quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Comissões históricas: mágicas, leques e baluartes

O carnaval de 2010 teve como grande estrela um segmento da escola de samba que a cada ano vem se aprimorando mais: a comissão de frente. A que a Unidos da Tijuca apresentou com certeza entrará na galeria de comissões históricas do carnaval. Com uma coreografia dinâmica e um truque de mágica surpreendente, no qual mulheres trocavam de roupa rapidamente, o grupo pode ser considerado um dos grandes responsáveis pelo campeonato tijucano, já que arrebatou o público e, provavelmente, os jurados, logo no início do desfile, levando-os a assistir ao resto com mais empolgação e até fazendo vista grossa a algumas pequenas imperfeições da escola.

Vídeo da comissão de frente da Unidos da Tijuca de 2010:



Diversas comissões de frente que passaram pela Sapucaí realizaram apresentações impecáveis mas há duas em especial que são grandes referências no quesito e são lembradas até hoje.

Em 1999 a Mangueira trouxe a comissão mais emocionante de todos os tempos, para o enredo "O Século do Samba". Com uma caracterização perfeita, tanto em maquiagem quanto em vestimenta, os integrantes se transformaram em grandes baluartes do mundo do samba, imitando até mesmo o modo de andar e portando objetos pessoais próprios dessas personalidades. De uma só vez, "baixaram" na avenida Noel Rosa, Candeia, Cartola, Pixinguinha, Clementina de Jesus, Ismael Silva, Tia Ciata, Carmem Miranda, entre outros... Infelizmente a comissão mangueirense de 99 só teve a chance de se apresentar uma vez na Sapucaí, já que a escola ficou na sétima colocação, resultado contestado até hoje, e não desfilou no sábado das campeãs.

Vídeos da comissão de frente da Mangueira de 1999:
parte 1:


parte 2:


Conhecida por suas comissões de frente, a Imperatriz trouxe, em 1994, uma das mais conhecidas e lembradas até hoje. A idéia era bem simples, mas o destaque ficou por conta da sincronia de movimentos, que deveriam ser executados de forma perfeita para o bom andamento da coreografia. Os integrantes abriam e fechavam leques, sendo que de um lado eles eram amarelos e, do outro, verdes. O resultado ficou visualmente muito bonito e impactante. A escola foi campeã em 94, com o enredo "Catarina de Médicis na Corte dos Tupinambôs e Tabajeres"

Vídeo da comissão de frente da Imperatriz de 1994:


Ao longo dos anos as escolas tem cada vez mais investido no segmento de abertura de seus desfiles. Hoje em dia já é praticamente uma unanimidade o uso de um tripé ou outro elemento alegórico fazendo parte da comissão de frente. Os coreógrafos tem tido cada vez mais trabalho no desenvolvimento de comissões originais, que surpreendam e emocionem o público e adquiram boas notas. E o que muitas vezes falta a elas é justamente aquilo que as comissões mostradas acima tem de sobra: simplicidade.

Um comentário:

  1. Essaé uma das comissões de frente mais bonitas q já vi, emocionante. A Mangueira sempre prestigiando o Samba, isso é carnaval o resto é showbusiness.

    Pra mim "o cara" das comissões de frente é Carlinhos de Jesus. Torço pela sua volta no ano que vem.

    Outra comissão de frente que me impressionou mt foi uma do Salgueiro , qnd eles fizeram uma cama de gato em plena avenida. Foi histórica tbm.

    ResponderExcluir