
A safra de 2008 foi uma das melhores da década, se não a melhor. É nivelada por cima e não há sambas ruins. Apesar de também ter poucas obras que possam ser consideradas históricas, a qualidade textual e melódica dos sambas apresentados é bem alta. Há o samba da Portela, que, na minha opinião, foi um dos mais funcionais da década. Funcional no sentido de impulsionar o desfile mas, diferentemente da maioria dos sambas de mesmo estilo, este tinha mais qualidade melódica. O samba da Mangueira sobre o criticado enredo sobre o frevo, já que a escola tinha a obrigação de homenagear Cartola em seu centenário, também é muito bom. Pena que o desfile da escola foi terrível. Beija-Flor, Grande Rio e Salgueiro também se destacam mas, como foi dito, toda a safra vale a pena.
O primeiro grande samba do ano é da mais uma vez injustiçada Porto da Pedra. Depois do sambaço de 2007 a escola desfilou com outra belo obra, de muita beleza poética e melodia expressiva. Mas fez um desfile mediano e o samba até hoje não tem o reconhecimento que merece. A Imperatriz ganhou o Estandarte de Ouro com um samba muito empolgante e que, apesar da simplicidade, consegue se impôr. O refrão principal é sensacional. Rivaliza com o de 2005 pelo posto de melhor da escola na década. E a Mocidade produziu o samba que, em minha opinião, é o segundo melhor da década, perdendo apenas para o da Porto da Pedra de 2007. Com uma melodia pra cima e de variações excelentes, valorizadas pela interpretação de Bruno Ribas, o samba da escola de Padre Miguel foi de longe o melhor que a escola produziu desde 1999. A letra também possui momentos muito inspirados. Grande composição de 2008 e segunda melhor dos anos 00.
PORTO DA PEDRA - 2008
O da Beija deveria estar cá, numa quarta vaga.
ResponderExcluirEsse refrão é uma coisa tão linda! "O meu valor me faz brilhar/Iluminar o meu estado de amor/Comunidade impõe respeito/Bate no peito eu sou Beija-Flor".
Concordo que o da Porto da Pedra é subestimado - a escola tem ótimas canções: 07, 08, 10 e 11, todas relegadas -, o da Mocidade e o da Portela renderam lindamente e o da Imperatriz foi sensacional (a minha campeã aquele ano, apesar de não contestar o título da Beija-Flor, também com um sambaço).
ResponderExcluirPorém, nenhum desses é obra-prima (apenas me empolgo para valer com o da GRESIL e com o da Mocidade). A Tijuca, que fez grande desfile, tinha um samba apenas apresentável. Vila, Salgueiro, São Clemente, Grande Rio, Mangueira e Viradouro fizeram desfiles insossos e com sambas fracos pro meu gosto.
Agora, quero ver o que você vai salvar do pavoroso 2009. De longe, o pior ano do Grupo Especial, a meu ver, não fosse pelo resultado da campeã, inconteste e que me deixou muito feliz por ter se superado e merecido.