terça-feira, 12 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Acadêmicos do Salgueiro



A Academia da Tijuca foi a terceira escola do grupo Especial a escolher seu samba-enredo para o próximo carnaval. O samba vencedor foi o de Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião. A obra tem a cara do Salgueiro, animada e fácil de cantar, o que também facilita a interpretação de Quinho, cantor oficial da escola. O samba não estava entre os três destacados no blog, que possuíam letra mais extensa e uma melodia de variações mais elaboradas. O que não é característica dos sambas salgueirenses desde 1993, ano do famoso "Peguei um Ita no Norte". Seguindo os padrões da escola, o samba vencedor era franco favorito desde o início da disputa e contou com grande torcida, inclusive a preferência do público presente na quadra na final.

Apesar de se encaixar nos moldes da escola, a obra possui letra maior e melodia um pouco mais pesada do que os últimos sambas que o Sagueiro levou pra avenida. No geral é uma composição boa, que vai servir bem ao desfile, mas que não deve ser um dos destaques do ano. Possui altos e baixos ao longo de sua extensão. O melhor trecho é o começo da segunda parte, tanto em letra, muito bonita e poética, quanto em melodia, mais dolente. Porém há alguns versos que destoam um pouco do resto, tendo um gosto meio duvidoso, como "vi beijo do homem na mulher aranha" e os termos "King-Kong" e "bip-bop". Este último ainda é responsável por causar um pequeno problema de métrica no verso, que se não for corrigido pode prejudicar o canto dos componentes. O Salgueiro irá desfilar com um samba melhor que o de 2010 mas que ainda está longe de entrar no grupo dos grandes sambas da Academia.

O enredo da escola é "Salgueiro apresenta: o Rio no cinema". Apesar do cinema ser um enredo já visto algumas vezes, a forma como o Salgueiro o apresentará é bastante original e descompromissada. Não contará a história do cinema mas falará sobre grandes produções tendo o Rio de Janeiro como pano de fundo, o que possibilitou sacadas muito interessantes na sinopse. A agremiação será a segunda a se apresentar na segunda-feira e já prometeu fazer um desfile impactante e surpreendente para tentar ser campeã mais uma vez. O último título do Salgueiro foi em 2009, com o enredo "Tambor".

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO - 2011





Compositores: Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião

Salgueiro
Apresenta o Rio no cinema
Já não há mais lugar pra nos ver na passarela
Cada um é um astro que entra em cena
No maior espetáculo da tela
A Cinelândia reencontrar
A luz se apaga, acende a vida
Projeta sonhos na avenida
A terra em transe mostrou visão singular
E o tesouro de Atlântida
Foi abraçado pelo mar

Onde está? Diz aí
Carlota Joaquina veio descobrir
Na busca o bonde da Lapa, Madame Satã
Pequena notável requebra até de manhã


Em um simples instante
Orfeu vence as dores em som dissonante
E as cordas do seu violão
Silenciam para o amanhecer
Brilha o sol de um dia de verão
Salta aos olhos outra dimensão
Revoada risca o céu e faz
Amigos alados, canto de paz
Maneiro, deu a louca em Copacabana
Vi beijo do Homem na Mulher-Aranha
E o "King-Kong" no relógio da Central
Meu Salgueiro, o "Oscar" sempre é da academia
Põe o "bip-bop" na furiosa bateria
Aqui tudo acaba em carnaval

O cenário é perfeito
De braços abertos sobre a Guanabara
O filme mostrou maravilhosa chanchada
Sob a direção do Redentor

15 comentários:

  1. Dificil fazer alguma avaliação sem antes vê-lo sendo cantado pelo Quinho. A princípio não me agradou muito, algumas partes são um pouco confusas. Mas uma coisa é a gravação e outra na avenida.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Cesar Afonço, achei confuso, mas Salguerenses tem que decorar e soltar o ar dos pulmões na sapucaí.

    ResponderExcluir
  3. Esse samba e de arrepiar e muito bonito , facil de decorar parabens para a diretoria a nossa presidente REGINA pela garra e em especial pro miudinho grande representante da comunidade:um abraço do salguerense Fabio Roque sobrinho da dona Maura!!! parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. O samba é muito bom e facil de cantar.Se a Academia vier no mesmo padrão,será umas das favoritas ao tìtlulo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma sugestão para o trecho "Põe o bip-bop na furiosa bateria".Poderia ser "Trilha sonora a furiosa bateria".Isso resolveria problema de métrica no verso.Mande esse alô para presidente Regina.

    ResponderExcluir
  6. mt bom o samba,..agora é esperar okinho na gravação pr ver como vai fcr...e vamos lá salgueiro buscar o título....

    ResponderExcluir
  7. o samba é mt bom msmo,...+ concordo tbm , k se mudasse...põe bip bop na furiosa...prtrilha sonora a furiosa bateria ,ia fcr melhor ainda....+ td bem,é só esperar e torcer,vamos lá salgueiro em busca do título...

    ResponderExcluir
  8. sou salgueiro dos tempos de osmar e isabel valença... o samba não é melhor nem pior, apenas diferente... o quinho resolve a parada na avenida... vamos lá galegermanra, o bicho vai pegar- germano filho -Barras Piauí

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    O trecho do "bip-bop" foi mesmo modificado, mas para "toca o bip-bop furiosa bateria". Resolveu o problema métrico mas ainda acho de mau gosto o termo "bip-bop". A solução dada pelos anônimos acima seria bem melhor, por exemplo.

    André Ramos, autor do blog Carnaval de Avenida

    ResponderExcluir
  10. lindo este samba o salgueiro vai ser campeao com este samba e falando de madame sata está de mais e o QUINHO o que é este cara cantando parabens pra vc o cara emociona parabens pela escolha aqui de curitiba vou torcer muito pela escola que DEUS ABENÇOE VCS .

    ResponderExcluir
  11. O MELHOR SAMBA DO BRASIL VAMOS GANHAR MEU SALGUEIRO QUANDO O SALGUEIRO PASSAR A AVENIDA VAI ARREPIAR TODA COM ESSE SAMBA NA VOZ DO QUINHO VAMOS LA SALGUEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse samba é sensacional... parabens Salgueiro. Gostei muito do cd oficial de 2010 e 2011.

    Pablo.
    Montevideo-Uruguay

    ResponderExcluir
  13. Estamos comprometidos com um samba de raíz, diferente dos últimos "populares"! O samba é muito bom! Com o Oscar, já estamos, agora é caprichar para sairmos vitoriosos! Vai meu Salgueiro!!!! Eu me arrepiei e isso sempre foi um bom sinal para mim!
    Anita Buenaga

    ResponderExcluir
  14. Este é um samba verdadeiro, lindo e emocionante! O Oscar, já é nosso, agora vamos caprichar e buscar o campeonato!Vai, meu Salgueiro!Anita Buenaga

    ResponderExcluir
  15. Sabem o significado de Satã que está no refrão?
    pesquisem e vcs poderam mudar de ideia..
    Quem é o tolo que quer que o nome do diabo apareça numa escola de samba??
    Só os endiabrados mesmo...

    ResponderExcluir