sábado, 30 de outubro de 2010
Samba-enredo 2011 - Estácio de Sá
Última escola dos dois primeiros grupos do carnaval a definir seu samba para 2011, a Estácio de Sá consagrou vencedores os compositores Luiz Sapatinho, Paulinho Pintor, Regina, Fábio Bomba e Cesar Nascimento. As eliminatórias da Estácio tiveram um bom nível, com obras qualificadas. O enredo "Rosas" talvez tivesse criado uma expectativa maior, já que é um tema de muita beleza e poetização. Em 2005 a escola paulistana Rosas de Ouro apresentou o mesmo tema e desfilou com um excelente samba. As comparações são inevitáveis, o que só aumentou a cobrança por um bom samba. Talvez nenhum concorrente tenha superado o da Rosas de Ouro, mas certamente são boas composições e a vencedora é um dos destaques do grupo de Acesso. Não havia sido destacado pelo Carnaval de Avenida durante as eliminatórias mas tem tanta qualidade quanto os sambas citados pelo blog.
O primeiro detalhe chamativo do samba é que é bem curtinho. Mas apesar de ser bem simples, consegue uma boa abordagem do enredo, direta e de muito fácil compreensão. Deve ser o mesmo estilo do desfile da escola, já que o tema proporciona uma leitura bem fácil dos significados e representações das rosas. Mesmo sendo bem compacta, a letra é poética e bem construida. A melodia é pra cima, dolente e com boas variações, não sendo cansativa. Um samba bastante agradável, simples e bem feito. Na gravação feita pelos compositores, disponível abaixo, destaque para a introdução do samba. O alusivo a "Pavilhão do Amor", hino de exaltação da Estácio, ficou muito bonito.
Oitava escola a desfilar no sábado de carnaval, a Estácio será uma das últimas a entrar na avenida. O samba é bastante adequado quanto a isso, por ser pra cima e fácil de cantar. Como já foi dito, a Estácio apresentará o enredo "Rosas", que na verdade é um tema, já que não segue uma ordem cronológica. É um dos mais belos enredos do carnaval 2011 e renderá boas soluções visuais para o desfile. A Estácio sempre é uma das favoritas a voltar ao grupo Especial, onde não desfila desde 2007. Por enquanto, tudo vai correndo bem para que o leão tenha chances de voltar a rugir na elite.
ESTÁCIO DE SÁ - 2011
Compositores: Luiz Sapatinho, Paulinho Pintor, Regina, Fábio Bomba e Cesar Nascimento
Vou exalando em poesia
O aroma se espalha no ar
Pelas ruas da cidade, foliões do carnaval
A rosa nasceu quando Afrodite chorou
Por gratidão o rei semeou
Enfeitou os salões, um cortejo de amor
Na Índia é cultuada em louvor
Rejeitada na religião
Ornando a santa, devoção
Desenhada em catedrais
Oferenda aos orixás
Rosas encantam, dão cores à minha emoção
Na arte é retratada por inteiro
Presente no folclore brasileiro
Rosa da paz e impiedosa
Das cantigas de roda
De Caymmi a Cartola
De todas a mais bela
É a minha escola na passarela
Vejam a beleza
Que a natureza criou
Simbolizando o amor
Estácio é o perfume da flor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PARABÉNS, FAÇO PARTE DA ALA DA VELHA GUARDA DA ESTACIO DE SÁ, GOSTEI DESTE SAMBA, POR SER PEQUENO E FÁCIL PARA SER GRAVADO E CANTADO POR TODOS, TENHO CERTEZA QUE LEVANTARÁ O PUBLICO PRESENTE NA MARQUES DE SAPUCAÍ
ResponderExcluirGOSTEI, por ser um samba pequeno e fácil para ser gravado e cantado por todos ....
É "Consagrada na Religião" e não "Rejeitada"... Estácio rumo ao grupo especial!!!
ResponderExcluirPARABÉNS ESTÁCIO PRA MIM VCS SÃO NOTA 10
ResponderExcluirParabens Estacio belo desfile em baixo de chuva. Otimo samba, isto sim é especial.....
ResponderExcluir