sábado, 20 de novembro de 2010

CD Sambas de Enredo 2011 - Grupo Especial



Assim como no ano passado, o CD com os sambas de enredo das escolas de samba do grupo Especial foi gravado ao vivo. Cada agremiação levou sua própria bateria e integrantes da escola e da comunidade para o coro. Isto faz com que cada escola dê identidade à sua faixa, deixando a audição bem mais interessante. A safra de 2011 é bastante nivelada. Não possui nenhuma grande composição, nenhuma obra marcante. Por outro lado, também não possui nenhum samba que possa ser considerado ruim. A grande maioria das escolas possui sambas superiores ou equivalentes aos que apresentaram em 2010. Um dado interessante é que dos 12 sambas do grupo Especial, apenas os da Unidos da Tijuca e da Grande Rio não sofreram nenhuma modificação na letra da versão oficial.

No geral, o CD é bem agradável de ouvir, pela qualidade dos sambas e pela gravação ao vivo, que é um atrativo a mais. No fim de cada faixa, o intérprete da escola anuncia o intérprete seguinte e não há intervalo entre elas, sendo separadas por aplausos. A primeira faixa é da atual campeã Unidos da Tijuca. Foi o único samba que perdeu qualidade quando comparado à versão dos compositores. A melodia está mais pesada e cadenciada, até para se adequar à voz do intérprete Bruno Ribas. O refrão central, que era o grande destaque, perdeu força. O CD é aberto com sua pior faixa.

O samba da Grande Rio se destaca ainda mais por vir depois da desanimada obra tijucana. A cadência extremamente acelerada que lhe foi conferida fez com que a melodia perdesse um pouco de beleza. Mas nada grave e o samba da agremiação de Caxias se mostra um dos mais fortes do carnaval de 2011. Em seguida vem outro sambaço: o da Beija-Flor. Algumas alterações foram feitas na letra mas o samba não perdeu nem um pouco a qualidade. Irrepreensível como nas eliminatórias, ficou ainda melhor na voz de Neguinho da Beija-Flor.

O samba da Vila Isabel é de longe o mais acelerado do CD. Assim como aconteceu com o da Grande Rio, perdeu um pouco da sutileza poética que possui quando executado num ritmo mais lento. Mas não deixa de ser um excelente samba, um dos melhores do ano. Em seguida, uma das boas surpresas do CD. Muitos não acreditavam que Quinho fosse conseguir interpretar de forma satisfatória o samba do Salgueiro. Mas o que vemos é um show do cantor, mesmo que auxiliado pelas novas e bem vindas contratações da escola, Leonardo Bessa e Serginho do Porto. O samba cresceu muito e é um dos destaques do disco.

Outro samba que cresceu bastante foi o da Mangueira. Ivo Meirelles pode rebater qualquer crítica que recebeu (inclusive por este blog) apenas com o áudio oficial de seu samba. Um dos melhores e mais emocionantes momentos do CD. Na faixa da Imperatriz fica nítido que Dominguinhos não tem o mesmo fôlego e vai ter que suar pra levar o samba durante todo o desfile. Na própria gravação ele não canta até o final, sendo o fim da segunda parte entoado apenas pelo coro na segunda passada. O samba é muito bom e manteve o nível das eliminatórias.

Outro samba que não melhorou nem piorou foi o da Mocidade. A voz de Nêgo combina com sambas mais pesados, mas ele consegue levar bem a animada obra de Padre Miguel. Algumas boas modificações foram feitas na letra. O samba da Portela cresceu com a interpretação de Gilsinho apesar de carecer de um momento de maior explosão. Mesmo assim a faixa é uma das melhores. A Porto da Pedra confirmou que possui um excelente samba-enredo. Interpretação muito boa de Luizinho Andanças de uma das melhores composições do ano. A modificação melódica no trecho "vai, vai, vai, vai..." ficou boa.

Show da bateria de Mestre Riquinho na faixa da União da Ilha. O samba não é dos melhores mas é empolgante, agradável de ouvir e cresceu com a interpretação de Ito Melodia. Destaque para a mudança do primeiro verso do refrão principal, de "com a Ilha" para "à Ilha", muito melhor. Encerrando bem o CD vem a São Clemente. Samba muito bom, fruto de uma fusão que deu certo, ganhou mais expressividade com a perfeita interpretação do jovem Igor Sorriso.

Saldo positivo para o CD de 2011 apesar de não apresentar nem de longe uma grande safra. Porém não há nenhum samba que possa ser considerado "pula-faixa", o que é muito difícil de acontecer. Méritos também à gravação ao vivo, que há anos sempre foi tão pedida e está bem melhor que no disco de 2010. Vale a pena ter o CD como registro de um carnaval que promete ser bem equilibrado e cheio de supresas.

IMPORTANTE: É bem fácil achar os áudios do sambas disponíveis para download na Internet. Porém, é muito importante que se compre o CD, que já está disponível nas lojas. Caso contrário, pode ser que daqui há algum tempo ele pare de ser produzido e certamente não é isso que querem os amantes do samba e do carnaval. Portanto, comprem o CD!.

