domingo, 10 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Estação Primeira de Mangueira



A final da Mangueira foi uma das mais surpreendentes do ano, mesmo sendo apenas a quarta entre as escolas dos dois primeiros grupos. O samba vencedor foi o samba 9A na numeração da escola, dos compositores Aílton, Cesinha Maluco, Alemão Xavier, Te e Baiano. O samba não era cotado como possível campeão antes dos últimos dias, tanto que o Carnaval de Avenida sequer o havia destacado como um dos melhores. A obra cresceu nas últimas semanas, à medida que os favoritos iam sendo eliminados. O esquema instituído pelo presidente Ivo Meirelles, de não divulgar o nome dos compositores de cada samba antes da final, mostrou-se eficiente já que a parceria vencedora é desconhecida, sendo a maioria dos integrantes de São Paulo.

O samba não era o melhor das eliminatórias, existia um bom número de composições superiores. Também foi o que contou com menos apoio da torcida e da comunidade na final. Mas tem seus méritos e é um bom samba, comprovando o alto nível da disputa na verde-e-rosa. A letra é muito bonita e poética, não possuindo versos desnecessários ou pobres. A melodia acompanha a qualidade textual. É forte e possui belas variações, sobretudo no refrão do meio. No entanto é mais pesada e requer uma execução cautelosa para que o samba não se arraste. Talvez o samba não tenha conseguido maior destaque ao longo da competição pela enorme quantidade de outras boas obras concorrentes. Mesmo assim será um dos mais expressivos do ano.

E não podia se esperar um nível mais baixo para o samba mangueirense. O enredo, "O filho fiel, sempre Mangueira", homenagem a Nelson Cavaquinho, pedia que a obra escolhida fosse uma grande composição. A Mangueira irá encerrar os desfiles da primeira noite do grupo Especial e certamente irá em busca do campeonato, que não vem desde 2002. Nos últimos anos a escola não tem conseguido fazer desfiles dignos de boas colocações. Em 2011 irá se valer de um de seus mais importantes baluartes para tentar reverter essa situação.

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA - 2011





Compositores: Aílton, Cesinha Maluco, Alemão Xavier, Te e Baiano

Quis o Criador me abençoar
Fazer de mim um menestrel
Traço o meu passo no compasso
Dos surdos de primeira
Sou Mangueira
Trilhei ruas e vielas
"Morro" de alegria e emoção
Clareando a poesia, respirando harmonia
Me entreguei à boemia
No Buraco Quente, Olaria e Chalé
Com meus parceiros de fé

Traz um violão pro Zicartola e Opinião
Me encantei com seus talentos
Aflora no poeta uma paixão


Passei... "Aquela dor" venceu espinhos
Amor perfeito em nosso ninho
Que foi desfeito ao luar
Prazer... "Me chamam" Nelson Cavaquinho
Tatuei em meu caminho
Acordes e notas musicais
Sonhei que folhas secas cobriam meu chão
Pra delírio dessa multidão
Impossível não emocionar
Chorei... Ao voltar para minha raíz
Ao teu lado eu sou mais feliz
Pra sempre vou te amar

Mangueira é nação, é comunidade
Minha festa, teu samba, ninguém vai calar
Sou teu filho fiel, Estação Primeira
Por tua bandeira eu hei de lutar


Obs. A Mangueira modificou a letra de seu samba-enredo. Confira aqui.

