sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Resumo de 2010

Fazendo um panorama geral do carnaval de 2010, pode-se dizer que tivemos um resultado satisfatório. No grupo Especial foi feita justiça. A melhor escola realmente venceu e todas as demais colocações também foram coerentes. Já no Acesso A, a LESGA, liga responsável pelo grupo, se mostra ser uma instituição cada vez mais duvidosa e pode estar com os dias contados. Nos demais grupos, sob responsabilidade da AESCRJ, resultados justos e interessantes, com escolas tradicionais dando a volta por cima e outras se afundando ainda mais. Vamos analisar mais profundamente grupo por grupo.

No Especial, ganhou a campeã do povo. A Unidos da Tijuca foi uma unanimidade para quem acompanhou os desfiles e aclamada por toda a cidade. Venceu com méritos, 74 anos depois de seu único título no grupo principal. Junto com a escola do Borel, voltam ao sambódromo no sábado a Grande Rio, Beija-Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Mangueira, para o desfile das campeãs.
Também destaques do grupo, Mocidade e União da Ilha atingiram seus objetivos. A primeira, de reencontrar sua identidade e apagar de vez o terrível desfile de 2009, que quase resultou no rebaixamento da escola. A segunda, de permanecer no Especial, o que poderia ser considerada uma missão impossível já que nos últimos anos a escola que subia sempre caía no ano seguinte. Já a Viradouro, última colocada, vai desfilar no grupo de Acesso em 2011. É até estranho pensar na escola, que foi campeã em 1997, rebaixada. Mas foi merecido.

No grupo de Acesso, a apuração mais polêmica do ano. A São Clemente sagrou-se campeã com notas máximas em todos os quesitos, o que é bem difícil no atual sistema decimal de pontuação. Ao analisar o desfile da escola, também percebe-se que ela não foi tão perfeita assim. As "estranhezas" continuam com o vice-campeonato da Inocentes de Belford Roxo, que era uma das escolas cotadas para o rebaixamento. A desconfiança surge pelo fato de o presidente da Inocentes ser também presidente da Liga das escolas do Acesso. Além disso, agremiações favoritas ao título, como Renascer de Jacarepaguá, Rocinha e Cubango, acabaram em posições bem baixas. O resultado de tudo isso é que alguns presidentes de escolas do grupo teriam se reunido com a diretoria da Liesa pra ver se a instituição tem interesse em assumir também o grupo A. A novela promete... Por hora, São Clemente volta ao grupo Especial e Paraíso do Tuiuti e Unidos de Padre Miguel, esta prejudicada por ter sido a primeira a desfilar, caem para o grupo B.

E no grupo B, a Alegria da Zona Sul sagrou-se campeã, merecidamente. A escola despontou como favorita logo no início da apuração, junto com o Arranco do Engenho de Dentro. No fim, por alguns décimos de diferença, a agremiação de Copacabana levou a melhor e desfila no grupo A ano que vem. Flor da Mina do Andarai, Boi da Ilha do Governador e Unidos do Jacarezinho, com seu polêmico samba sobre Internet, caem pro grupo C e dão adeus à Sapucaí.

No grupo C, que desfila na Intendente Magalhães juntamente com os demais grupos de baixo, a Independente de São João de Meriti foi a vencedora e volta ao Sambódromo, juntamente com a Difícil é o Nome, segunda colocada. Unidos de Cosmos, Acadêmicos do Dendê e Unidos de Manguinhos foram rebaixadas.

No grupo D, vitória da tradicionalíssima Em Cima da Hora e espera-se que agora ela esteja a caminho de recuperar seu verdadeiro lugar no carnaval carioca. A escola sobe de grupo junto com a também tradicional Villa Rica, vice-campeã, e com as duas escolas que ficaram empatadas na terceira posição: Rosa de Ouro e a surpreendente Favo de Acari, que conseguiu seu segundo acesso consecutivo no seu segundo ano de desfile. Nesse mesmo grupo, a Unidos de Lucas amargou seu terceiro rebaixamento consecutivo e desfilará, assim como União de Vaz Lobo e Unidos do Cabral, na última divisão do carnaval carioca ano que vem. Um situação nem um pouco condizente com a história do Galo de Ouro.

E no último grupo, a Leão de Nova Iguaçu, que também não é escola pra desfilar em grupo E, foi a campeã e sobe para o grupo D junto com a recente Império da Praça Seca. A Unidos do Uraiti ficou em último lugar e não desfilará em 2011. As escolas Chatuba de Mesquita e Matriz de São João de Meriti foram aprovadas em seus desfiles de avaliação e passam a integrar a Associação.

Em São Paulo, a Rosas de Ouro venceu depois de um jejum de 16 anos. Junto com a escola, também participam do desfile das campeãs a Mocidade Alegre, Vai-Vai, Gaviões da Fiel e Mancha Verde. Leandro de Itaquera e Imperador do Ipiranga foram rebaixadas, dando lugar à Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche no grupo Especial.

E esse foi o carnaval de 2010, que ainda pode render bastante, sobretudo no que diz respeito às questões mal resolvidas do grupo de Acesso A do Rio. Além disso, o troca-troca de integrantes das escolas dessa vez começou cedo, mas isso é assunto pra mais tarde. Pra quem ficar com saudades, hoje acontece o desfile das campeãs de São Paulo e amanhã o do Rio. Depois disso, restarão apenas cinzas e algumas brasas incandescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário