
A União de Vaz Lobo é uma das mais antigas escolas de samba do Rio de Janeiro. Sua quadra se localiza no bairro de Vaz Lobo, próximo a Madureira. O primeiro desfile da agremiação foi em 1951, e durante toda a sua trajetória passou por todos os grupos do carnaval, menos o Especial. Mas o histórico recente da União não tem sido tão bom. Desde 1997 começou a transitar entre os grupos D e E. Em 2010 desfilou pelo grupo RJ3, antigo D, com o enredo "Em seus 80 anos, a União de Vaz Lobo se faz raiz, nesta terra que eu consumo para a terra que há de me consumir". Porém, ficou na penúltima posição e em 2011 estará mais uma vez no grupo E, atual RJ4.
A azul e rosa não possui muitos sambas gravados, devido ao fato de não ter estado muitas vezes nos grupos superiores, onde são realizadas gravações oficiais das obras. Consegui o áudio de quatro mas a escola provavelmente possui sambas melhores sem gravação disponível. O de 1986, "A festa no castelo de Xangô", possui uma letra muito boa porém a melodia é simples demais, sem nenhuma grande variação ou momento de destaque. No de 2009, sobre o interessantíssimo enredo "Ao cair da noite, a Vaz Lobo traz trabalho", acontece o contrário. Uma boa melodia para uma letra nem tão inspirada.
O destaque da safra da Vaz Lobo está no samba de 2006. Homenageando o bairro de Madureira, com o enredo "Madureira bom de samba, bom de bola - suas historias e estorias", a escola trouxe um samba longo, de uma melodia linda e pesadíssima. A letra conta bem o enredo, abordando tudo que Madureira tem de mais expressivo de forma bastante poética. Não achei muito necessário mencionar Walt Disney, mas não compromete. Destaque para o refrão principal. Por ser longo e pra baixo, não é um samba funcional para os curtos desfiles da Intendente Magalhães pois pode tender ao arrastamento. Culpa do samba ou não, a escola não foi bem no desfile. Terminou na décima segunda posição do grupo D em 2006, sendo quase rebaixada.
MARAVILHA ,ADOREI OS SAMBAS DE MINHA ESCOLA DO CORAÇÃO,SE PUDER COLOQUE MAIS PARA EU COLOCAR EM UM CD,ABRAÇOS A TODOS DO VAZ LOBO
ResponderExcluir