23 comentários:

  1. Estava na escolha de sambas da mangueira e achei lamentável! Pelo discurso do PRESIDENTE ganhariam verdadeiros MANGUEIRENSES e ele me vem com uma composição de Paulistas? Eu nunca achei que fosse ver o que eu vi no palácio do samba, componentes da bateria, passistas e outros mais falando que achava um absurdo.. AO MEU VER A COMUNIDADE NÃO FOI RESPEITADA.. todos ficaram com o grito de campeão pela garganta, pois o verdadeiro campeão da noite foi HÉLIO TURCO, um mangueirense de verdade.. com um samba de verdade.
    ISSO AI IVO.. a mangueira cada vez mais vai descer, e os VERDADEIROS MANGUEIRENSES LAMENTARAM POR ISSO. MEUS PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. sou cabuçuente e adorei esse samba enredo parabéns

    ResponderExcluir
  3. Salve Verde e Rosa, vai ter que botar pegada, e algumas partes parecem confusas, enroladas de cantar... ah Ivo... mais um enredo sobre música meu filho! Vc precisa entender de visual também já que quer ser carnavalesco! Se essa onda de presidente carnavalesco pega aqui no Rio... lascou-se!

    ResponderExcluir
  4. EU SOU PAULISTA MANGUEIRENSE E TODO ANO ME FAÇO PRESENTE NA FINAL DO SAMBA ENREDO DA MANGUEIRA, E SAI NESTE ULTIMO SABADO COM UMA TRISTEZA MUITO GRANDE POIS DOS 3 SAMBA CONCORRENTES O CAMPEÃO ERA O Q NINGUEM ESPERA E O Q MENOS EMPOLGAVA PARA QUEM VAI TER QUE FECHAR O DESFILE PELA MANHA, QUALQUER UM DOS OUTROS 2 SERIA O IDEAL, OUTRA COISA QUE EU NUNCA VI EM MANGUEIRA , APOS O ANUNCIO DO SAMBA CAMPEÃO A QUADRA ESVAZIOU FICANDO APENAS OS COMPOSITORES E UMA PEQUENA TORCIDA, UMA COISA DE INDIGNAÇÃO E FRAGUESA QUE MOSTROU A TODOS QUE LA ESTAVAM, E LA FORA QUANDO O SAMBA CAMPEÃO É ESPERADO PARA FICAR SENDO CANTADO ATE ALTAS HORAS DA MANHÃ, QUE NADA UMA TRISTEZA TOTAL E CADA UM PEGANDO O SEU RUMO E SE PERGUNTANDO O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER COM A NOSSA MANGUEIRA!!! IVO SOU SEU FÃ MEU PRESIDENTE COMO UM GRANDE ARTISTA, MAS COMO ADMINISTRADOR DA MAIOR ESCOLA DE SAMBA DO PLANETA ME DESCULPE, NÃO DA PARA AGUENTAR!!!! MUDA MANGUEIRA!!!!
    JOÃO SILVA JUNIOR

    ResponderExcluir
  5. LAMENTÁVEL, É ISTO AÍ IVO A MANGUEIRA QUE VC ESTÁ FAZENDO É PARA TURISTA VER, ELES NÃO SABEM NOSSO IDIOMA, ESTÁ TUOD MUITO BEM E PARA NÓS MANGUEIRENSES DE CORPO E ALMA, COMO CANTAR ESTA COISA EMBOLADA???
    VIRGINIA FIGUEIREDO

    ResponderExcluir
  6. Realmente é lamentavel a escolha,pois o samba apoioado pelo blog e interpretado pelo Diego Nicolau é muito melhor.
    Meus pesames IVO MEIRELES!

    ResponderExcluir
  7. A Mangueira nos últimos três anos, tem apresentado
    como escolha sambas maravilhosos, com os enredos:
    100 Anos de Frevo(2008),Os Brasis do Brasil(2009)
    um sambão que rendeu-lhe o estandarte de ouro, e
    A Música do Brasil(2010).Mas para 2011 deixou à desejar, é uma pena.

    ResponderExcluir
  8. achei este samba a cara da mangueira que vem trazendo sambas marcheados ultimamente. A obra tem CADÊNCIA. A bateria pode deitar e rolar. Me parece que o problema na velha Manga é falta de dim dim. Boa sorte Nação Mangueirense em 2011. Germano Filho - Barras Piauí

    ResponderExcluir
  9. O Samba não é bom, não tem a cara da Mangueira. Tem a cara do "Tietê", da rua Augusta,viaduto do chá,Etc. É muito ruim, é muito paulista.
    O grande poeta de mangueira merecia um samba melhor.
    Não fui na quadra, não ouvi os sambas concorrentes, mais tenho certeza que havia outros melhores.Esse samba não vai leventar o Setor Um.
    Ele é muito ruim. Ta cheirando a samba patrocinador.

