segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Análise da segunda rodada de ensaios técnicos

Ao final da primeira rodada dos ensaios, ninguém poderia imaginar a catástrofe que ocorreria na Cidade do Samba e mudaria completamente os rumos do carnaval. Grande Rio, Portela e União da Ilha saem da briga pelo título e fazem com que as perspectivas em torno dos desfiles tenham algumas mudanças. Falando especificamente destas escolas, foram sem dúvida as que fizeram os ensaios mais emocionantes. As respectivas comunidades foram em peso pra Avenida e mostraram muita garra e força para se superar. É uma pena que as três não irão competir mas certamente garantirão um belo espetáculo.

Falando das escolas que ainda estão na disputa, a maioria fez um ensaio melhor que o primeiro. O Salgueiro fez uma apresentação praticamente perfeita. Se a escola vier bem nos quesitos visuais, já está com a mão na taça. Outra agremiação que se superou e pode até ser considerada uma surpresa é Vila Isabel. A escola de Noel mostrou que quer buscar o título e tem força pra isso. Também está dependendo apenas de si mesma.
A Unidos da Tijuca novamente passou como um "rolo-compressor". Com uma comunidade muito animada e empolgada, a escola do Borel mostrou que quer o bi e pode conseguir. O que pode prejudicar a agremiação é justamente a expectativa em torno de seu desfile por algo mais surpreendente que a comissão de frente de 2010. E fechando o grupo de candidatas ao título, a Beija-Flor fez mais uma apresentação impecável. Perfeita tecnicamente, seu único porém está no samba, que não empolga tanto quanto o das escolas citadas acima. Mas a agremiação se garante nos demais quesitos e pode ganhar décimos preciosos que a levem ao campeonato.

Supondo que as quatro escolas já citadas ocupem as primeiras posições, três outras irão lutar pelas duas vagas restantes no desfile das campeãs. A Mocidade deve conseguir a sonhada volta no sábado. Apesar de seu samba não ser muito bom, a escola está confiante e empolgada e está preparando um carnaval digno de uma boa apresentação. Não mostrou em seu ensaio fôlego para título, mas é capaz de até mesmo ficar acima de alguma das escolas favoritas. A Mangueira fez um bom ensaio mas sem aquele "algo mais" que a qualifique ao título. Claro que a comunidade mangueirense não pode ser subestimada, mas ao que tudo indica a escola pode repetir a mesma posição dos últimos dois anos.
E quem pode dar trabalho e ainda conseguir uma vaga entre as seis melhores é a Porto da Pedra. O Tigre fez um ensaio muito melhor que o primeiro e conseguiu convencer. A escola é uma incógnita. Pode ter problemas de evolução ou com alegorias mais uma vez e ficar nas últimas posições ou fazer o melhor desfile de sua história e lutar pelo título.

A Imperatriz fez novamente uma apresentação morna, com destaque para a bateria que é o quesito em que a escola mais se garante. Porém a escola não consegue mostrar empolgação e provavelmente fará mais um desfile sonolento. Corre por fora por uma vaga entre as seis. E a São Clemente livrou-se do rebaixamento e pela primeira vez em vinte anos ficará dois anos consecutivos no grupo Especial. Seu desfile oficial deve ser melhor que os ensaios, já que a escola decidiu abolir suas alas coreografadas para seus componentes passarem livremente pela Sapucaí. Vai lutar para conseguir ao menos a penúltima posição e não precisar abrir os desfiles em 2012.

No Acesso A, as escolas fizeram ensaios bem nivelados, apresentando pontos fortes e fracos. Sem dúvidas a escola a ser batida é a Viradouro, que fez ensaio digno de brigar pelas primeiras posições do Especial. A Estácio também vem forte e pode disputar com a escola de Niterói. Renascer e Rocinha fizeram ensaios corretos e também se qualificam. Santa Cruz e Império da Tijuca mostraram muita empolgação e podem surpreender já que ambas vem fazendo bons desfiles nos últimos anos. A Caprichosos de Pilares precisa de mais qualidade nos quesitos visuais mas conta com uma comunidade empolgada e um bom enredo para fazer um bom desfile. A Alegria quer se livrar da condição de favorita ao rebaixamento. Apesar de ter sofrido com um incêndio em seu barracão semanas atrás, mostrou que tem condições de pelo menos se manter no grupo. Império Serrano e Cubango fizeram ensaios um pouco aquém de suas possibilidades e não devem brigar pelas primeiras posições. E a Inocentes, atual vice-campeã do grupo, apresentou problemas de canto mas pode ser que surpreenda mais uma vez no desfile oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário