Qual o mistério que envolve este fantástico mundo da Magia?

Primeiro Setor: A Magia da Sorte

Em tempos remotos os feiticeiros eram considerados curandeiros no seio das comunidades. Que mistério seria este?
Outro povo se destacava por sua ânsia de liberdade.
Qual o Mistério que envolve o povo cigano?
Que mistério é este que envolve este povo como o ar que ele respira? Da lua cheia retira a Magia da dança e da Música, da natureza a força e a energia.

E para Santa Sarah ele volta sua fé, seus pedidos e seus agradecimentos. A religiosidade faz parte da vida dos ciganos desde o nascimento até a morte e para poder cultuar seus santos sem serem vítimas dos preconceitos dos não ciganos é que eles costumavam se converter a religião dominante do local em que se estabeleciam.
Mas qual será o grande Mistério do povo cigano?

Por que um povo estabelecido numa terra rica e promissora, de repente, simplesmente levanta acampamento e, em levas, espalha-se pelo mundo, avesso a fronteiras e raízes de forma geral.
Qual a chave do Mistério dos filhos do vento?

Outro Mistério que nos acompanha são os Alquimistas. De onde teria surgido tal ciência que atraiu e fascinou tantos homens ilustres da antiguidade? Muito provavelmente já com o homem pré-histórico, observando sua fogueira e a forma como transformava madeira em cinzas, frio em calor, rochas em vidros. A História define como data provável do surgimento da Alquimia o período entre 300 a 1400 d.C. Os alquimistas eram homens que dominavam a metalurgia. Segundo algum historiador teria surgido no Egito Antigo e sua invenção atribuída a Hermes Trismegisto, inventor de todas as artes. Muitos povos praticavam a Alquimia. Em alguns países foi protegida e estimulada, no entanto em outros foi reprimida e perseguida.

A etimologia da palavra Alquimia é incerta, porém acreditava-se que derive do árabe AL KIMIYA, cujo significado é: ARTE MÁGICA EM TERRA NEGRA.

Os egípcios eram peritos em metais e acreditavam nos poderes mágicos de determinadas ligas metálicas. A principal meta da Alquimia é transformar metais vis em ouro. Que mistério é este???

SEGUNDO SETOR: A MAGIA DAS FORÇAS OCULTAS

Na sociedade indígena não existe Mistério maior que a figura do Pajé. Ele é o guia espiritual, uma mistura de sacerdote, feiticeiro com médico. Em certos casos o Pajé acumula também o cargo de chefe da tribo, não havendo, portanto cargo mais importante na sociedade indígena. Como médico possuiu a função de diagnosticar a doença e promover a cura com o auxílio de ervas e rituais denominados "Pajelança" que nada mais é do que uma Magia, um Feitiço, feito pelo Pajé. Como feiticeiro possui o conhecimento oculto para fazer poções e venenos.

Outra Magia, a do Fogo, pode ser assustadora, os resultados se manifestam de forma rápida e espetacular. O fogo é o elemento da mudança, vontade e paixão. Em certo sentido ele contém dentro dele todas as formas de magia e o processo de mudança. O fogo não é um elemento para os fracos, entretanto é o mais primal e por isso o mais usado. É o reino da sexualidade e da paixão. Ele não representa apenas o fogo sagrado do sexo, mas também a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas. Ele é ao mesmo tempo, o mais físico e o mais espiritual dos elementos. A natureza básica do fogo é ser purificante, destruidora, limpadora, energética, sexual e forte.

A Magia dos Orixás - O candomblé foi introduzido no Brasil pelos negros Iorubas, na Bahia. Basicamente é uma religião que cultua os orixás. Deuses associados às forças da natureza e sua liturgia é realizada no interior dos terreiros, também conhecidos como roças.
A Magia dos Mantras - O termo Mantra é de origem sânscrita e de certa forma podem ser considerados versos de algumas obras védicas usados para encantamentos e feitiços. Em essência não se trata propriamente de palavras de poder e sim de combinações de sons capazes de funcionar como suporte mágico para a mente. É o mais eficaz e poderoso agente mágico e a primeira das chaves para abrir a porta da comunicação entre os mortais e os imortais.

A Magia das Pedras - Todo mago tem suas pedras de poder as quais recorre com freqüência durante seus ritos de magia, usando-as como auxiliares energéticos ou elementos mágicos, materiais capazes de realizar certas ações específicas. Os magos as usavam, e ainda usam, como poderosos irradiadores de energias, capazes de anular magias negativas. Do ponto de vista energético as pedras são na verdade, ferramentas mágicas que podem ajudar a humanidade a retomar o caminho da saúde, do bem estar e da vida plena.