7 comentários:

  1. Alguns sambas perderam qualidade, escapando algumas sexcessões como:GRANDEIO,SALGUEIRO,UNIÃO DA ILHA,IMPERATRIZ e PORTO DA PEDRA.
    Já a São Clemente não dá para avaliar, pois houve uma fusão dos sambas,creio que essa versão do cd seja a única gravada.Mas a obra é boa.
    Agora Mangueira,Portela e Mocidade, nem a gravação no cd as salvou dos sambas pesados e enrolados.Ainda digo haviam obras melhores para serem escolhidas para as três.

    Ass: César A.S.

    ResponderExcluir
  2. Bom, na epoca das eliminatorias, tinha o samba da Beija Flor como meu favorito. Mas realmente, o samba da Mangueira cresceu demais na opinião geral e a mídia já aponta como melhor do ano. Concordo que nenhum se destaque em relação aos demais (está tudo nivelado), mas discordo quanto a ausência de sambas ruins. Não consigo engolir o samba da Mocidade, pela propria qualidade, e por preferir a obra do Fabato nas eliminatorias.
    Portela, União da Ilha, Grande Rio, Imperatriz, Unidos da Tijuca e São Clemente trazem obras agradáveis.
    Vila Isabel, Mangueira, Beija Flor, Porto da Pedra e Salgueiro colocaria a um patamar um pouco mais elevado.

    Ótima análise, André!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Vitor e André, vocês fizeram uma boa análise!
    Assim como o Vitor, eu não consigo "engolir" o
    samba da MOCIDADE.
    Também não consigo "engolir"o samba da PORTELA e o
    da MANGUEIRA.Apesar do samba ter crescido entre
    os Sambistas,Criticos e etc., esse samba da
    MANGUEIRA ainda não me "desce".
    Ass:César A.S.

    ResponderExcluir
  4. O SAMBA DA MOCIDADE E SALGUEIRO VAO SURPREENDER A TODOS NO DIA DOS DEFILES.PORTO DA PEDRA O SAMBA ATE QUE E BOM MESMO, RESTA A ESCOLA PASSAR PRA VE SE VAI FUNCIONAR. VILA PRA MIM ESSE ANO FOI A DECEPÇÃO DEPOIS DA BELA OBRA NÃO RECONHECIDA NO ANO PASSADO POR ALGUNS DOS JURIS. NO GERAL O RESTO DOS SAMBAS SÃO COPIAS DO ANO PASSADO. MEU MEDO E DE QUE A BEIJA-FLOR VENÇA PELA MIDIA GLOBAL QUE FARA CONCERTEZA MAIOR AJUDA A ESCOLA POR HOMENAGEAR UM DE SEUS PUPILOS QUERIDOS O REI. ACHO BOM FICAR DE OLHO. BRUNO PRETTI

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da análise do Vítor. Penso que os sambas hoje em dia estão muito "pobres", como por exemplo, as escolas utilizam em demasia, rimas com verbos no infinitivo nos versos da letra.
    Gosto muito do samba da Imperatriz(apesar do excesso de rimas com verbos)e acho o melhor samba o da da Mangueira.

    ResponderExcluir
  6. O Da Imperatriz é muito bom, mas depois de um tempo se torna cansativo. No cd está muito alto o som dos pratos. Minha surpresa foi a Porto da Pedra.. mt bom. Magueira,basta ouvir 2 vezes para se apaixonar

    ResponderExcluir
  7. Esse negócio de "samba bom, ou samba ruim" é muito relativo. Acompanho o Carnaval há mais de 35 anos, e posso dizer, com toda a certeza: Existiram sambas, que antes do desfile foram "depreciados" pela crítica, e na hora H simplesmente foram muito bem no Desfile.
    Sou de Nova Iguaçu, e torço pela Querida Beija-Flor de Nilópolis. Mas, dizer que o samba da Beija "é maravilhoso" seria um grande exagero. A Imperatriz Leopoldinense possui um Grande Samba. Se conferirmos os critérios técnicos, que os jurados levam em consideração no momento de suas avaliações, poderemos observar que: Imperatriz, Grande Rio, e União da Ilha estão dentro das especificações. No meu humilde ponto de vista, as escolas que poderão perder pontos, por incrível que possa parecer, serão: Beija-Flor (lamentavelmente); Mangueira e Salgueiro (problemas com a melodia dos respectivos sambas), Mocidade Independente (vários refrões marcheados), Portela e Vila Isabel (letra e melodia).
    Eu desejo, de todo coração, que todas as escolas consigam realizar excelentes desfiles. Mas pela experiência que adquiri nestes anos, teremos surpresas nas notas de samba-enredo.
    Quanto aos enredos, o meu medo ainda é maior...! Contudo trata-se de outro assunto...Haja coração!!!!
    Grande abraço à todos!
    Muita saúde e Paz, e um Excelente Carnaval!
    José Carlos - Nova Iguaçu/RJ.

    ResponderExcluir