quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - Acadêmicos do Salgueiro


O cordel salgueirense será embalado pelo samba dos compositores Diego Tavares, Dílson Marimba, Domingos PS, Marcelo Motta, Ribeirinho e Tico do Gato. Era a obra preferida pela maioria das pessoas, fato demonstrado na final das eliminatórias, quando o vencedor foi o mais cantado na quadra, e o que mais empolgou. Era o samba em que o Carnaval de Avenida apostava como favorito.

Como a maioria dos sambas que falam sobre o Nordeste, este também possui diversas expressões típicas, como "vixe maria", "não se avexe não", "oh meu padinho", etc. A letra não é tão poética, até porque o enredo não pede isso, mas possui boas sacadas e riqueza de informações. O Salgueiro, desde o ano passado, parece que decidiu abandonar o estilo de sambas "oba-obas", que refletiam a eterna tentativa de repetir o sucesso do "Ita", de 93. Com o sucesso da composição de 2011, uma das melhores do ano, os compositores da Academia resolveram investir mais na qualidade melódica e textual, e o resultado foi uma das melhores safras recentes da escola.

O único pecado na letra do samba é o verso "é carnaval, é carnaval", mais pobre que o conjunto, sem uma necessidade específica. O trecho seguinte, no final da segunda parte, é um dos mais bonitos. O refrão do meio não é muito elaborado, sendo bem curtinho e com versos pouco desenvolvidos. Mas acaba sendo um dos trechos mais fortes em melodia.

A melodia, aliás, também é muito melhor que a dos sambas que o Salgueiro vinha apresentando. Novamente, a exemplo de 2011, mostra que os compositores não estão mais se prendendo ao modelo "Ita". O refrão do meio, como foi dito, é uma das partes de maior destaque, muito empolgante e explosivo. Mas empolgação com qualidade, afinal é possível aliar as duas características. A segunda parte também é muito forte, com um variações muito boas no ritmo de forró nos versos "oh meu padinho venha me abençoar/ meu santo é forte, desse cão vai me apartar". O refrão de baixo também se destaca melodicamente, sendo bastante explosivo.

O enredo está bem abordado, sendo fácil identificar personagens típicos, como Lampião e Antônio Conselheiro, e histórias da literatura de cordel, como "Os Doze Pares de França" e "O Pavão Misterioso". Na cabeça do samba está a imagem da feira, onde são vendidos os cordeis, dando uma boa sequência lógica à narrativa do enredo, apesar dos versos não serem sempre encadeados. Em alguns momentos há um "que" de Unidos da Tijuca, onde o desfile poderá proporcionar uma melhor compreensão, apesar de não ser crucial na interpretação.

Muito bom tecnicamente, fácil de cantar e sem perder a animação característica da escola, o Salgueiro deve emplacar mais um sucesso no Carnaval. Seguindo o lema da escola, a obra da Academia para 2012 não é melhor nem pior que as demais, é apenas diferente e muito boa.

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO - 2012




Enredo: Cordel branco e encarnado
Compositores: Diego Tavares, Dílson Marimba, Domingos PS, Marcelo Motta, Ribeirinho e Tico do Gato

Sou "Cabra da Peste"
Oh, minha "fia", eu vim de longe pro Salgueiro
Em trovas, errante, guardei
Rainhas e reis e até heróico bandoleiro
Na feira vi o meu reinado que surgia
Qual folhetim, mais um "cadim, vixe maria!"
Os doze do imperador
Que conquistou o romanceiro popular
Viagem na barca, a ave encantada
Amor que vence na lenda
Mistério pairando no ar

Cabra macho justiceiro
Virgulino é Lampião
Salve, Antônio Conselheiro
O profeta do sertão


Vá de retro, sai assombração
Volta pra ilusão do além
No repente do verso
O "bicho" perverso não pega ninguém
Oh, meu "padinho", venha me abençoar
Meu santo é forte, desse "cão" vai me apartar
Quero chegar ao céu num sonho divinal
É carnaval! É carnaval!
Salgueiro, teus trovadores são poetas da canção
Traz sua corte, é dia de coroação
Não se "avexe" não

Salgueiro é amor que mora no peito
Com todo respeito, o rei da folia
Eu sou o cordel branco e encarnado
"Danado" pra versar na Academia

9 comentários:

  1. este smba vai dar o que falar na avenida...candidatissimo a ganhar td que for premio parabens diretoria pela escolha

    ResponderExcluir
  2. Samba muito bom do Salgueiro. Otimo. Sera cantado com o coracao na avenida... samba que contagia... o primeiro refrao, simples, com poucas palavras, tem um ritmo gostoso, pausado, muito bom de se cantar. Explorou muito bem o enredo, e dou nota 10. Lembro que, diante de tantos bons sambas desse ano - finalmente- muitos terao nota 10, mas apenas dois terao 10 com louvor... PORTELA E VILA ISABEL.

    ResponderExcluir
  3. a academia se deus quiser esse ano vai arrastar o carnaval

    ResponderExcluir
  4. muito lindo esse enredo. parabens salgueiro do meu coracao.

    ResponderExcluir
  5. Salve Salgueiroooooooooooooo Afrobeijos da Família Benton Aduni Wagner e Wallace.

    ResponderExcluir
  6. Salve Salgueirooooooooooooooooo Afrobeijos da Família Benton Aduni, Wagner e Wallace.

    ResponderExcluir
  7. sou salquerence minha mãe ama salgueiro e claro meu pai e eu também minha mãe tem um sonho que é desfila na salgueiro salgueiro é 1000000000000.caraca a melhor escola não é disfasendo das outras é um corderl encantado.são gonçalo joelson,adriana e lays.a e manda uma blusa d
    a salgueiro para a gente!

    ResponderExcluir
  8. MESMO DE LONGE CURTO MEU SALGUEIRO!!!!!
    SALGUEIRO É AMOR QUE MORA NO PEITO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns à diretoria pela escolha do cordel como tema do Samba enredo. Lindo! Salve o Cordel! Salve o Salgueiro!
    Bjsss
    Gracita

    ResponderExcluir