
Em 2007 tivemos uma safra bem heterogênea no Rio. Sambas espetaculares, sambas bons, sambas ruins e sambas péssimos estão presentes. Há inclusive sambas que prometeram e não aconteceram, como é o caso de "Candaces" no Salgueiro. A primeira tentativa da Academia de inovar no quesito acabou não saindo como o esperado e o samba acabou não rendendo. Há o samba da bacalhau da Imperatriz, o "ser diferente é normal" do Império Serrano, a virada de jogo da Viradouro e o reeditado "Tititi do Sapoti" da Estácio. Entre as boas obras, a da Mangueira sobre a Língua Portuguesa e o esquecidíssimo samba da Mocidade, sobre o artesanato, que apesar de ser bastante criticado possui letra e melodia muito bonitas. Num dos anos em que muitos sambas foram marcantes, positiva ou negativamente, duas composições aparecem como grandes destaques.
A Beija-Flor foi campeã fazendo um dos melhores desfiles do Sambódromo e com um dos melhores sambas de sua safra. Enredos sobre a África geralmente geram boas obras e não podia ser diferente no caso da agremiação nilopolitana, que possui bastante identificação com o tema. Excelente composição, de letra muito forte, repleta de termos africanos e melodia pra baixo, bem ao estilo da escola. Era ainda melhor na versão dos compositores.
O segundo samba que destaco, e agora falo em primeira pessoa já que será mais uma opinião própria do que uma análise, é o da Porto da Pedra. Um samba que muito injustamente não possui reconhecimento algum. Em minha opinião, é este o melhor samba da década de 00. Falando sobre a África do Sul, toca em temas como o Apartheid e, consequentemente, possui uma letra bem forte. É bastante pesado, o que é adequado ao tema mas que prejudicou a escola em sua apresentação. Seja como for, o samba é extraordinário e certamente seria tratado como antologia se fosse apresentado por alguma escola de maior nome. Em todo o caso, registra-se o melhor samba da história da Porto da Pedra e do ano de 2007. E, em minha opinião, o melhor da década.
BEIJA-FLOR - 2007
Parabéns pelo belíssimo blog! Sou professor de história no Rio Grande do Sul e tenho um blog sobre carnaval e história! Ficaria feliz se pudéssemos trocar umas idéias sobre carnaval!
ResponderExcluirE mais uma vez, parabéns!
www.carnavalehistoria.blogspot.com