
O sucesso da Mangueira e do seu enredo pode ser percebido no número de composições inscritas na disputa: 131. Foi necessário que houvesse uma pré-eliminatória, onde 40 obras foram escolhidas para participarem de fato da disputa. As eliminatórias na verde e rosa possuem uma característica peculiar desde o ano passado: os nomes dos compositores não são divulgados. A medida busca evitar que um samba seja julgado pelos compositores, fazendo com que amadores e profissionais, estes mais conhecidos, possam competir de igual pra igual. O método é válido na teoria mas não surte muito efeito já que é possível identificar quais sambas são de compositores profissionais simplesmente pelo nível da gravação do samba, bem como o seu intérprete.
Sobre a safra, é excelente. A escola tem à sua disposição grandes obras, que podem representá-la muito bem no desfile. O enredo, sobre Nelson Cavaquinho, pede isso. Dentre todas as composições, destaquei as três que considerei mais qualificadas. Qualquer um dos sambas abaixo tem capacidade de ser o vencedor e candidatar a Mangueira à disputa do Estandarte de Ouro no quesito.
O samba
interpretado por Luizinho Andanças é um dos mais melódicos do concurso. Foge um pouco dos lugares comuns onde as outras obras recaem. Sua segunda parte é belíssima, possui alguns dos mais belos trechos dentre todos os sambas de todas as escolas. A única característica que pode prejudicá-lo é o fato de ser muito cadenciado. Na avenida poderia se arrastar, ainda mais sendo a Mangueira a última escola de domingo. Mas é uma obra única e emocionante. Seria brilhantemente defendido por Jamelão.
muito bom esse samba interpretado pelo Nicolau!!
ResponderExcluirSão três sambas belissimo, mas o 1º e o 2º tem um refrão muito forte e muito bom para cantar e facil de se aprender e isso conta muito. Parabéns para os criadores desses sambas erendos.
ResponderExcluirMuito bons os sambas parabéns
ResponderExcluirO que emociona na Mangueira é a poesia das letras dos seus sambas. Vide a desse ano e esses três. Todas muito boas.
ResponderExcluirAgora, o que eu mais gostei foi o segundo, intepretado por Igor Vianna. Esse foi o que mais me tocou e é esse que eu apóio.
Mas de qualquer forma a Mangueira está muito bem servida.
lindos, + gostei do segundo pois acho que levanta com facilidade a arquibancada.
ResponderExcluir