
A safra da Cubango ficou muito abaixo do esperado. A sinopse da escola foi uma das melhores de todos os grupos, bem completa e com muita informação. Mas os sambas foram fracos, principalmente se comparados com a maioria dos apresentados pela verde e branco nos últimos Carnavais. Talvez os compositores tenham tido dificuldade em musicar um enredo tão histórico, ou em priorizar determinados pontos de uma sinopse tão extensa. Os sambas não são ruins, mas não possuem nenhum atrativo ou trecho que os torne marcantes. São apenas normais. E como a escola será a última a desfilar no Grupo de Acesso, depois de uma noite inteira de apresentações, seriam mais convenientes sambas alegres e animados, que possam contagiar o público e os componentes, que certamente já estarão cansados. Mas não é o que se observa na maioria das melodias, pra baixo e mais cadenciadas. Claro que se trata de uma análise das gravações, sendo que em apresentações ao vivo isto pode ser modificado. E o próprio samba vencedor poderá também crescer na gravação do CD e na Sapucaí. Mas, até o momento, o samba da Cubango não deve ser um dos destaques do ano.
RESUMINDO: Safra fraca, abaixo do esperado para a excelente sinopse da Cubango. Sambas sem atrativos e pesados demais para uma escola que desfilará por último.
Abaixo estão os três melhores sambas da verde e branco de Niterói, na opinião do Carnaval de Avenida.
O samba de
Deigre Silva, Francisco Martins, Jefinho, Léo do Cavaco e Nego Roger não mostra bem suas qualidades na gravação, pois o intérprete é bastante limitado. Mas é melhor do que parece. Possui uma das melodias mais pra cima da safra, o que é benéfico para a escola devido à sua posição de desfile, apesar de não ter nenhum trecho espetacular. Os dois refrões são os destaques. A letra abrange bem o enredo e poderia ser um pouco mais poética. A carência de poesia é evidente no uso de termos como "consternação" ou "daqui pra lá, de lá pra cá".
Samba médio, mas tem algo que agrada. Bom, Cubango tem um povo fiel, que tem de certo modo um "chão" bom, e nisso eles devem ganhar um certo destaque. Boa sorte a agremiação!
ResponderExcluir