domingo, 6 de maio de 2012

Desfiles 2012 - Portela



Aquém das expectativas, o desfile da Portela foi bom tecnicamente mas deixou a desejar na parte plástica. Sobretudo em alegorias, algumas muito pobres e de gosto duvidoso. O excelente e badalado samba impulsionou quesitos como harmonia e evolução, e a Portela conseguiu voltar ao desfile das campeãs na sexta colocação.

COMISSÃO DE FRENTE: Uma das melhores do grupo Especial, muito emocionante. Com orixás, baianas e Clara Nunes, cumpriu perfeitamente o papel de introduzir o enredo. Destaque para o momento em que as baianas parecem "incorporar".

ALEGORIAS E ADEREÇOS: A Portela trouxe um conjunto fraco. O abre-alas foi o melhor carro, com destaque para as milhares de fitas amarradas pelos próprios componentes. Os demais eram muito simples e pobres, como o do São João. O tripé que trazia brinquedos e bonecas é o cúmulo do mau gosto. Já o pede passagem que trazia a águia poderia ter um pouco mais de decoração em sua base.

FANTASIAS: Sem grandes destaques, as fantasias portelenses se alternavam entre luxuosas e mais simples. Destaque negativo para a ala das baianas, que remetiam ao mar e vieram à frente do carro de Iemanjá. Em um enredo sobre a Bahia, era de se esperar que as baianas viessem com alguma relevância maior, talvez caracterizadas como tais, de fato. A fantasia parecia um monte de algas, não ficou legal. A fantasia da bateria, simbolizando os Filhos de Ghandi, é um exemplo de funcionalidade e adequação ao enredo, muito bonita e leve.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Um dos melhores casais do Especial, com excelente fantasia e coreografia.

SAMBA-ENREDO: Segundo melhor do ano e o que pode ser um marco na produção do samba-enredo daqui pra frente. Na Avenida, não rendeu tão bem quanto era esperado. Mas é muito bonito, tem sacadas muito boas como no verso de "Nossa Senhora Iemanjá" e traz novas soluções melódicas que podem ajudar a dar uma renovada nas fórmulas engessadas que vinham sendo utilizadas. Que as outras escolas copiem e ousem como a Portela fez.

HARMONIA: Funcionou muito bem, ajudada pelo samba. Uma ou outra ala não favoreceu, mas no geral a escola cantou bastante.

EVOLUÇÃO: Se não foi perfeita, chegou perto. Forte tecnicamente, o desfile da Portela fluiu.

CONJUNTO: Prejudicado apenas pelo fraco conjunto alegórico. Visualmente, foi um desfile pouco consistente e sem momentos marcantes.

ENREDO: A Bahia e seus rituais e festas foram bem representados, mesmo que com soluções um pouco duvidosas em certos momentos.

BATERIA: Vibrante e empolgante, com bossas muito bem realizadas. Um show da Tabajara do Samba, uma das melhores baterias do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário