
Apesar de não ser tão antiga como outras escolas de maior nome, o Arrastão já conseguiu grandes feitos desde o início de sua trajetória no carnaval como escola de samba. Seu primeiro desfile foi em 1974, com o enredo "Flamengo, glória de um povo". Em 1976 e 1977 conseguiu dois campeonatos seguidos, nos grupos 3 e 2, chegando ao grupo Especial (na época chamado de grupo 1) em 1978. Foi a única partipação da agremiação na elite do carnaval. Apresentou o enredo "Talaque, talaque, o romance de Maria-Fumaça" e acabou rebaixada em nono lugar. Depois disso apenas oscilou entre os demais grupos. Voltou ao grupo A em meados da década de 90 e por pouco não sobe para o Especial novamente. Passou grande parte da última década no grupo C. Em 2009 desfilou na Sapucaí novamente, pelo grupo B, mas acabou rebaixada. Em 2010 foi a sétima colocada do grupo C (RJ2), com o enredo "O Rei de Irê".
A escola possui uma safra bastante qualificada de sambas de enredo. "Da Lapinha ao Coreto, um folguedo popular", de 1979, é um dos melhores de sua história, se não for o melhor. Por pouco não foi a obra que destaquei mais abaixo. "Brasil, verde-amarelo", de 1982, possui uma melodia linda, lenta e pesada, letra poética e um refrão central espetacular. Em 1989 a escola ganhou o Estandarte de Ouro de samba-enredo com "Zezé um canto de amor e raça", homenagem a Zezé Motta. Outro sambão, que também entra na lista dos melhores da escola. "Quem canta seus males espanta", de 1993, possui uma melodia muito boa mas a letra não corresponde, sendo pobre em alguns momentos. Gosto também dos sambas de 2009, "E foram felizes para sempre... A química perfeita das duplas" e de 1985, "Depois do mal feito, chorar não é proveito".
O samba de 2000 não é o melhor da escola, não é conhecido e não possui uma boa gravação, que acaba de repente no meio da segunda passada. Mas é o que mais gosto e vou dar destaque a ele justamente por achá-lo bom e pouco conhecido. "Caxambu, da hidrópolis real à corte no carnaval" homenageia a cidade mineira de Caxambu, falando sobre sua história e principais características. Apesar de não serem tecnicamente perfeitas, letra e melodia me agradam bastante. É um samba que destaco mais por uma questão de gosto mesmo e pra, quem sabe, torná-lo um pouco mais conhecido. Mas os sambas mencionados acima são excelentes e vale a pena serem ouvidos. Infelizmente foi trilha de mais um rebaixamento da agremiação de Cascadura, que ficou em décimo segundo lugar no grupo B em 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário