segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - Renascer de Jacarepaguá



O samba que dará o tom do desfile da Renascer em sua estreia no Grupo Especial foi composto por Adriano Cesário, Claudio Russo, Fábio Costa e Isaac. Na mediana safra da escola, era a melhor opção, inclusive sendo indicado como o favorito pelo Carnaval de Avenida.

A letra da composição era a mais poética da disputa. Um bom trabalho dos compositores para um enredo difícil e pouco abrangente. Apesar da vida do artista plástico Romero Britto ser um tema original e inédito, ficou nítido na sinopse a falta de assunto para preencher um desfile inteiro de Grupo Especial. E apesar da dificuldade em transformar as passagens da vida de Romero em imagens poéticas, o resultado do samba escolhido foi bastante satisfatório. O termo "pop arte", no início da segunda parte, destoa um pouco dos demais. Poderia não ter sido utilizado tão diretamente, apesar de ser o foco do trabalho de Romero. Uma das partes mais bonitas é o trecho sobre Recife, no final do samba.

É, inclusive, curiosa a menção à terra natal de Romero apenas no final, já que, normalmente, os enredos biográficos se iniciam pela cidade dos homenageados. Nesse caso, aparece no final representando a saudade do pintor, uma boa sacada. A relevância de Romero Britto não está em algum grande feito de sua vida e sim em suas obras. O modo como ele as produz ganhou um grande destaque, sobretudo na primeira parte. Assim como na sinopse, o samba tenta dar um ar de divindade ao talento de Romero em passagens que, apesar de bonitas, soam um tanto quanto forçadas. A exposição de seus trabalhos em Paris talvez seja o maior dos fatos retratados pelo enredo, e é citado no verso "tal qual as telas na cidade luz". A falta de assunto acaba resultando em versos que não são muito contextualizados, como "dar ao papel a emoção que seduz" ou "o faz buscar em cada cor o infinito".

A melodia segue os moldes das últimas composições apresentadas pela Renascer, mais pesada e com variações marcantes. A primeira aparece logo no primeiro verso, começando o samba com bastante força. O quarto verso do refrão do meio também apresenta um desenho diferenciado, apesar do refrão em si não ser tão expressivo. Da metade para o final da segunda parte, o samba volta a ganhar mais força, terminando de forma emocionante no trecho sobre Recife, que é o melhor momento da obra. A passagem para o refrão principal é bem feita e este, por sua vez, também se destaca no conjunto. Empolga e é textualmente interessante, principalmente no verso "no tom da folia vou me apresentar", que também pode simbolizar a apresentação da escola ao público, já que muitas pessoas podem não conhece-la por não ser tão famosa e nunca ter desfilado no grupo principal.

Com a sempre dura missão de abrir os desfiles, a Renascer tem um samba até mais pra baixo do que o recomendado. Mas é uma obra de qualidade, que faz jus à sua safra. Quem já acompanha a algum tempo o trabalho da escola no Grupo A, sabe que, em matéria de samba, ela é sempre um dos destaque do ano. Considerada promissora, terá, enfim, a chance de mostrar seu valor entre as grandes e apresentar a "galeria Jacarepaguá" para o mundo.

RENASCER DE JACAREPAGUÁ - 2012




Enredo: Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia
Compositores: Adriano Cesário, Claudio Russo, Fábio Costa e Isaac

Esse dom que faz o artista imortal
É luz do céu para pintar
A Renascer no carnaval
O faz buscar em cada cor o infinito
Acreditar, Romero Britto
Que Deus mora na inspiração
Em páginas, arte que viu
O inverso se abriu, presente de irmão
Contraste que se refletiu
Universo do artista, outra direção

Nas cores de sua aquarela
Valores brincando na tela
Aquele abraço desenhar
Gira o compasso, eu quero outra vez sambar


Sensibilidade, pop arte ao mundo espalhou
Sorrir é brilhar
Dar ao papel a emoção que seduz
Eu sei que a arte vai reinar
Tal qual as telas na cidade luz
Do alto do morro o redentor abraça o gênio
Que hoje repinta esta cidade
Moleque, Recife é saudade
Há tantos meninos assim
Querendo um sonho
Na liberdade das cores sem fim

Pintor da alegria, calor da emoção
Pintou Renascer no meu coração
No tom da folia vou me apresentar
Na galeria Jacarepaguá

5 comentários:

  1. De melodia rica, mas de versos dificeis de se entender... o que quer dizer GIRA O COMPASSO, EU QUERO OUTRA VEZ SAMBAR... O INVERSO SE ABRIU PRESENTE DE IRMAO... Creio que perderah pontos por esses enigmas... mas para estrear no especial, esta otimo... A partir do verso que fala do Alto do morro, a musicalidade transmite emocao, muito bom esse trecho, quem dera o samba todo ser criado nesse ritmo. E fecha com um refrao bom tambem. Fiquei ate emocionado quando chega na parte que diz que ha tantos meninos querendo um sonho... muito bonito e parabens, Renascer... O desfile eu imagino ser muito colorido, com fantasias marcantes e objetivas, como eh o estilo do pintor homenageado... cores marcantes, fortes, alegres. e informal. Serah um desfile alegre, pra cima.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,acredito que a escola não perderá pontos por essas passagens!Quem conhece um pouco da vida de Romero sabe o que estes versos se referem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI O SAMBA DA RENANSCER! CONCORDO COM VOCE GUGU, EDUARDO, NÃO É DIFICIL DE ENTENDER.
      MUITO BOM!

      Excluir
  3. CONCORDO COM O GUGU, EDUARDO.
    COMPASSO É UM INSTRUMENTO DO DESENHISTA, TAMBÉM O MOVIMENTO NUM RITMO...

    ResponderExcluir
  4. EU CONCORDO COM O GUGU, EDUARDO. NÃO É DIFICIL ENTENDER O QUE ELE QUER DIZER COM OS VERSOS. CONHECENDO ROMERO BRITO, IMAGINANDO QUE TIPOS DE MATERIAIS, INSTRUMENTOS ELE UTILIZA, O COMPASSO FAZ PARTE. SABE COMO É UM COMPASSO? ALÉM DISSO, O COMPASSO REFERE-SE AO RITMO,"Gira o compasso, eu quero outra vez sambar", UMA COISA INFINITA, O SAMBA É ALEGRIA, AS PINTURAS DELE É ALEGRIA...
    DÁ-LHE RENASCER DE JACAREPAGUÁ, FELIZ, FELIZ, FELIZ!
    ESTOU TORCENDO PARA VOCêS!
    :)

    ResponderExcluir