sábado, 19 de fevereiro de 2011

1 ano



Tive a ideia da criação deste blog no sábado de carnaval, em 2010. Estava ouvindo pelo rádio a narração do desfile da Renascer de Jacarepaguá e pensando no que falaria se estivesse lá comentando os desfiles. Desde pequeno tenho vontade de trabalhar com o carnaval. Antes queria ser jurado (uma vontade que ainda não está completamente descartada) mas com o tempo passei a me interessar mais pela parte jornalística, muito por causa do estilo "tudo é lindo, tudo é belo" das transmissões de hoje em dia. Creio que comentários analíticos de especialistas sejam até benéficos para as escolas, para que atentem a seus erros, e para o público, que pode ter um conhecimento de causa maior.

E este é outro motivo que contribuiu para a criação do blog. Hoje em dia o carnaval das escolas de samba é algo um pouco discriminado. Conhecer os sambas-enredo e acompanhar o trabalho das agremiações é considerado incomum, coisa de maluco pela sociedade em geral. Talvez seja um mundo restrito a algumas pessoas, com a capacidade de perceber todo o universo encantador que é o carnaval. Encantador e viciante. Como disse certa vez um conhecido meu, é que nem cachaça. Meu intuito é destribuir um pouco dessa cachaça e ser mais um a tentar fazer com que o carnaval da Sapucaí possa ser visto de uma forma menos preconceituosa.

Da Sapucaí e do Anhembi, já que o carnaval de São Paulo sofre ainda mais que o do Rio. As agremiações de lá são muito mais que blocos e suas baterias não tocam axé, como alguns dizem. Claro que quando comparados ao Rio, os desfiles de Sampa ainda são tecnicamente inferiores, mas não muito. E estão evoluindo numa velocidade bastante rápida. Sem falar que possuem suas qualidades. Particularmente gosto bastante do estilo de sambas-enredo mais melodiosos e ao mesmo tempo acelerados, que é característica das agremiações paulistanas. E também é impossível não se impressionar com os verdadeiros "prédios alegóricos" que as escolas produzem. A Terra da Garoa tem seus méritos, é só olhar com atenção.

Agora, rumo ao carnaval 2011, o primeiro da história do blog! Espero fazer um bom trabalho na cobertura (acho que posso chamar assim) dos desfiles, dando um olhar diferenciado e uma opinião verdadeira. Mas nem por isso absoluta, afinal se há algo que gera as mais diversas opiniões é o carnaval. Por fim, espero conseguir continuar levando um pouco mais deste ícone cultural tão importante do país a mais e mais pessoas. Não tinha como saber se o blog duraria uma semana, um mês... Consegui chegar a um ano com muita vontade de chegar a muito mais! Agradeço a todos os que de alguma forma, direta ou indiretamente, já contribuiram com o blog. E agradeço aos leitores, mesmo aqueles que tenham passado apenas uma vez por aqui. Com um ano já estamos chegando a marca de 80 mil visitas e subindo! Valeu mesmo! O primeiro pedaço de bolo é de todos vocês! ;)

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, André!
    curto bastante esse espaço, sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns André!
    Fico muito feliz em ver você trilhando seu caminho :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, André.
    Fico feliz por ter feito parte desse primeiro ano do blog. Falei pra tu que não iria se arrenpeder.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. De fato, o carnaval de SP está muito bom e vem surpreendendo a cada ano.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a você e ao nosso Carnaval, André.

    É isso aí, infelizmente o universo das escolas de samba é visto de uma forma muito limitada e até como uma "diversãozinha" só para os quatro-cinco dias de folia pelo grande público. E até as pessoas que antigamente, ao menos a partir de janeiro, acompanhavam com maior volume as informações e os sambas acabaram se perdendo no caminho...

    Assim, esta missão - que, se me permite, tomo junto a você - de divulgar e seguir fiel às escolas é complicada, mas o prazer vem na superação das dificuldades até ver os grandes momentos que em breve se aproximam.

    Continue na luta e vamos pro samba!

    ResponderExcluir