O ano de 2009 foi um dos mais fracos do carnaval carioca no quesito samba-enredo, com várias composições chatas, sem graça, apenas funcionais. Mas quem acompanhou as eliminatórias do grupo Especial sabe que não precisava ser assim. Aliás, a safra de 2009 poderia ter sido histórica se certos sambas fossem escolhidos. Verdadeiras antologias acabaram sendo jogadas fora, sem dó nem piedade daqueles que ainda acreditam que o carnaval não se tornará algo puramente comercial e espetacularizado. Três agremiações poderiam ter feito a diferença em 2009. E até mais, já que mesmo hoje em dia os seus sambas eliminados são mais comentados e lembrados do que os que foram pra Avenida.
A primeira delas é a Beija-Flor, vice-campeã de 2009 com seu pior samba na década. Com um enredo confuso sobre o banho, a escola havia recomendado aos compositores que o samba deveria ser leve, compacto e fácil. A parceria de Cláudio Russo de cara chamou a atenção por fugir completamente do estilo tradicional da escola e das composições produzidas pela própria parceria. E ainda assim, com uma bonita letra e melodia expressiva, parecia estar adequada ao que a direção da escola havia proposto. Ganhou logo uma grande torcida e muitos acreditavam ser o samba ideal para a renovação estilística que a Beija-Flor prometera. No entanto, na final o vencedor acabou sendo o samba da parceria de Tom Tom, cujo samba além de seguir os mesmos padrões de sempre da escola, pesado e longo, tinha vários problemas na letra e uma melodia pouco expressiva. Confira o samba da parceria de Cláudio Russo:
Blz André, só assim ficamos por dentro dos bastidores do carnaval.
ResponderExcluirOi André, cheguei no seu Blog hoje, e gostei de tudo, o layout é lindo e tudo muito bem realizado mesmo! Admirei o modo como vc tem gás e posta bem, mesmo fora do carnaval! Mas afinal pra gente que gosta de samba, todo dia é dia.
ResponderExcluirAqui entre nós eu não gosto muito deste samba do Salgueiro em 2009, mas reconheço que era melhor escrito com relação ao samba que foi pra avenida.
Já o da Mocidade era meu favorito na época,
e o da Beija-Flor era mesmo uma beleza de samba!
Vou indicar vc lá no meu Blog: sonhodecarnaval.blogspot.com
Abraço.
William Oliveira
Ei postaê!
ResponderExcluirrsss
Abraço cumpade!