sábado, 30 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Estácio de Sá



Última escola dos dois primeiros grupos do carnaval a definir seu samba para 2011, a Estácio de Sá consagrou vencedores os compositores Luiz Sapatinho, Paulinho Pintor, Regina, Fábio Bomba e Cesar Nascimento. As eliminatórias da Estácio tiveram um bom nível, com obras qualificadas. O enredo "Rosas" talvez tivesse criado uma expectativa maior, já que é um tema de muita beleza e poetização. Em 2005 a escola paulistana Rosas de Ouro apresentou o mesmo tema e desfilou com um excelente samba. As comparações são inevitáveis, o que só aumentou a cobrança por um bom samba. Talvez nenhum concorrente tenha superado o da Rosas de Ouro, mas certamente são boas composições e a vencedora é um dos destaques do grupo de Acesso. Não havia sido destacado pelo Carnaval de Avenida durante as eliminatórias mas tem tanta qualidade quanto os sambas citados pelo blog.

O primeiro detalhe chamativo do samba é que é bem curtinho. Mas apesar de ser bem simples, consegue uma boa abordagem do enredo, direta e de muito fácil compreensão. Deve ser o mesmo estilo do desfile da escola, já que o tema proporciona uma leitura bem fácil dos significados e representações das rosas. Mesmo sendo bem compacta, a letra é poética e bem construida. A melodia é pra cima, dolente e com boas variações, não sendo cansativa. Um samba bastante agradável, simples e bem feito. Na gravação feita pelos compositores, disponível abaixo, destaque para a introdução do samba. O alusivo a "Pavilhão do Amor", hino de exaltação da Estácio, ficou muito bonito.

Oitava escola a desfilar no sábado de carnaval, a Estácio será uma das últimas a entrar na avenida. O samba é bastante adequado quanto a isso, por ser pra cima e fácil de cantar. Como já foi dito, a Estácio apresentará o enredo "Rosas", que na verdade é um tema, já que não segue uma ordem cronológica. É um dos mais belos enredos do carnaval 2011 e renderá boas soluções visuais para o desfile. A Estácio sempre é uma das favoritas a voltar ao grupo Especial, onde não desfila desde 2007. Por enquanto, tudo vai correndo bem para que o leão tenha chances de voltar a rugir na elite.

ESTÁCIO DE SÁ - 2011





Compositores: Luiz Sapatinho, Paulinho Pintor, Regina, Fábio Bomba e Cesar Nascimento

Vou exalando em poesia
O aroma se espalha no ar
Pelas ruas da cidade, foliões do carnaval
A rosa nasceu quando Afrodite chorou
Por gratidão o rei semeou
Enfeitou os salões, um cortejo de amor
Na Índia é cultuada em louvor

Rejeitada na religião
Ornando a santa, devoção
Desenhada em catedrais
Oferenda aos orixás


Rosas encantam, dão cores à minha emoção
Na arte é retratada por inteiro
Presente no folclore brasileiro
Rosa da paz e impiedosa
Das cantigas de roda
De Caymmi a Cartola
De todas a mais bela
É a minha escola na passarela

Vejam a beleza
Que a natureza criou
Simbolizando o amor
Estácio é o perfume da flor

4 comentários:

  1. PARABÉNS, FAÇO PARTE DA ALA DA VELHA GUARDA DA ESTACIO DE SÁ, GOSTEI DESTE SAMBA, POR SER PEQUENO E FÁCIL PARA SER GRAVADO E CANTADO POR TODOS, TENHO CERTEZA QUE LEVANTARÁ O PUBLICO PRESENTE NA MARQUES DE SAPUCAÍ













    GOSTEI, por ser um samba pequeno e fácil para ser gravado e cantado por todos ....

    ResponderExcluir
  2. É "Consagrada na Religião" e não "Rejeitada"... Estácio rumo ao grupo especial!!!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS ESTÁCIO PRA MIM VCS SÃO NOTA 10

    ResponderExcluir
  4. Parabens Estacio belo desfile em baixo de chuva. Otimo samba, isto sim é especial.....

    ResponderExcluir