
Pode ser uma agremiação desconhecida do grande público. Mas é inegável que a Canários das Laranjeiras tem tradição e uma história de respeito, apesar de atualmente não se encontrar nos seus melhores dias. Fundada em 1949, começou como conhecido bloco que desfilava no bairro de Laranjeiras. Depois se tornou escola de samba, desfilando pela primeira vez em 1989. Já teve seus dias de glória, chegando a desfilar no grupo de Acesso A, onde ganhou o Estandarte de Ouro de samba-enredo em 1994, com o enredo "Quem é bom já nasce feito". Em 1995 a escola fez um desfile trágico. A bateria não chegou a tempo do desfile e a Canários desfilou apenas ao som de um cavaquinho e um surdo emprestados. Terminou em último lugar no Acesso A, pra onde nunca mais voltou.
Como toda escola menor, não é fácil achar sambas da Canários na Internet. E a safra recente da escola não possui grandes destaques no quesito. Por bom senso, o melhor samba da escola deveria ser o de 94, mas quero destacar um outro samba da agremiação que merece um olhar especial. O de 2003, quando a escola apresentou o enredo "A criação da luz, nas noites Carajás".
O samba é longo, mas possui uma linda melodia e uma letra bastante poética. É muito gostoso de ouvir. O enredo, como já foi cantado de forma semelhante pela Estácio de Sá em 1979, fala da criação do mundo de acordo com as lendas carajás. Em 2003 a Canários ainda estava no grupo C (atual RJ2), e conseguiu o sétimo lugar. Ano passado a escola não desfilou por ter ficado em último lugar no grupo E em 2008. Esse ano ela voltou e conseguiu se manter na última divisão, para que daqui pra frente, espera-se, possa retomar uma trajetória digna no carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário