sábado, 6 de março de 2010

Entrevista: Bruna Bruno


Uma das poucas rainhas de bateria provenientes da comunidade da escola, Bruna Bruno desfila à frente dos ritmistas da União da Ilha desde 2005. Assumiu o posto de rainha no ano seguinte, onde permanece até hoje. Atualmente com 25 anos, Bruna conheceu o mundo do samba ainda criança e desde cedo já estava envolvida com a agremiação insulana.

Fiz uma entrevista com ela por email, onde ela conta, além de outras coisas, como é sua relação com a escola, o que faz ao longo do ano e como espera que seja o carnaval daqui em diante, afirmando ainda que a União voltou pra ficar! Que assim seja!

Confira a entrevista na íntegra:

CA : Como você começou no mundo do samba? Como foi seu primeiro contato com uma escola de samba?

Bruna : Desde pequena amo samba. Comecei a frequentar a quadra da União da Ilha com familiares e amigos.


CA : Como chegou ao posto de Rainha de Bateria da União da Ilha? Qual a sensação de desfilar à frente do coração da escola e o que isso representa pra você?

Bruna : Fui convidada pela diretoria para desfilar como musa da bateria em 2005. E em 2006 virei rainha, pois eles gostaram da minha apresentação à frente da bateria. É muita alegria para uma pessoa só. Realização de um sonho que eu tinha desde criança.


CA : Como é sua preparação para estar em forma no carnaval?

Bruna : Geralmente, intensifico a malhação a partir de agosto. Faço spinning, jump e musculação. Os ensaios também ajudam muito na preparação. Alimentação balanceada durante a semana e bebo bastante água.


CA : Na sua função de Rainha, você se espelha em alguém? Alguém que você admira?

Bruna : Adoro a Luiza Brunet (Rainha de Bateria da Imperatriz Leopoldinense) e a Deise Nunes, que já foi rainha da Ilha.


CA : A Ilha é uma das poucas escolas do grupo Especial que possui uma Rainha da comunidade. O que você pensa sobre a tendência da maioria das escolas de colocar nesse posto mulheres famosas mas que às vezes nem sabem sambar?

Bruna : É válido também, desde que as mesmas tenham amor pela escola. Tem que rolar identificação, sentimento, senão fica falso. Mas sendo da comunidade é infinitamente melhor. Pena que as pessoas só valorizam os globais.


CA : Como é sua vida fora da quadra? Você estuda, trabalha...?

Bruna : Sou formada em Ed. Física pela UFRJ, mas não estou exercendo. Hoje estudo teatro na CAL, estou amando...


CA : Você realiza algum tipo de trabalho na escola ao longo do ano? A Ilha possui algum projeto voltado para a comunidade?

Bruna : Ainda não. Mas temos vontade de colocar alguns projetos em prática. A escola acabou de subir, então ela tem que se reestruturar primeiro e depois colocar os projetos em prática.


CA : A União voltou, mas é pra ficar? Você acha que a escola tem condição de se manter no grupo Especial?

Bruna : Claro, o grupo especial é o lugar da Ilha.


CA : Qual desfile foi inesquecível pra você? Por quê?

Bruna : O campeonato da escola em 2009, o que credenciou nosso retorno à elite do carnaval carioca. É muito bom ser campeã!!!


CA : Qual seu samba-enredo favorito?

Bruna : Domingo (samba-enredo da Ilha de 1977).


CA : Pra terminar, como você espera que seja o carnaval daqui pra frente? O que você acha que poderia melhorar?

Bruna : Sem dúvida o carnaval é muito importante para o turismo no Rio de Janeiro, e acredito que isso só tem a crescer. As escolas estão se profissionalizando cada vez mais. Acho que poderiam ter 3 dias de grupo especial no Rio.


O Carnaval de Avenida agradece a participação de Bruna Bruno, Rainha de Bateria da União da Ilha do Governador, e deseja muito boa sorte a ela e à escola na preparação para o próximo carnaval!

4 comentários:

  1. Desculpem, mas este é um comentário sem comentários. Bruna é 10, rainha não só na União da Ilha, mas em tudo o que faz. Em breve atriz. Dá-lhe Bruna...

    ResponderExcluir
  2. Mt boa a entrevista..

    É legal mostrar como é a vida de uma Rainha de Bateria, ainda mais com essa polêmica criada com A Renata Santos, da Mangueira.

    Tbm espero q a Ilha tenha voltado para ficar...

    ResponderExcluir
  3. ela não é apenas mais um rostinho bonito ..

    ResponderExcluir
  4. "VOLTOU A ILHA",COM ESSA FORMOSURA DE RAINHA "S.D.B"-SHOW DE DE BOLA.

    ResponderExcluir