domingo, 24 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Acadêmicos de Santa Cruz



Fernando de Lima definitivamente é o compositor a ser batido em Santa Cruz. Nos últimos dez anos o compositor venceu nove vezes. Os autores do samba de 2011 da Santa Cruz são Jorge Charuto, Ditão, Felipe Antunes, Doutor e Fernando de Lima. A disputa na escola da zona oeste não foi das mais qualificadas, contando com sambas medianos até mesmo na final, onde estavam de fato os melhores da competição. O vencedor não foi o apoiado pelo Carnaval de Avenida mas foi destacado como um dos favoritos.

O samba se destaca em melodia e peca em letra. É bem curto e extremamente superficial em relação ao enredo. Ainda há alguns termos de muito mal gosto, como "intelsat", "linkei" e "chip". Mas se a letra não é boa a melodia é ótima, muito forte e valente, com boas variações. É o típico exemplo de como melodia e letra são construídos separadamente. A obra segue o mesmo estilo dos sambas que a Santa Cruz tem levado pra avenida nos últimos anos, até por serem do mesmo autor. Mas é inferior ao do ano passado e deve ser um dos mais fracos do grupo A, que conta com excelentes composições das outras escolas.

A Academia da zona oeste será a quarta escola a desfilar no sábado de carnaval. O enredo "Paz e amor! O sonho não acabou..." falará sobre os grandes acontecimentos dos anos 60, bem como o modo de vida das pessoas da época. Um tema bem interessante, sobretudo para quem viveu esse período. A Santa Cruz é uma escola forte que sempre disputa as primeiras posições. Em 2011 o grupo de Acesso A será o mais competitivo dos últimos anos e a escola precisará compensar em seu desfile o não tão bom samba que escolheu.

ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ - 2011





Compositores: Jorge Charuto, Ditão, Felipe Antunes, Doutor e Fernando de Lima

Vou abrir as portas do teu sentimento
Girar a chave da ilusão
Sem discriminação
Hoje voltei no tempo
Livre pra voar
No mundo de transformação
Cada despertar
A luta de uma geração

E no bater de um coração, magia
Eu transplantei sua alegria
Via Intelsat, globalização
Linkei o chip da evolução


Rumo ao espaço sideral
A lua afinal
Bossa nova, rock’n roll
Fã dos Beatles sempre sou
É muito amor
Elvis curti, Roberto cantei
O Velho Guerreiro brindei
O tempo passa e tudo é sempre igual
Os jovens com o mesmo ideal
Meu sonho virou carnaval

Eu peço paz e amor
O meu sonhar te conquistou
Quero gritar pro mundo inteiro
É Santa Cruz meu sonho verdadeiro

4 comentários:

  1. Moises Santos,

    não vou publicar seu comentário pois vai contra a política do blog de manter o respeito e a educação entre os leitores. Mas respondendo a algumas de suas afirmações, creio que não prestou atenção no que escrevi, visto que em NENHUM MOMENTO falei mal do Fernando de Lima. Pelo contrário, afirmei que é sempre o favorito a vencer a disputa na escola e, inclusive, na postagem referente às eliminatórias da Santa Cruz, destaquei o samba dele como um dos favoritos.

    O Carnaval de Avenida mantém a imparcialidade. Eu torço para a Beija-Flor mas jamais deixaria de criticar algo relativo à escola se assim for cabível. O samba da Santa Cruz, em minha opinião, é sim inferior a outros da disputa e ao samba da escola no último carnaval. Não tenho nada contra Fernando de Lima, muito menos competi com ele ou possuo parente que o fez. Apenas expressei a minha opinião e, como sou único autor do blog, é também a opinião do blog.

    Reitero que não falei mal do compositor Fernando de Lima em momento algum, mas não deixarei de expressar aqui minha opinião, independente de escolas ou compositores. Pode haver discordância por parte dos leitores e para isto existe essa seção de comentários, a qual eu gostaria que fosse utilizada para debates educador e relevantes.

    A opção de ler ou não o blog é de cada um também, e pode ter certeza que tenho muito mais leitores do que você imagina. Só peço que em comentários futuros haja com educação e, sobretudo, respeito.

    Atenciosamente,

    André Ramos, autor do blog Carnaval de Avenida

    ResponderExcluir
  2. Eu quero cantar esse samba na avenida desfilando com vcs adorei como faço?Bjs

    ResponderExcluir
  3. zaza,

    tente entrar em contato com a escola para saber como é possível desfilar. Na Internet dá pra achar facilmente o telefone da quadra da Santa Cruz. Ou se você tiver Orkut, o pessoal da comunidade da escola pode te ajudar também. A quadra fica no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. falar sobre o samba eu não sou qualificado pra isso até porque minha praia é bateria agora eu fico imaginando e acho estreanho os caras ganharem todo ano alguma coisa tem de errado ou os outros são ruim de ,mais ou eles são fora de serie .ja vi varias eliminatorias de samba lá o povão canta outros sambas e eles sempre ganham..é no minimo estranho...

    ResponderExcluir