
O incêndio que destruiu o barracão da tricolor de Caxias um mês antes do Carnaval de 2011 foi o que motivou o enredo sobre a superação para 2012. Homenageando diversas personalidades que tiveram de superar desafios e obstáculos ao longo da vida, porém sem citar nomes, a sinopse foi muito bem produzida, com uma subjetividade que dava um toque poético ao texto. No entanto essa subjetividade acabou sendo transferida para os sambas, gerando um resultando não tão positivo assim. A safra para 2012 não é nem de longe uma das melhores da Grande Rio, mas também não é das piores. É preciso ouvir os sambas algumas vezes e prestar bastante atenção nas letras para achar suas qualidades, já que à primeira vista soam meio vazios, justamente devido à subjetividade imposta na sinopse. Passada a primeira impressão, é possível identificar obras muito boas. Nada espetacular, mas há pelo menos 5 sambas capazes de representar bem a escola. A linha melódica da safra como um todo é pra cima, seguindo a linha de 2011 e buscando o ideal para uma escola que irá desfilar por último.
RESUMINDO: Safra mediana, com sambas muito subjetivos e abaixo do esperado para o enredo. Não há uma obra que conquiste de primeira, é necessário ouvir os concorrentes mais de uma vez e prestar atenção nas letras para achar suas qualidades.
Abaixo estão os três sambas que, na opinião do Carnaval de Avenida, são os que mais se destacam na safra da Grande Rio.
O samba de
Isaias, Márcio das Camisas, Mariano Araújo e Moisés Santiago destaca-se muito mais pela melodia que pela letra. Animada porém envolvente e sem ser reta, tem em alguns trechos da primeira parte e no refrão do meio seus melhores momentos. A letra tem a subjetividade característica da safra como um todo, passando uma mensagem de motivação e, de vez em quando, fazendo menções a alguns homenageados pelo enredo. Sem muitos atrativos, se destaca perante os demais sustentado, como já foi dito, pela melodia.
"Quem me viu chorar... Vai me ver sorrir..."
ResponderExcluirÉ esse o samba!! \o/
Mas vale tbm destacar a qualidade do samba do Robson Moratelli e cia. Muito bom!