quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - Paraíso do Tuiuti


Os compositores do samba que a Tuiuti levará para a avenida em homenagem a Clara Nunes são Adauto Alves, Anibal, Jurandir, Pelé e Reza. A parceria composta por grandes campeões da escola era a favorita na final, apesar da concorrência forte de outras boas obras que a escola possuia em sua safra. O Carnaval de Avenida destacou este samba como um dos melhores, apesar de não apontá-lo como vencedor.

A letra é bastante burocrática, sem grandes passagens, mas correta. A poesia utilizada é um tanto quanto previsível, fazendo com que não emocione. Trechos quase convencionais, como "que felicidade, meu Tuiuti vai revivendo a emoção", "a natureza sorrindo fazendo a vida florescer" e "um ser de luz a iluminar meu caminhar", além de algumas rimas pouco elaboradas, acabam empobrecendo a obra. Os dois melhores momentos são os refrões, sobretudo o principal, que proporciona uma bela imagem de Clara Nunes em forma de estrela sorrindo para o morro do Tuiuti. No verso "e o povo vai fazer seu ritual" a conjunção "e" poderia ser suprimida para evitar repetição, já que também está presente no verso seguinte.

Apesar da bela sinopse ter um caráter mais biográfico, o samba não segue esta linha, sem se aprofundar muito na vida de Clara Nunes. Apenas fala sobre ela, como uma ode. Também não aborda muito a aura mística em torno da vida de Clara Nunes, preocupando-se mais em exalta-la. Um detalhe curioso são as repetidas menções ao canto e à voz de Clara, que aparecem três vezes na letra: "eternizando a bela voz que não dá mais pra esquecer", "e lá no infinito seu canto ecoou" e "seu canto traz a paz ao coração". É preciso cautela para saber até que ponto tal superficialidade da letra pode ser prejudicial.

O grande benefício que o samba trará a escola é ser pra cima e possuir uma melodia bem leve. Como a Tuiuti será a primeira a desfilar no sábado, precisará de um samba que anime a Sapucaí para que sua apresentação não seja fria. Tecnicamente é uma melodia bastante linear, se destacando mais nos dois refrões. O principal é explosivo e empolgante e o central é mais pra baixo, com uma variação muito bonita. Nas demais partes, pouca ousadia ou trechos mais marcantes.

Priorizando a funcionalidade, o samba da Tuiuti não deverá ser um dos destaque do ano, apesar de não ser ruim. Mas a escola deve realmente ter a permanência no Grupo A como prioridade antes de pensar em voos mais altos, e, pra isso, a obra é mais adequada para uma boa fluência do desfile. Será o terceiro enredo biográfico consecutivo apresentado pela escola, depois de Eneida em 2010 e Caetano Veloso em 2011, com o qual foi campeã do Grupo B.

PARAÍSO DO TUIUTI - 2012




Enredo: A tal mineiras
Compositores Adauto Alves, Anibal, Jurandir, Pelé e Reza

Oh, quanta saudade
Da tal mineira... Doce inspiração
Que felicidade!
Meu Tuiuti vai revivendo a emoção
Um ser de luz
A iluminar meu caminhar
Quem nos conduz
Nesta avenida é o sabiá
A natureza sorrindo
Fazendo a vida florescer
Eternizando a bela voz
Que não da mais pra esquecer
É agua no mar... É maré cheia
Com a proteção de Oxalá, clareia

E lá no infinito seu canto ecoou
Morena mineira, mestiça raiz
Encontro das raças, rufar do tambor
Trazendo axé pra nos fazer feliz


(Mas vem)
Vem de longe a batucada
Entre morros e vielas
Salve a deusa, salve o samba
Encantando a passarela
Seu canto
Traz a paz ao coração
É mais que uma prece, é devoção
E o povo vai fazer seu ritual
E na simplicidade
Acende a chama do meu carnaval

Hoje eu vi uma estrela... No céu
Sorrindo pro morro do meu Tuiuti
É Clara guerreira, num gesto de amor
Iluminando a Sapucaí!!! (Eu vi! Eu vi!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário