quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os melhores sambas da década - Rio de Janeiro 2009



A safra de 2009 do Rio foi um completo equívoco. E é até revoltante ver que foi a pior da década quando não precisava ser. Pelo contrário, poderia ser uma das melhores.
Mocidade, Beija-Flor e, sobretudo, Salgueiro poderiam fazer história no carnaval. Possuiam verdadeiras antologias em suas eliminatórias e deixaram passar. Desprezaram sambas que até hoje fazem sucesso e são muito mais lembrados do que os que foram pra avenida. Esses sambas terão destaque numa postagem que farei em breve. E além de não escolherem aqueles que seriam os melhores sambas do ano, apostaram em obras medíocres, que não chamam atenção. Salgueiro e Beija-Flor ainda ficaram com as duas primeiras posições na classificação, ressaltando a derrota do gênero samba-enredo hoje em dia. Além delas, Imperatriz e Portela também tinham melhores opções do que as composições escolhidas. Os sambas de Viradouro, Grande Rio, Vila Isabel e Porto da Pedra não são ruins mas também não tem grandes atrativos, passando em branco quando se pensa nos demais sambas de cada escola. Como um oásis no deserto, o samba do Império Serrano, reedição de "A Lenda das Sereias", surge para balancear um pouco o nível da safra.
Entre os sambas inéditos, dois destaques. O da Mangueira, vencedor do Estandarte de Ouro, conseguiu o feito de ser bastante lembrado até hoje. Apesar do enredo batido, sobre a formação do povo brasileiro, conseguiu aliar uma bela letra a uma melodia empolgante e dois refrões muito bons.
E o melhor do ano, na minha opinião, é o da Unidos da Tijuca. Um samba pouco reconhecido e praticamente esquecido mas que tem muitos atributos. É bastante lírico, diferente do que a escola vinha fazendo, com boas soluções para algumas passagens e momentos de muita inspiração. Com uma melodia dolente, bastante adequada à voz de Bruno Ribas, e explosiva nos refrões, é um dos melhores momentos da fraquíssima safra de 2009.

MANGUEIRA - 2009



Enredo: A Mangueira traz os brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro
Compositores: Lequinho, Jr. Fionda, Gilson Bernini e Gusttavo Clarão

Deus me fez assim, filho desse chão
Sou povo, sou raça, miscigenação
Mangueira viaja nos Brasis dessa nação
O branco aqui chegou
No paraíso se encantou
Ao ver tanta beleza no lugar
Quanta riqueza pra explorar
Índio valente, guerreiro
Não se deixou escravizar, lutou
E um laço de união surgiu
O negro mesmo entregue à própria sorte
Trabalhou com braço forte
Na construção do meu Brasil

É sangue, é suor, religião
Mistura de raças num só coração
Um elo de amor à minha bandeira
Canta Estação Primeira


Cada lágrima que já rolou
Fertilizou a esperança
Da nossa gente, valeu a pena
De norte a sul desse país
Tantos Brasis, sagrado celeiro
Crioulo, caboclo, retrato mestiço
De fato, sou brasileiro
Sertanejo, caipira, matuto, sonhador
Abraço o meu irmão
Pra reviver a nossa história
Deixar guardado na memória o seu valor

Sou a cara do povo... Mangueira
Eterna paixão
A voz do samba é verde-e-rosa
E "nem cabe explicação"



UNIDOS DA TIJUCA - 2009



Enredo: Tijuca 2009: uma odisséia sobre o espaço
Compositores: Julio Alves e Totonho

Dourado é o sol a clarear
No azul do céu, estende o véu, isso é Tijuca
Chegou na cauda do cometa o Pavão
E a minha estrela foi buscar na imensidão
Cruzou o céu no limiar do infinito
O meu Borel visto de cima é mais bonito
Eu vou alçar ao espaço
Cavaleiro alado a desvendar
Além das estrelas o monte de Zeus
Horizonte de meu Deus, Oxalá

Vai Tijuca, me faz delirar
A essência vem de lá
Da ciência à navegação
Luar que embala meus sonhos
Luar de qualquer estação


Eu vi brilhar em seu olhar a devoção
A lenda do guerreiro e o dragão
O despertar da fantasia
Vi também a criança em seu carrossel
De heróis das estrelas um céu
De mistérios e magia
Na tela, tantas jornadas pelos astros
Quem dera poder viver em pleno espaço
Vejo em minha lente a imagem sideral
Viagem do meu carnaval

A nave vai pousar
E conquistar seu coração
O dia vai chegar
Quando brilhar nossa constelação

Um comentário:

  1. Pior que muitos sambas dessa safra, foi a gravação do CD! péssima!

    ResponderExcluir