
A principal característica dos sambas que mais se destacam na safra da Beija-Flor é que são mais pesados, estilo adotado pela escola desde a década passada e com o qual sempre teve bastante sucesso e identificação. Depois de algumas tentativas de mudar esse estilo, em 2012 a escola provavelmente terá um samba com a sua cara, apesar de também haver obras mais leves na disputa. O problema disso é que dificilmente os sambas da Beija-Flor "pegam" no público, pois possuem letras mais rebuscadas, com alguns termos difíceis. Falando sobre a safra, é boa, mas um pouco aquém dos últimos anos. Dois sambas se destacaram desde o início e o vencedor deve ser um deles, de acordo com as escolhas feitas pela escola para 2008, quando falou sobre Macapá, e para 2010, para o enredo sobre Brasília. Aliás, essa constante opção da escola em apresentar muitos enredos sobre cidades, e sempre com uma mesma abordagem, acaba não dando muita liberdade aos compositores, já que acabam seguindo uma mesma fórmula para atender aos padrões da escola. Mas se em time que está ganhando não se mexe, os nilopolitanos podem ficar tranquilos com relação ao seu samba para 2012.
RESUMINDO: Safra boa, com dois sambas se destacando bastante desde o começo. O vencedor deverá seguir a mesma linha dos demais sambas da escola sobre cidades, mais pesado e com muita informação.
Abaixo os três melhores sambas da safra da Beija-Flor, na opinião do Carnaval de Avenida. O primeiro é das eliminatórias regionais que estão sendo realizadas no Maranhão. Os outros dois são os citados acima, que mais se destacaram desde o início da competição.
Vinicius Nagem é um dos compositores concorrentes nas eliminatórias que a Beija-Flor está promovendo no Maranhão. O vencedor de lá virá disputar a etapa final do Rio. O samba de Vinicius é uma grata surpresa. Tem uma letra muito bonita, sobretudo na primeira parte. A melodia é leve e dolente, com destaque para a repetição do verso "cruzou pela serpente, virou o olho do mar", numa variação crescente muito boa. Os dois refrões, apesar de não serem explosivos, são marcantes. A segunda parte cai um pouco mas não compromete o conjunto.
esse pessoais vacilam muito quem manda em são luis não é candonblé e sim umbanda candomblé domina a bahia e não sao luis
ResponderExcluiro samba do filho de neguinho da beija flor tem um erro brusco no refrão "meu são luis" o certo é minha são luis ok ou seja o rio de janeiro tem a bela melodia os ludovicense tem a letra porque conhecem a cidade então é pau a pau!!!
ResponderExcluire o samba maranhense de vinicius não passou na eliminatórias de sao luis!
ResponderExcluira disputa é rio de janeiro com a (bela melodia) e são luis com uma boa letra e historico por conhecer melhor a cidade!! suelo de compositores nessa parada!!
tambem reparei que esses sambas se perderam na letra totalmente! tem samba que nem fala nos poetas que tem no maranhão tem samba que na parte dos artistas só falam em joão joão ! kd rita ribeiro, zeca baleiro,alcione estão podre? as letra cariocas dessas duas ai estão fraquinhas!
ResponderExcluirentão é isso o rio tem a boa melodia os maranhense tem tem a boa historia e letra
eu aposto no samba 13 é um samba mais facil de cantar a melodia é mais tradicional o do filho do neguinho varia muito na harmonia e na divisão ritmica deixa um pouco a desejar pra uma escola que sua força é o canto na avenida o samba 13 é perfeito pra mim esse sera o campeão
ResponderExcluir