segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quinho e o dilema salgueirense


Um dia depois da apuração do grupo especial, uma notícia surpreendeu o mundo do samba: Quinho teria deixado o Salgueiro. Completamente identificado com a escola, a saída do intérprete não era algo esperado e surpreendeu a todos. Mas durou pouco. No desfile das campeãs, Quinho disse ter voltado atrás, que tudo não passou de um mal entendido e que sua renovação de contrato já estava pronta. Alívio para uns, frustração para outros. Isso porque muitas pessoas "culpam" o intérprete pelos fracos e semelhantes sambas que a Academia tem apresentado nos últimos anos. Uma coisa é certa: os sambas do Salgueiro são escolhidos seguindo o critério de melhor adaptação ao seu intérprete.

Isso ficou claro na disputa desse ano, quando a escola possuia sambas muito melhores em sua safra e acabou optando pela obra da parceria de Josemar Manfredini. O samba possui, no refrão principal, um espaço entre os versos "sem ponto final" e "academia do samba é salgueiro", perfeito para Quinho inserir seus famosos cacos.
E dando prioridade ao seu intérprete, o Salgueiro acaba deixando de lado a oportunidade de levar sambas excelentes para a avenida. Aconteceu isso esse ano, mas o caso mais gritante foi no ano passado, quando a escola tinha em suas eliminatórias o melhor samba do ano, da década (iria competir com o da Vila desse ano) e um dos melhores de sua história. O samba da parceria de Edgar Filho chegou à final, mas não venceu. Perdeu pro samba da parceria de Moisés Santiago e gerou uma grande decepção e frustração para aqueles que sonhavam ver o Salgueiro voltar a ter um samba decente.

O pior é que, por ironia do destino, a escola ainda foi campeã com seu "Vem no tambor da Academia", o que calou a boca daqueles que não apostavam na obra. Mas mesmo assim, o samba campeão não deixa de ser apenas mais um na recente safra do Salgueiro. Nem tão recente, já que desde 1993, quando a Sapucaí explodiu o coração com o Ita, a escola tenta incessantemente repetir um efeito parecido, apresentando sambas animadinhos, pobres em letra e com um refrão explosivo e grudento.
E provavelmente esse metodismo na escolha dos sambas não irá mudar tão cedo, por 4 motivos: 1) Os sambas são ruins, mas conseguem boas notas. 2) Quinho fica, e se dá muito melhor com sambas desse tipo. 3) "Candaces". Quando a escola resolveu inovar e levar um samba de verdade, em 2007, foi um fracasso. Traumatizou. 4) Como já dito, foi campeã em 2009 com um sambinha "mais do mesmo".

Por essas e outras, quando foi anunciada a saída de Quinho do microfone principal da Academia, muita gente comemorou. Agora que ele voltou, só resta torcer para que a ala de compositores da escola consiga fazer sambas que não sejam conhecidos apenas pelo refrão principal. Não precisa ser o melhor, mas não precisa ser o pior. Que seja, apenas, diferente.

5 comentários:

  1. A presença do Quinho no Salgueiro tem dois lados. O primeiro, é bom para a escola, porque tem o seu animador que consegue com sucesso fazer os sambas da Academia funcionarem na avenida. Por outro lado, é ruim para o futuro da escola no quesito Samba Enredo. Os sambas do Salgueiro estão sendo escolhidos em função do intérprete, e a escola acabará vivendo em função dos sambas "oba-oba", o que é realmente perigoso, porque no dia em que o Quinho deixar o Salgueiro, a escola pode deixar de causar a explosão que virou característica própria do Salgueiro. O público é exigente e será realmente perigoso para o Salgueiro se a explosão virar exigência.

    ResponderExcluir
  2. Pow gosto mt do Quinho. Ainda bem que ele vai continuar no Salgueiro...

    Mas concordo cntg que o Salgueiro precisa fazer sambas melhores. Esses Sambas de refrão podem empolgar a Sapucaí, mas baixa a qualidade do carnaval.

    ResponderExcluir
  3. Sou um dos que comemorou a possivel 'saida' do Quinho. Ele não canta bem, não dá pra entender uma palavra que ele fala e ainda enche o saco com seus 'cacos'. Sobrevive pela simpatia e tempo de escola que tem. Quando eu falo mal dele, muita gente diz 'o Quinho tem a cara do Salgueiro'. Não sei que cara é essa..

    Ja tiveram anos em que o Salgueiro perdeu ponto por causa dele e mesmo assim, ele continuou. E como o mundo do samba é meio estranho, o Quinho vai continuar gritando ao inves de cantar, os sambas continuarão sendo ruins e vida que segue.

    Muito bom a iniciativa de criar o blog André, te ajudarei a divulgar hahaah

    abraço

    ResponderExcluir
  4. venho pedir mais respeito ao grande Quinho, ao Salgueiro e à toda comunidade tijucana.

    ResponderExcluir
  5. com certez,respeitem o quinho,ela é humano integro e muito gente fina e adorado pela náçao salgueirense e realmente não vemos o nosso amado salgueiro sem ele ok

    ResponderExcluir