sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Caprichosos de Pilares



Após um ano sem realizar eliminatórias, por ter reeditado o enredo "E por falar em saudade..." no último carnaval, a comunidade de Pilares novamente sentiu a emoção de uma final. E parece que o sucesso da reedição de 2010 surtiu efeito na escola, que apostou num tema de muita identificação e apelo popular, resultando numa safra muito boa, com sambas alegres e irreverentes. É a Caprichosos reencontrando sua verdadeira identidade. O samba vencedor foi composto por Betinho de Pilares, Josemar Manfredini, Fernando Paulista, Frank e Jorge do Batuke. Foi o samba que o Carnaval de Avenida apoiou durante a disputa, computando mais um acerto para o blog. Apesar da safra nivelada e de boa qualidade, o resultado foi bastante justo, com a vitória do samba mais empolgante de todos.

A letra é cheia de expressões coloquiais e gírias, o que em se tratando de alguma outra escola seria imperdoável. Mas a Caprichosos, assim como a São Clemente, tem justamente essa proposta, de fazer críticas divertidas, numa linguagem bem informal. Seguindo os padrões da escola, a letra é muito boa. Passa bem a mensagem do enredo e ainda conta com alguns trechos de maior poesia. A melodia é excelente, extremamente animada sem ser reta. Na verdade possui variações muito boas, em um tom mais dolente, que deixa o samba ainda melhor. Certamente é uma das grandes obras do ano.

No caso da Caprichosos, levar pra avenida um samba pra cima é unir o útil ao agradável, já que além de ser este o estilo preferido pela escola, ainda é o mais adequado à sua posição de desfile. A agremiação encerrará os desfiles do grupo de Acesso A, já na manhã de domingo. Com o enredo "Gente Humilde", sobre a população do subúrbio e as dificuldade que enfrenta no dia-a-dia, a Caprichosos vai tentar o retorno ao grupo Especial, de onde saiu em 2006. Independente do resultado, pode-se esperar muita alegria e animação da comunidade de Pilares, voltando a ser a boa e velha Caprichosos que era aclamada como "Campeã do Povo" nos anos 80.

CAPRICHOSOS DE PILARES - 2011





Compositores: Betinho de Pilares, Josemar Manfredini, Fernando Paulista, Frank e Jorge do Batuke

Um grito de liberdade ecoou
O negro vibrou, maior confusão
"Tá tudo lotado", a casa caiu
Botar a baixo foi a solução
Passo a passo surgiu uma nova cidade
Trilhando o progresso à moda francesa
Na minha estação frescura não tem
E o povo de bem pede proteção
Senhor, deram as costas pra me renegar
Mas minha fé ninguém vai abalar
Sou suburbano e não canso de lutar

Com garra, com raça e amor
Blindado de esperança, eu vou
"Deixa a vida me levar", tô "por um triz"
"Eu só quero é ser feliz"


Eu volto a ser criança
A brisa me leva, me faz viajar
Soprando minha indignação
Sigo na direção do "meu lugar"
Morada onde o samba estabeleceu
Um caso de amor entre você e eu
Sem dor, sem censura, sem discriminar
Há de brilhar... O sol renascerá mais uma vez
"Num cintilar total"
"É Pilares no grito da geral"

Chegou Caprichosos, tem festa, é show
Só gente humilde de coração
Valente, guerreira, seguindo o ideal
Rumo ao sonho especial

9 comentários:

  1. foi um dos melhores sambas dos ultimos anos. a caprichosos esta de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Beleza de samba! A Caprichosos "vai quebrar tudo"
    junto com a Rocinha no grupo A.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa! É para SUBIR e PERMANECER!!!

    ResponderExcluir
  4. o samba é muito bom e tem empolgado os componentes na quadra.

    ResponderExcluir
  5. parabéns, o samba é dez!!! Vamos arrasar!!!

    ResponderExcluir
  6. Samba enredo de campeã. Torço aqui do sul para que a Caprichosos volte para o seu devído lugar que é o grupo especial.

    ResponderExcluir
  7. Felicidade é ver esta escola desfilar, nasci no Engenho de Dentro e junto com o Arranco sempre amei a Caprichosos, e fiquei até o fim do desfile para vela e os componente mostraram a raça que o samba canta, porem a lesga tem forças oculta que tem raiva da escola mais carmavalesca do nosso Rio de Janeiro. Luta Pilares, vamos derubar todos que procuram calar sua voz ireverente. Te amo, só jente humilde é festa é show...

    ResponderExcluir
  8. foi um desfile lindo pilares!!, eu estava lá fiquei até o final com chuva,mas valeu a pena,eu estava com sono e cansada, ea escola conseguiu me animar veio realmente com muita garra,todos os componentes cantando, mesmo sendo a ultima escola a desfilar,isso sim é carnaval!! Parabéns caprichosos não dasanimem bjos da apaixonada por carnaval de bangu!!!

    ResponderExcluir
  9. Gracias Caprichosos por permitirnos participar de la Scola!!!!!

    ResponderExcluir