quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - Unidos do Porto da Pedra


"Para o deleite e a emoção no Carnaval", o samba de Vadinho, Fernando "Macaco", Tião Califórnia, Cici Maravilha, Denil e Oscar Bessa será a trilha do desfile da Porto da Pedra sobre o iogurte. Era a aposta do Carnaval de Avenida e um dos poucos sambas que conseguiram transformar a fria e pouco carnavalesca sinopse da escola numa composição agradável e até mesmo com toques poéticos.

Depois de escolhido o samba, a escola realizou algumas mudanças na letra que o melhoraram consideravelmente. Os versos "Dá nome a sobremesa popular", que fazia um trocadilho com Danone, patrocinadora da escola, e "ativa as funções vitais", que pode se associar à necessidades fisiológicas, foram cortados. O único verso duvidoso mantido foi o último, "iogurte é leite, tem saúde e muito mais", que provavelmente foi uma exigência do patrocinador, já que estava presente em todos os sambas concorrentes. "Seio jorrando amor" também é uma passagem um tanto quanto curiosa. A primeira parte é o melhor momento textual do samba, quando são lembradas histórias e lendas envolvendo o leite, deixando o enredo mais interessante.

Apesar do enredo em si não ser dos melhores, está bem contado e é de fácil entendimento a partir do samba. A primeira parte trata do leite e sua simbologia e relevância mundial e a segunda do alimento como é consumido nos dias de hoje. O refrão do meio consegue retratar, de forma bem sutil, alguns pontos esdrúxulos da sinopse, como os alimentos derivados do leite.

A melodia é o mais interessante desta obra. Alterna momentos mais explosivos com outros mais dolentes. O refrão principal é forte e empolgante. Já a primeira parte é mais melodiosa, com notas alongadas e boas variações. Aliás, uma das qualidades deste samba é não ser constante, sempre alternando os desenhos melódicos. O único momento mais arrastado era justamente nos versos eliminados na versão oficial. E na nova versão alguns trechos também tiveram sua melodia modificada, mas a escola não fez nenhum tipo de divulgação do áudio oficial, então não é possível fazer uma análise mais profunda. Mas no curto vídeo do coro da escola na gravação do CD, é possível ver que houve melhora. Veja o vídeo aqui.

A Porto da Pedra foi muito criticada (inclusive por este blog) quando divulgou seu enredo e sua sinopse. Um desfile patrocinado sempre torna sua elaboração menos natural, com interferências e imposições dos patrocinadores. A sinopse pouco poética e muito objetiva, aliada ao tema pouco literário, contribuiram para essa "torção de nariz" generalizada. Apesar do samba não se destacar na safra, alivia um pouco a tensão, já que é uma boa obra e tende a crescer com as modificações. Ainda não foi o suficiente para a escola ficar de bem com os sambistas, mas ao menos está fazendo o possível para o iogurte não azedar.

O áudio abaixo ainda é o antigo, na versão dos compositores. A letra já está na versão oficial, com as modificações.

UNIDOS DO PORTO DA PEDRA - 2012




Enredo: Da seiva materna ao equilíbrio da vida
Compositores: Vadinho, Fernando "Macaco", Tião Califórnia, Cici Maravilha, Denil e Oscar Bessa

Poema à vida e ao seio jorrando amor
A seiva materna
Meu Porto da Pedra alimentou
Hera gera o caminho das estrelas
Mãe loba amamentou o grande império
Mistério no deserto da solidão
O mercador viu a transformação
Do leite em primeira iguaria
A fé se envolveu e foi saborear
Na história, a humanidade vive a cultuar
A dádiva que fez o animal sagrado
Fermentou fartura e saber
Fonte rica de prazer

No calor dessa receita, deixa provar
A combinação perfeita ao paladar
A essência é derivada da mistura dos sabores
É no mel que se adoça a magia dessas cores


Seguiu o alimento vencendo batalhas
Esse doce sabor pelo mundo
Com o tempo rompendo muralhas
Brilhou à luz da civilização
Pelos mares navegou
Embalando a evolução
Leveza, o equilíbrio se traduz em beleza
Do dia a dia me refaz
Iogurte é leite, tem saúde e muito mais

Vem no ritmo do tigre de São Gonçalo
Alimenta seu povo apaixonado
Cada porção traz um cuidado especial
Para o deleite e a emoção no carnaval

4 comentários:

  1. Nooossa, com certeza o pior samba do ano e de todos os tempos, depois do Samba dos trabalhadores da Vila e o de Goias da Caprichosos... Que samba ruim esse da Porto da Pedra... pena, pois Porto da Pedra faz sambas bons, que eu nao entendia porque os jurados nao davam 10... Foi o samba da Africa do Sul... um sambao homenageando Mandela, e nao ganhou 10 na unanimidade. Esse enredo que fala de leite, e iogurte!!! noossa, escrever iogurte num samba enredo eh demais... esta na cara que esse enredo esta sendo patrocinado por alguma produtora de leite, tipo a Nestle, ou Vigor, Batavo... Nossa, coitados dos compositores em imaginar versos com esse enredo... Nao queria ser eles. e nem o puxador em ter que ficar quase 2 horas cantando um samba ruim... Porto da Pedra, se cuide... assim vc pode descer, ja esta perigando a cada ano, e com esse samba... nossa...

    ResponderExcluir
  2. eu adoro a PORTO DA PEDRA torci ano passado
    quando vinheram falando de clara macho com um samba lindooo mas esse ano meu DEUS o samba e muitoo ruim e se ñ fazer um desfile impecavel e convincenteeeee vaii cair pra segunda divissão...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a P. da Pedra fará um belo desfile. Tenho certeza que carnavalesco apresentará um desfile cheio de curiosidades. A dificuldade em desenvolver o tema deve ter estimulado o carnavalesco a desenvolver boas ideia para justificar a importância do enredo

    ResponderExcluir
  4. Não é o enredo que coloca a escola entre as melhores.Se assim fosse,no ano passado a Porto da Pedra estarei nas primeiras colocações.Portanto,vamos esperar o desfile.

    ResponderExcluir