quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Samba-enredo 2011 - União do Parque Curicica


Das escolas que desfilam no Sambódromo, a União do Parque Curicica foi a última a escolher seu samba-enredo para o próximo carnaval. Os vencedores da disputa foram Brasil, J. Sardinha, Rui Só, Fernando Bom Cabelo, Rafael Bernini e Badá. A agremiação de Jacarepaguá irá apresentar em 2011 um enredo que pode parecer bastante batido mas que na verdade poucas vezes foi visto. "Eu sou o samba, a voz de um povo brasileiro" conta a história do samba não se prendendo somente ao carnaval mas sim na trajetória do ritmo desde seu surgimento até se tornar um dos mais importantes ícones da cultura brasileira. Pode proporcionar um interessante desfile.
Sobre a obra vencedora, não era a melhor da disputa. Pelo menos quatro outros sambas possuiam mais qualidade melódica e poética. Porém, o escolhido é o mais claro na abordagem do enredo, e em termos de desfile de grupo B isto é um fator importante. Às vezes vale a pena levar um samba não tão bom mas que garanta boas notas. Este da Curicica possui letra burocrática e melodia que não se destaca, mas cumpre sua função dentro do que é regulamentado no quesito samba-enredo. A escola será a sétima a desfilar na terça-feira de carnaval, uma posição confortável para tentar o inédito acesso ao grupo A.

UNIÃO DO PARQUE CURICICA - 2011

Enredo: Eu sou o samba, a voz de um povo brasileiro
Compositores: Brasil, J. Sardinha, Rui Só, Fernando Bom Cabelo, Rafael Bernini e Badá



Eu sou o samba
A minha historia vou contar
Vim lá da África distante
Pra nesse chão desembarcar
Aqui minha semente germinou
E me tornei carioca exportação
Construi o meu legado
Mesmo com a discriminação
Foi Donga quem me popularizou
Tia Ciata também me abraçou
Eu falo da vida, de sonhos, de amores
Valorizando a mente dos compositores

Partido alto, bossa nova e pagode
Minha alegria toma conta do terreiro
Eu sou de breque, no enredo da canção
A terapia desse povo brasileiro


Com a minha ginga
Encantando a malandragem
Sou a voz do morro
Vou ganhando mais bagagem
E com orgulho o sambista anuncia
Dois de dezembro, o "couro come", é o meu dia
Na batucada vejo o dia amanhecer
Sou patrimônio cultural desse país
Já tá provado: tá no samba, tá feliz

Na magia do carnaval
Eu vou unindo gente pobre, gente rica
Quem é do samba
Samba ai que eu quero ver
A minha essência vem do Parque Curicica

2 comentários:

  1. É isso aí mesmo.. Os sambas funcionais estão começando a se tornar comuns nos proprios grupos de acesso (só que atendendo as necessidades desses grupos)

    http://www.bambasemfoco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostaria do seu e-mail para passar informações sobre a União de vaz Lobo, escola que sou diretor de divulgação e eventos

    att

    ResponderExcluir