domingo, 6 de março de 2011

Carnaval 2011 - Terceiro dia

No sábado o grupo Especial de São Paulo concluiu seus trabalhos e agora resta apenas esperar pela apuração. Apresentações bastante niveladas das escolas de sábado, com destaque para Mocidade, Império, Gaviões e X-9. No entanto a campeã deve ter se apresentado sexta. Vai-Vai e Mancha confirmam o favoritismo.

No Rio de Janeiro o grupo de Acesso A fez seu desfile embaixo de muita chuva, o que atrapalhou muito algumas escolas. A Alegria da Zona Sul estourou o tempo máximo de desfile e teve problemas com um buraco aberto devido a um problema com o terceiro carro. Estava bonita mas é praticamente certa no grupo B em 2012.

A Renascer cantou as águas de março com participação efetiva das homenageadas. A escola desfilou embaixo de muita chuva e também foi prejudicada pelos problemas de som do Sambódromo, que estava péssimo. Fez uma apresentação simples e sem nada de novo, passando despercebida na noite.

A Viradouro, escola mair aguardada do grupo, fez o desfile mais empolgante do grupo, com direito a um verdadeiro show da bateria, que levantou o público. Porém teve alguns problemas que, junto com boas apresentações de outras escolas, podem adiar seu retorno ao Especial. Alguns carros estavam danificados e plasticamente não muito bons. Destaque para a comissão de frente, a melhor da noite. Está na briga mas o título não é certo.

Apesar de criticado por especialistas, o desfile da Santa Cruz não foi tão ruim. O samba funcionou apesar de não ser tecnicamente bom. A escola foi correta e, se não luta por boas posições, também não precisa se preocupar com rebaixamento.

Mesmo caso do Império da Tijuca, que apresentou bonitas alegorias e componentes animados, mas ainda carece de um diferencial que a credencie a melhores colocações.

A Inocentes, atual vice-campeã do grupo, foi a grande decepção. O abre-alas da escola foi reciclado da mesma alegoria da Beija-Flor ano passado. Os demais carros também não possuiam qualidade estética. Com algumas fantasias de mal-gosto, como a que retratava o avião onde os Mamonas sofreram seu acidente fatal, e um samba razoável, a Inocentes é candidata ao rebaixamento. Destaque para a Brasília amarela original da banda, que participou do desfile.

A Cubango foi a grande surpresa da noite. Fez um desfile absurdamente melhor que o do ano passado e se torna forte candidata ao título. O samba foi o único ponto mais fraco da agremiação, pois não é tecnicamente bom. Mas serviu ao desfile e não tirou o brilho da belíssima apresentação da Academia de Niterói.

Cercada de expectativa, a Estácio fez um bom desfile mas não surpreendeu. É candidata ao campeonato pois não errou, mas não emocionou como enredo sugeria. Mesmo assim, ótima apresentação.

O Império Serrano foi melhor que no ano passado mas ainda não foi o suficiente para merecer uma vaga no Especial. Apesar do excelente samba, as fantasias estavam fracas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira (há apenas uma semana na escola) transpareceram o nervosismo e falta de entrosamento.

O desfile da Rocinha teve uma leitura extremamente fácil, apesar de ter faltado uma conclusão melhor para o enredo. O bom samba funcionou perfeitamente. A escola disputará boas posições e pode surpreender.
Encerrando a noite, a Caprichosos não foi bem. Com carros muito mal acabados e com concepção ruim, a escola se valerá apenas de sua formidável comunidade para se garantir nos quesitos técnicos e tentar permanecer no grupo.

A aposta do Carnaval de Avenida para o Grupo A é:

1- Cubango
2- Viradouro
3- Estácio de Sá
4- Rocinha
5- Império da Tijuca
6- Renascer de Jacarepaguá
7- Santa Cruz
8- Império Serrano
9- Caprichosos
10- Inocentes11- Alegria da Zona Sul

E hoje começam os desfiles do grupo Especial do Rio de Janeiro. A aguardadíssima Unidos da Tijuca, campeã de 2010, se apresenta hoje. Tem também o esperado desfile da Portela, que promete muita emoção. Emoção também pode ser esperada na Mangueira, que homenageará Nelson Cavaquinho. Confira as escolas que se apresentam hoje e seus enredos, já na ordem do desfile:

1- São Clemente - "O seu, o meu, o nosso Rio, Abençoado por Deus e Bonito por Natureza!"

2- Imperatriz Leopoldinense - "A Imperatriz Adverte: Sambar faz bem à Saúde"

3- Portela - "Rio, Azul da Cor do Mar"

4- Unidos da Tijuca - "Esta Noite Levarei sua Alma"

5- Unidos de Vila Isabel - "Mitos e Histórias Entrelaçados pelos Fios de Cabelo"

6- Estação Primeira de Mangueira - "O Filho Fiel, Sempre Mangueira"



Amanhã tem o segundo dia dos desfiles do grupo Especial do Rio!


Obs. Não farei uma análise detalhada sobre o primeiro dia de desfiles do Rio pois desfilarei na Vila Isabel e não terei como assistir a todas as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário