
O último Carnaval fez muito bem ao Salgueiro, no que diz repeito aos seus sambas. Com as muito bem vindas contratações de Serginho do Porto e Leonardo Bessa para serem intérpretes oficiais, ao lado do limitado Quinho, a escola pôde ousar mais. Foi assim com o samba de 2011, que possuia uma linha melódica muito mais rebuscada do que de costume, e foi um dos melhores do ano. Para 2012, os compositores investiram mais nessa concepção e o resultado ficou muito bom. Parece que o Salgueiro começou a deixar de ser a escola de sambas "oba-oba" e está voltando a ter obras de qualidade. A safra é boa e equilibrada, apesar de um pouco abaixo do esperado para o excelente enredo sobre a literatura de cordel. O destaque, como já foi dito, fica por conta das melodias, muito mais trabalhadas do que nos últimos anos, com variações muito boas e originais. Algumas composições também possuem passagens muito inteligentes em suas letras, a maioria delas repleta de termos e expressões típicas nordestinas. Sem um único grande favorito, as eliminatórias na Academia prometem ser bem disputadas. E, seja qual for o resultado, o Salgueiro provavelmente terá um dos grandes sambas do ano mais uma vez.
RESUMINDO: Safra muito boa e equilibrada. As obras apresentam um maior amadurecimento melódico, com variações mais complexas, seguindo a linha do samba de 2011.
Abaixo estão os três melhores sambas da safra do Salgueiro, na opinião do Carnaval de Avenida.
O samba de
Anderson Benson, Dudu Botelho, Luiz Pião, Rodrigo Raposo e Tiãozinho do Salgueiro tem como grande destaque os refrões. O principal é explosivo e empolgante, talvez o melhor da disputa. O central possui um prolongamento da melodia no terceiro verso muito interessante. O final da primeira estrofe também tem uma variação muito bonita. A letra tem trechos interessantes, sobretudo na primeira parte, mas deixa a desejar no final, com alguns trechos pobres, além do verso "Sensacional" ser solto, estando ali somente para completar a rima. Mas como um todo, o samba é muito bom.
Show de bola..adoro os sambas,mais so gosto de ouvir o vencedor,para nao apegar.rsrsrs ..passa la.vlwlw!
ResponderExcluirSó ouvi e adoro os sambas do Dudu e do Marcelo. Ainda prefiro o do Dudu, mas aquele forrozinho na segunda do do MM é delicioso. Ouvirei o outro selecionado.
ResponderExcluirFaltou o samba do Ricardo Pança, é o melhor refrão e a melhor meldia! samba n° 23
ResponderExcluirEstou em dúvidas, mas se tivesse que escolher, apostaria na alegria do samba do Tico do Gato. O Salgueiro merece um samba alegre pra brincar na avenida.
ResponderExcluirVEJA COMO É BONITO O SAMBA:
ResponderExcluirA MINHA ARTE VOU MOSTRAR...
SOU SALGUEIRO... ERRANTE, TROVADOR APAIXONADO
SE UM ‘CADIM’ INSPIRADO
FAÇO VERSO O TEMPO INTEIRO
MINHA ‘FIA’ EU VOU CONTAR...
NA BARCA DA ENCANTARIA
SEM TEMER O QUE VIRIA... ENTRE O REI E A POESIA
CRUZEI O MAR... PAVÃO MISTERIOSO
CAUSO FORMOSO, NESSA FOLIA
O IMAGINÁRIO... LEALDADE, AMOR
MEU CORDEL BRANCO E ENCARNADO
EM POEMA MOSTRA O SEU VALOR!
EU VOU CANTAR MEU SERTÃO... EU VOU
HISTÓRIAS DA TERRA E DO CÉU
O CONSELHEIRO E O VALENTE CANGACEIRO
VIRAM VERSOS NO PAPEL!
NESSA ‘VIAGE’ TEM QUE TER ‘CORAGE’
PRA ENCARAR ASSOMBRAÇÃO
TEM CAIPORA E LOBISOMEM... VÁ DE RETRO TENTAÇÃO
MEU ‘PADIM’! NOSSA SENHORA! PRECISO DE PROTEÇÃO!
NA CORTE DO SOL DOURADO... HOJE TEM COROAÇÃO
SOU NESSA FESTA UM POETA FELIZ
RUMO À VITÓRIA FINAL... NÃO SOU NEM MELHOR, NEM PIOR
VOU COM A MINHA FURIOSA
NUM SAMBA DE CORDEL NO CARNAVAL
Ê CABRA DA PESTE... VEM NO EMBALO DO NORDESTE
FAZER RIMA MEU SENHOR!
VEM CANTAR COM MEU SALGUEIRO
REPENTISTAS, VIOLEIROS, NESSE ENREDO ENCANTADOR!