
A agremiação da comunidade de Nova Holanda, em Bonsucesso, tem uma história engraçada. O gato do nome era o animal de estimação de uma rabugenta moradora do bairro, conhecida como Maria Dentão, que sempre estourava as bolas de futebol que caíam no seu quintal. Um dia, pra se vingar, o pessoal que jogava bola acabou matando o tal gato. A mulher foi a delegacia se queixar, gritando desesperadamente "mataram meu gato, mataram meu gato". Três dos rapazes foram presos e castigados. Pra dar o troco em Maria, foram feitos tamborins com o couro do gato e durante a noite os rapazes iam pra frente da casa dela batucando e cantando "mataram meu gato, mataram meu gato...". Essa é a história contada pela velha guarda da escola.
Fato é que o Mataram Meu Gato virou bloco, inscrito na Federação em 1974. Só em 1999 se transformou em escola de samba, já denominada Gato de Bonsucesso. A escola já passou pelos grupos E, D e C, onde obteve, em 2005, sua melhor colocação: quinto lugar, com o enredo "Rio, a mais maravilhosa das cidades". Em 2007 foi rebaixada para o grupo D novamente, onde está até hoje. O Gato não possui um grande repertório de sambas. Achei apenas quatro disponíveis, dos últimos desfiles da escola. São bem nivelados, destacando-se um pouco mais o de 2008: "Delírios e devaneios de sua alteza real D. Maria vai com as outras".
O melhor é o de 2010, mostrando que a safra desse ano foi muito boa na Intendente Magalhães, já que os seus sambas tem se destacado em muitas escolas. O Gato apresentou o enredo "Bendita Baderna", contando a história de amor do Pierrô e da Colombina, passando pelos antigos carnavais, com seus bailes, cordões e marchinhas. A composição tem uma melodia muito boa e uma letra simples, que faz muito uso do conhecido recurso das aspas, citando o nome de marchinhas em seu desenvolvimento. A escola bateu na trave em 2010, ficando na quinta posição, uma abaixo da zona de classificação para o grupo C (RJ2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário