segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Inocentes de Belford Roxo



A Inocentes de Belford Roxo é a segunda escola a realizar uma fusão entre sambas nas eliminatórias desse ano. A escola decidiu juntar dois sambas, sendo que o refrão principal, primeira parte e final da segunda parte ficaram sendo da parceria de Billy Conty, Edispuma, Giovane Mello, Licinho Jr e Marcelinho Santos, e o refrão do meio e começo da segunda parte, da parceria de Celso, Dominguinhos, Mariano Araujo, Paulinho Pontes, Paulo Sorriso e Zé Carlos. O samba de Billy Conty e cia. estava entre os destaque do Carnaval de Avenida como um dos melhores da disputa da escola. As eliminatórias da Inocentes foram bem medianas, com alguma obras melhores que as demais. A maioria dos sambas abusava de um linguajar coloquial demais, resultando em versos de mau gosto. Os dois sambas vencedores conseguiram fugir disso e foram os que melhor se apresentaram na final.

O samba de Billy Conty e cia. teve a letra mais séria da competição, não utilizando nenhum tipo de expressão relativa às músicas dos Mamonas Assassinas, que são os homenajeados no enredo da escola. Porém, isso acabou deixando a obra muito superficial já que é quase impossível falar da banda sem citar suas obras. A diretoria pode ter optado pela fusão pra não deixar de aproveitar a formalidade do samba. E para uma melhor abordagem do enredo, utilizou também o samba de Paulinho Pontes e cia., que apesar de citar trechos de músicas e ser mais irreverente, consegue fazer isso de forma mais correta, inclusive com um tom mais poético. O resultado final deve gerar uma obra razoável. O grande desafio da escola será adaptar a melodia para que as duas metades fiquem harmoniosas.

Mamonas Assassinas é um enredo difícil, que dificilmente geraria um samba primoroso. Porém, tem a favor a grande identificação com o público. A Inocentes ainda será a sexta a desfilar no sábado, posição preferida pela maioria das escolas por ser bem no meio das apresentações. Com pontos negativos e positivos, a agremiação de Belford Roxo vai entrar na avenida tentando alçar vôos mais altos, incentivada pelo vice-campeonato que conseguiu em 2010, mesmo sendo um resultado bastante contestado.

INOCENTES DE BELFORD ROXO - 2011





Compositores: Billy Conty, Edispuma, Giovane Mello, Licinho Jr, Marcelinho Santos, Celso, Dominguinhos, Mariano Araujo, Paulinho Pontes, Paulo Sorriso e Zé Carlos

O show vai começar
No palco da alegria
É tempo de sonhar
Com os meninos de Guarulhos na folia
O jeito irreverente
Vivendo com prazer
Em cada rosto um sorriso
Que encantou eu e você
O som que contagia
Canções, toda magia
Não dá pra esquecer

Na Brasília amarela eu quero te levar
Vem comigo, vem menina, vem sambar
Tem dança do vira-vira, tem até sabão crá crá
O Robocop Gay vai te pegar


Herança, o show da vida continua, amor
Um retrato alegre do Brasil
Miscigenação, conquistas e glórias
Marcando o sucesso nessa trajetória
Do céu vem a mensagem de esperança
Lição de vida pra humanidade
Lutar sem desistir, vencer
Em busca da felicidade

Vale a pena sonhar, acreditar
Coração inocente é semente do amor
Bate forte e faz lembrar
Valorizando a herança que ficou

Nenhum comentário:

Postar um comentário