    ResponderExcluir
  10. ORRIVEL ESSE SAMBA NÃO TEM CRIATIVIDADE NÃO MANGUEIRA.

    ResponderExcluir
  11. fala serio mesmo sou manqueira mais esse cara que se diz se bom esta a cabando com a estaçao primeira de manqueira fora ivo meireles e uma pena tem um presidente como voce mais desejo
    toda sorte a minha escola de coraçao

    ResponderExcluir
  12. Não gostei do samba. De fato, não possui a cara da nossa Mangueira. Mais um ano perdido. Quando será teremos nossa Estação Primeira de Mangueira com notas Dez. Creio que estamos num momento que estamos deixando a desejar, precisamos nos levantar e unirmos forças para atuarmos juntos de cabeça erguida.

    ResponderExcluir
  13. muito bom esse samba enredo

    ResponderExcluir
  14. Ouvi e não gostei do samba, e ainda dizem que é
    o melhor da liga especial do Rio.Que lamentável!
    Basta compara-lo com os últimos três sambas da
    escola para perceber o quanto caiu de nível.
    Como disse nosso amigo da MBA TV DIGITAL,de fato este samba não tem cara de MANGUEIRA.
    Eu sou paulista, e para este samba ter a cara do TIÊTE,da R:AUGUSTA,do VIADUTO do CHÁ e etc...
    tem que melhorar, e muito.
    Sou fã dos sambas cariocas, e acho que as escolas de SÃO PAULO tem muito a aprender com as RIO.Mas samba bom e ruim sai dos dois lados.
    Apesar da composição deste ano ser feita por
    paulistas, coube aos cariocas da mangueira escolherem o samba, e olha o que saiu...!?

    ASS: César A.S.

    ResponderExcluir
  15. A MANGUEIRA É UM ESCOLA MUITO BOA MAIS CADA VEZ MAIS COM ESSE SAMBA.....DIFICIL SER CAMPEÃO .

    ResponderExcluir
  16. SOU BAIANO E TROCEDOR DA ESTAÇÃO PRIMEIRA O SAMBA É BOM MAS SERÁ QUE VAI ANIMAR O PUBLICO E OS JURADOS ESPERO QUE ISSO NÃO ATARPALHE A EVOLUÇÃO DA ESCOLA E ELA COMSIGA SEU GARNDE OBJETIVO SER CAMPEÃ 2011

    ResponderExcluir
  17. O que está acontecendo em gente?
    Depois de um samba incrivel como o de 2009...esses últimos estão deixando a desejar bastante, falta gosto pra cantar essas letras- é uma pena- temos bons poetas no rio e em são paulo, porém precisamos de algo que realmente demostre nossa qualidade e alegria carioca e mangueirense =/ Mas mesmo assim,vamos pra frente verde rosa com otimismo!!!

    ResponderExcluir
  18. Torço para u. da Ilha, mas acho essse samba o melhor desse ano.

    ResponderExcluir
  19. eu no começo nao gostei do samba ,mas ao passar do tempo comçei a escutalo com mais frequencia e acabei me encantando. sei criticar a escola quando necessario ,mais desta vez a culpa nao é da escola mais sim do administrador,que vem seguindo um pessimo mandato,com muitas criticas e desfeixos preocupantes para a escola.mais amo a minha escola e sempre darei forças e terei esperanças q um dia ela melhore.luh souza

    ResponderExcluir
  20. ta ai o q vc conseguiu uma derrota com esse samba...se nao entende ta bom de vaga pra uma pessoa q entenda...fora ivo meireles

    ResponderExcluir