terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval 2011 - Terça-feira gorda

VAI-VAI CAMPEÃ

CARNAVAL 2011

GRUPO ESPECIAL - SÃO PAULO


A música venceu. A Vai-Vai é a grande campeã do carnaval 2011 em São Paulo. Com um enredo em homenagem ao maestro João Carlos Martins, a escola do Bixiga emocionou o Anhembi e mereceu o campeonato, o décimo quarto da escola. A Acadêmicos do Tucuruvi foi a vice-campeã, melhor resultado da história da agremiação. Em terceiro lugar ficou a Unidos de Vila Maria. Tanto Tucuruvi como Vila Maria não eram cotadas para disputarem as primeiras posições, apesar de terem feito belas apresentações. Fechando o grupo das escolas que voltam a desfilar na sexta-feira estão Mancha Verde e Gaviões da Fiel. Na parte de baixo, Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde ficam com as duas últimas posições e retornam ao grupo de Acesso. Confira a classificação completa do carnaval paulistano:

1- Vai-Vai
2- Acadêmicos do Tucuruvi
3- Unidos de Vila Maria
4- Mancha Verde
5- Gaviões da Fiel
6- Águia de Ouro
7- Mocidade Alegre
8- Rosas de Ouro
9- Tom Maior
10- X-9 Paulistana
11- Pérola Negra
12- Império de Casa Verde
13- Nenê de Vila Matilde
14- Unidos do Peruche

No Rio de Janeiro, seis escolas desfilaram na última madrugada, fechando o carnaval do grupo Especial. A União da Ilha abriu a noite fazendo um dos melhores desfiles de sua história e mostrando que o fogo serviu apenas para dar mais garra e força aos componentes. Com carros belíssimos e até mesmo fantasias muito bonitas, a agremiação insulana se firmou definitivamente no grupo. Se estivesse disputando, poderia voltar no desfile das campeãs tranquilamente. O Salgueiro foi a grande decepção da noite. O desfile foi maravilhoso: alegorias sensacionais, belas fantasias e um bom samba fariam com que a Academia fosse franca candidata ao título. Porém a escola se perdeu em seu próprio gigantismo e devido a alguns problemas com carros muito grandes acabou estourando em dez minutos o tempo máximo de desfile. Com isso a escola já começa a apuração com menos 1 ponto, dando adeus a qualquer chance de título. Uma pena.

Após o drama salgueirense a Mocidade entrou na pista e mostrou que voltou a ser a velha Mocidade. Com uma apresentação impecável, a escola se credenciou ao título e praticamente garantiu uma vaga no sábado das campeãs, algo que não acontece há oito anos. Uma das escolas mais aguardadas, a Grande Rio se apresentou após a Mocidade e mostrou a força da comunidade de Caxias. Surpreendente o que a escola conseguiu refazer em um mês. Obviamente não foi um desfile competitivo mas mesmo assim a escola provou que tem muita garra e não é simplesmente movida a famosos e patrocínios. Destaque para a sensacional comissão de frente, a melhor do grupo Especial.

Penúltima a desfilar, a Porto da Pedra fez seu melhor desfile dos últimos anos. Apesar do lindo samba não ter rendido tanto, o Tigre fez uma apresentação leve e encantadora. Um integrante fantasiado de Pluft, o fantasma criado por Maria Clara Machado, flutuava em cima da bateria preso por um imenso balão. Bom momento da Porto, que pode sonhar com a volta no sábado. E encerrando os desfiles a Beija-Flor levou a vida e trajetória do rei Roberto Carlos para a Sapucaí em uma apresentação muito bonita e, diferente do que a escola costuma fazer, bem leve. Com um chão invejável e tecnicamente perfeita, a escola de Nilópolis levantou o público e entrou na briga pelo título.

Após os desfiles, foram anunciados os vencedores do prêmio Estandarte de Ouro, concedido pelo jornal O Globo. A União da Ilha foi a garnde vencedora, recebendo o Estandarte de melhor escola. Belo reconhecimento ao desfile da Ilha, que não receberá notas dos jurados mas fez uma apresentação explêndida. A escola também recebeu os prêmios de melhor enredo e melhor intérprete. Aliás Ito Melodia ganha o Estandarte pelo segundo ano consecutivo.

O prêmio de melhor samba-enredo foi para a Imperatriz, também pelo segundo ano seguido. Merecido. Em um ano sem grandes obras, a composição da escola de Ramos passou bem no desfile e não tem onde perder pontos. A escola também ganhou o prêmio de melhor ala das baianas. Igor Sorriso, intérprete da São Clemente, foi escolhido como revelação, outro prêmio justíssimo. O Estandarte de melhor ala foi para a "Zé Carioca", do Salgueiro. Depois da emocionante paradona realizada com perfeição pela bateria da Mangueira, é mais que merecido o prêmio no quesito. A escola também foi premiada em comissão de frente e teve um de seus mais ilustres baluartes, Beth Carvalho, premiado com o Estandarte de personalidade.

Julinho, da Vila Isabel, é tricampeão do Estandarte de melhor mestre-sala. A melhor porta-bandeira foi Giovanna, da Unidos da Tijuca. Os prêmios de melhor passista masculino e feminino foram para Anderson, da Beija-Flor, e Vânia Vulcão, da Mocidade. No grupo A, a Império da Tijuca foi escolhida a melhor escola. Apesar da bela apresentação da escola, haviam outras agremiações que talvez estivessem mais qualificadas a receber o prêmio. O samba do Império Serrano foi merecidadente eleito o melhor.

E vai chegando ao fim o carnaval de 2011, o carnaval da chuva. Amanhã conheceremos a grande campeã do carnaval carioca. Muita expectativa em torno do resultado de um carnaval cheio de imprevistos e reviravoltas. Não há uma escola a frente das demais como aconteceu ano passado com a Tijuca. Também saberemos quem é a grande campeã do grupo de Acesso A, que desfilará na elite em 2012.
E por hoje o carnaval ainda não acabou. Na Marquês de Sapucaí acontecem os desfile do grupo de Acesso B. Doze escolas desfilarão em busca de uma vaga no grupo A ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário