segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Samba-enredo 2012 - Acadêmicos da Rocinha


Os autores do samba que a Rocinha vai colocar na praça em 2012 são Cadinho, Dartagnan, João Gordo, Márcio Swing, Mauro Speranza e Ricardo Barriga. A obra era a menos cogitada como possível vencedora na final, que contou com os três sambas destacados pelo Carnaval de Avenida como os melhores da safra. Cada finalista apresentava um estilo diferente, e o vencedor seria o que mais se adequasse ao estilo do desfile da escola, que deverá ser mais leve. Sob um ponto de vista mais técnico, o samba campeão era o mais fraco dos três.

A letra possui algumas palavras soltas no corpo do samba, como "paixão" e "lindo", que soam como se apenas tivessem sido introduzidas para preencher a melodia. Há também alguns versos com listagem de termos, como "sábios, mercadores, realizações" e "pra mentes abertas, livros, paixões e xadrez", que empobrecem a letra. O verso "a melhor idade mantendo a forma" é o pior trecho, muito objetivo e sem maior tratamento poético na transmissão da ideia. Mas há também boas passagens, como a referência aos jogos de praça, como damas e xadrez, e às esculturas, em "heróis forjados em ferro". O refrão do meio é outro bom momento, um dos mais bonitos do samba. No refrão principal, ficou um pouco forçado a utilização da palavra taça para rimar com praça.

A sinopse do enredo narra o voo de um pombo sobrevoando as praças e contando sua história. Isso está presente na letra e é perceptível, como no verso "pousei pra ver a meninada". Mas pode se tornar confuso para quem não leu a sinopse e não sabe do que se trata. O restante da narrativa é boa e de fácil assimilação. Peca apenas pelo início da primeira parte, onde os quatro primeiros versos não tem nenhum tipo de relação com o enredo.

Como já foi mencionado, a melodia é bem leve e animada, o que beneficia o canto dos componentes, além de ser vantajoso para a escola, que será apenas a segunda a desfilar no sábado de Carnaval, encontrando a Sapucaí ainda um pouco fria. No entanto, há poucas variações melódicas e as existentes não são ousadas. São corretas e pouco expressivas, o que deixa a obra sem uma identidade mais marcante. Na primeira parte não flui perfeitamente, sendo fragmentada no meio dos versos. O refrão do meio novamente se destaca neste aspecto. O final da segunda parte é outro bom momento, sendo explosivo e preparando bem a entrada para o refrão principal, que também é empolgante.

O samba da Borboleta de São Conrado cumprirá seu papel no desfile, mas não deve ser destaque na safra de 2012 e nem na da própria escola, que possui sambas bem melhores. O do último desfile, sobre o vidro, era muito superior. Ainda pode sofrer alguns ajustes que melhorem sua qualidade e o tornem mais forte. Por enquanto, tende a passar apagado diante das obras das outras escolas.

ACADÊMICOS DA ROCINHA - 2012




Enredo: Vou colocar teu nome na praça
Compositores: Cadinho, Dartagnan, João Gordo, Márcio Swing, Mauro Speranza e Ricardo Barriga

No céu colorido, azul infinito
O branco das nuvens nas asas da paz
Visão verdejante, cores da Rocinha
Paixão, princesinha que amo demais
Voando num tempo lindo, milenar
À luz de Ágora, a Grécia a palpitar
Sábios, mercadores, realizações
E a voz do povo assumindo as decisões

Na praça encontrei o amor
A saudade permanece, a banda passou
Pela noite um tempo pra ser feliz
Iluminado pelas festas da matriz


Refúgio de selvas concretas
Pra mentes abertas, livros, paixões e xadrez
Heróis forjados em ferro, ases da história
As damas e reis
Pousei pra ver a meninada
Driblar a tristeza e jogar futebol
A melhor idade mantendo a forma
Um lindo domingo de sol
Voei pra Brasília, esperar não é saber
A voz do povo faz a hora
Rocinha não espera acontecer

Eu vou botar teu nome na praça
Da apoteose do meu carnaval
Com muito orgulho carrego a taça
E entrego à borboleta em um voo especial

Um comentário:

  1. mais um ano a minha querida rocinha só vai brigar pra não cair.....o samba não empolga, não é divulgado, e a escola sempre desfila sem glamour, apesar da garra de alguns componentes. A rocinha merecia um pouco mais, mas a culpa é da origem de seu povo, que na maioria é nordestino e não está nem aí pro carnaval.

    ResponderExcluir