quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Samba-enredo 2012 - Unidos da Tijuca


Luiz Gonzaga será coroado rei do sertão ao som do samba de Vadinho, Josemar Manfredini, Jorge Calado, Silas Augusto e Cesinha. A parceria encerrou a supremacia de Julio Alves e Totonho na Unidos da Tijuca, conquistando a torcida e fazendo apresentações arrebatadoras na quadra. O Carnaval de Avenida destacou a obra como uma das melhores da disputa na agremiação do Borel.

A letra é mais elaborada e menos subjetiva do as dos últimos sambas da Tijuca. Não depende do desfile para se fazer entender, até pelo enredo ser diferente do que Paulo Barros vinha apresentando. Há certo exagero na utilização dos termos e expressões nordestinas. Apesar de serem pertinentes, podem causar certa confusão e serem cantadas de forma errada. Trechos entre aspas também são recorrentes, fazendo alusão às canções de Luiz Gonzaga. Também estão adequados ao enredo mas simbolizam certa falta de criatividade, já que são versos prontos apenas encaixados na letra.

Apesar de não ser forte poeticamente e não ter momentos expressivos, se destaca por sua melodia. Sempre pra cima e com boas variações, torna a obra contagiante e a destaca entre os demais sambas do ano. O único trecho menos agradável é o refrão principal, que tem um tom elevado demais, sendo cantado quase que aos berros. Mas é algo que pode ser corrigido na versão definitiva, inclusive se adequando mais a voz de Bruno Ribas.

Os trechos com aspas acabam se destacando melodicamente, por lembrarem as músicas de Luiz Gonzaga em ritmo semelhante às mesmas. O "chuva, sol" da primeira parte e o "simbora que a noite já vem, saudades do meu São João" da segunda são os momentos de melhor variação, tendo até um caráter mais dolente que os demais versos. No conjunto, é bastante correta e adequada a um enredo leve e bem animado. Um desafio para a escola e seu carnavalesco, que viverão uma mudança estilística brusca do que vinham fazendo.

Apesar de provavelmente não fazer parte dos grandes sambas tijucanos, a obra de 2012 é uma evolução no engessamento que a escola estava impondo a si mesma. A começar pela derrota dos compositores que sempre venciam, apesar do samba deles ter sido um dos melhores que já fizeram. Bem aceito pela comunidade e imensamente melhor que o de 2011, tem capacidade de crescer e ser um dos destaque do ano. Algumas pequenas alterações na letra foram feitas, já presentes na versão abaixo. O áudio ainda é o dos compositores.

UNIDOS DA TIJUCA - 2012




Enredo: O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão
Compositores: Vadinho, Josemar Manfredini, Jorge Calado, Silas Augusto e Cesinha

Nessa viagem arretada
“Lua” clareia a inspiração
Vejo a realeza encantada
Com as belezas do Sertão
“Chuva, sol”, meu olhar
Brilhou em terra distante
Ai, que visão deslumbrante, se avexe não
Muié rendá é rendeira
E no tempero da feira
O barro, o mestre, a criação

Mandacaru, a flor do cangaço
Tem “xote menina” nesse arrasta pé
Oh! Meu Padim, santo abençoado
É promessa, eu pago, me guia na fé


Em cada estação, a “triste partida”
Eu vi no caminho vida severina
À margem do Chico espantei o mal
Bordando o folclore, raiz cultural
Simbora que a noite já vem, “saudades do meu São João”
“Respeita Véio Januário, seus oito baixo tinhoso que só”
“Numa serenata” feliz vou cantar
No meu Pé de Serra festejo ao luar
Tijuca, a luz do arauto anuncia
Na carruagem da folia, hoje tem coroação

A minha emoção vai te convidar
Canta Tijuca, vem comemorar
“Inté Asa Branca” encontra o pavão
Pra coroar o “Rei do Sertão”

2 comentários:

  1. Samba bom, esta no meio dos sambas bons desse ano. Bastante tradicional e facil de cantar. Em vista dos outros sambas da Tijuca, prefiro esse... O do ano passado foi horroroso. O bom desse samba da Tijuca eh que colocou muito bem colocado os trechos do Rei Luiz do Sertao! No conjunto dou 10. Parabens Tijuca. Vc tem tudo nas maos para fazer um inesquecivel carnaval.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Tijuca, melhor samba e enrredo do ano...

    ResponderExcluir