A Magia da Ilusão - Não há dúvida de que desde os primórdios, a magia desempenhou para o homem um papel importantíssimo, usada por uns, receada por outros até chegar a ser fonte de prazer e diversão. Hoje ninguém crê que o mágico possa realmente serrar uma mulher ao meio, fazer aparecer uma pomba de um simples lenço, oferecer uma rosa surgida do nada, no entanto presenciamos este fato com naturalidade. É assim que os feiticeiros dos nossos dias ganham em continuar o caminho de seus antepassados. É assim que o milagre se realiza finalmente. E é assim, mesmo sabendo que não passa de um truque ficamos fascinados com o milagre da ilusão.


TERCEIRO SETOR: A MAGIA DAS CORES.

Cor é vibração!
As sete cores do espectro vibram em freqüências diferentes. As cores exercem influência sobre as pessoas, física, mental, emocional e espiritualmente. A partir de seus centros energéticos (chakras), cada pessoa possui uma combinação de cores que a envolve. Pessoas sensitivas conseguem perceber a cor que emana das outras.
Quando um dos chakras brilha com mais intensidade, os demais têm a tendência de assumir esta mesma cor havendo assim sempre a predominância de uma delas. Todos nós somos orientados por uma cor. De acordo com esta cor predominante as pessoas podem se apresentar de maneiras diferentes.

A Magia do Vermelho - O vermelho é uma cor quente e incita as pessoas a fazer coisas. É a cor do chakra sexual, fonte da potencialidade humana. As pessoas vermelhas podem ser corajosas, impulsivas e rebeldes e utiliza toda sua energia na conquista de seus desejos. Usamos o vermelho para as magias envolvendo amor.
A Magia do Laranja - A cor laranja tem a ver com movimentação e pressa. É a cor da adolescência, pois é comum servir de base para decoração de ambientes jovens. As pessoas alaranjadas são sociáveis e gostam de festas. Magias para estimular a criatividade.

A Magia do Amarelo - As pessoas amarelas são ligadas a atividades intelectuais, pois vivem estudando. Encaram a vida de maneira prática e objetiva e tendem a ignorar o corpo. Sempre acham o jeito de ganhar dinheiro. O amarelo é a cor do sol. Magias de cura e desenvolvimento dos poderes psíquicos.

A Magia do verde - As pessoas desta cor dão valor à natureza e tem afinidade com as plantas. O verde é a mistura do azul com o amarelo. Assim, a mente funciona bem e elas são capazes de ouvir os outros. Quanto mais luminoso o verde maior será a disposição de trabalhar com outras pessoas. Magias para atrair dinheiro, fertilidade.

A Magia do Azul Claro - As pessoas de cor azul claro são reservadas e tem grande senso de observação. São contemplativas e dão muito valor a pequenos detalhes. Mesmo sendo meio bagunceiras gostam de se sentir num ambiente organizado. Magia para trazer tranqüilidade para o lar.

A Magia do Azul Escuro - As pessoas de cor azul marinho são inclinadas para atividades de ajuda ao próximo, principalmente aquelas ligadas à cura. Dotadas de uma grande calma interior são mais atraídas por práticas que se refiram com seu lado mais interior. Magia para garantir estabilidade no emprego.

A Magia do Violeta - O violeta resulta da mistura do vermelho com o azul. Sendo maior a quantidade de vermelho a expressão tende mais a sexualidade. Sendo maior a quantidade de azul a expressão vai para a sensibilidade e sensitividade. As pessoas de cor violeta precisam de amor e de admiração. São sensíveis e gostam de expressar a sensibilidade de maneiras diversas, principalmente pela música e artes plásticas. Apreciam coisas bonitas, tem que estar sempre criando, mas se não tem a capacidade de criar, sabem apreciar a arte. Magia para cura física e espiritual.

E para desvendar A Chave dos Mistérios de tantas Magias o Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosa de Ouro traz para a Estrada Intendente Magalhães em seu carnaval 2011 "A Magia do Carnaval".
Sua Empolgação, Sua Comunidade, sua Alegria, sua vontade de transformar o sonho de vencer o carnaval em realidade.
Entretanto como aprendemos em Magia:

"... nada se cria através do nada".
O Nosso componente:
"Praticante da Magia do Carnaval"
...tem um sacrifício a cumprir:
"O Sentimento Mágico de Amor ao nosso Pavilhão"
Que
"A Chave do Mistério"
...Seja desvendada!
Que a Magia do Carnaval se concretize!
E que nos transporte a uma nova Era!
Rosa de Ouro 2011!

Presidente de Honra - Marcos Falcon
Presidente ADM - Hélio José (Julinho)

Carnavalescos: Humberto Abrantes e Rogério Lima

2 comentários:

  1. ridiculo....o samba da Mocidade é muiiiito mais lindoooo

    ResponderExcluir
  2. Desculpa mas eu sou Morada e não tem jeitoooo! Afinal quem é da morada é mais feliz....

    ResponderExcluir