sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - Portela


O que começou como um fenômeno da Internet tem tudo para ser um dos grandes sambas de enredo do Carnaval carioca. Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo são os autores do samba da Portela para 2012. Era a aposta do Carnaval de Avenida como favorito. Era a aposta de todos os sambistas que viam nessa obra um sopro de esperança, não só para a própria Portela, mas para o gênero samba-enredo.

A letra é uma poesia, como há muito não se via. Falando sobre as festas da Bahia, tendo Clara Nunes como guia, o enredo consegue ser assimilado facilmente. Possui uma estrutura diferenciada, com três refrões, sendo o primeiro deles um dos momentos de maior inspiração na safra de 2012: "No mar/ procissão dos navegantes/ eu também sou almirante/ de nossa senhora Iemanjá". Uma brilhante sacada para mostrar a equivalência entre Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. O final do samba é outro excelente trecho, que faz, praticamente, um resumo do enredo. A obra se encerra de forma magistral: "Vestido de azul e branco/ eu venho estender o nosso manto/ aos meus santos do samba que são orixás".

A melodia remete a composições antigas, sem variações mirabolantes, porém bem trabalhadas e bastante agradáveis. Os dois refrões internos se destacam e se parecem, tendo um prolongamento no primeiro verso e sendo mais rápidos nos demais. O ritmo da terceira estrofe, com versos bem curtinhos, tem um toque afro bem interessante. O alerta para a harmonia da escola fica por conta do refrão principal, que é a parte mais acelerada. Isso dificulta um pouco o canto, sobretudo em "Madureira sobe o pelô". Quando cantado em coro, pode acabar embolando um pouco.

Alguns ajustes já foram feitos na melodia original. Em certos trechos o tom foi levantado, visando enfatizar a obra e até mesmo facilitar o canto. A letra também sofreu algumas pequena alterações. O áudio abaixo já conta com todas as mudanças, além de ser interpretado pelo intérprete oficial da escola, Gilsinho.

No mais, é apreciar este verdadeiro sambaço da Portela, que há muitos anos não apresentava um samba digno de sua majestosa safra. Independente do que aconteça no dia do desfile, certamente é um dos sambas que ficará marcado no Carnaval 2012. E, quem sabe, sirva de exemplo para que outras escolas também se libertem das convenções e engessamentos dos sambas de enredo atuais. Na brilhante safra de 2012, a obra da Águia de Madureira já vem sendo considerada por muitos como a melhor do ano.

PORTELA - 2012




Enredo: ...E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual...
Compositores: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo

Meu rei
Senhor do Bonfim alumia
Os caminhos da Portela
Que eu guardo no meu patuá
Eu vim na proteção dos meus guias
Com Clara guerreira à Bahia
Cheguei, eu cheguei pra festejar
Deixa lavar nos altares e terreiros
Tem jarro com água de cheiro
Vou jogar flores no mar

No mar
Procissão dos navegantes
Eu também sou almirante
De nossa senhora Iemanjá


Vou no gongá
Bater tambor
Rezo no altar
Levo o andor
Vem chegando os batuqueiros
Desce a ladeira, meu amor
Que a patuscada começou
Eu vim pra rua
Onde o samba de roda chegou

Iaiá
De saia rendada em cetim
Bota o tempero na festa
Oi, tem abará e quindim


Portela cheia de encantos
Acolhe a Bahia em seu canto
Com festas, rezas, rituais
Vestido de azul e branco
Eu venho estender o nosso manto
Aos meus santos do samba que são Orixás

Madureira sobe o Pelô... Tem capoeira
Na batida do tambor... Samba Ioiô
Rola o toque de Olodum... Lá na Ribeira
A Bahia me chamou

6 comentários:

  1. melhor samba do Carnaval Carioca pelo menos nos últimos 17 anos, dede Ita no Norte no Mínimo.

    mas sinceramente preferia no tom original. mesmo assim tá lindo.

    sou Beija flor.

    ResponderExcluir
  2. Sou Mangueira, mas... não dá pra contrariar: é um sambão!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou Grande Rio mas esse samba,junto com o da Vila isabel e a da Imperatriz (nessa ordem) com certeza são os melhores do ano!! Meu sobrinho é portelense então em 2012 vou me "add" na torcida da Portela!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. OBRA PRIMA!!! OBRA PRIMA ESSE SAMBA DA PORTELA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei emocionado ao ver e ouvir esse lindo samba da Portela.

    ResponderExcluir