terça-feira, 19 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Imperatriz Leopoldinense



por Cesar Afonço

"A Imperatriz adverte: Sambar faz bem a saúde”. Foi com esse espírito que um mar de fiéis tomou conta do Olaria Atlético Clube para a escolha do samba que irá representar a verde-e-branco no Carnaval de 2011. E o vencedor foi o dos compositores Flavinho, Me leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond, um dos apontados como favorito pelo Carnaval de Avenida. Flavinho, Me Leva e Gil Branco reeditam a parceria vencedora do Estandarte de Ouro de melhor samba-enredo de 2010.

O que mais chama atenção no samba vencedor é o refrão que, assim como o do ano passado, é uma verdadeira prova de amor a escola leopoldinense. Uma aposta que deu certo no último carnaval e tem tudo para dar certo em 2011. Além do ótimo refrão, a escola vai para a avenida com uma letra leve e com uma melodia que se encaixou muito bem ao samba, não possuindo oscilações que fazem com que alguns trechos fiquem mais cansativos. Vale destacar a batida no início do samba, no trecho “um ritual de magia... Oh! Mãe áfrica", que mistura a tranquilidade de um verso com a explosão do seguinte, dando a força que a comunidade precisa. A melodia do segundo refrão também é bastante interessante, com aquela paradinha que, com certeza, mestre Marcone saberá aproveitar no dia do desfile.

Segunda agremiação a desfilar no domingo, a Imperatriz precisará da força da comunidade para trazer o título, que não vem desde 2001, para Ramos. Max Lopes terá a missão de acabar com o estigma de escola fria que a verde-e-branco ganhou durante a era de Rosa Magalhães. O enredo “A Imperatriz adverte: Sambar faz bem a saúde” pode não ser dos mais fáceis, mas com o samba escolhido e com força de vontade a Impertariz poderá voltar a brilhar em 2011. Chegou a hora de mostrar o DNA verde-e-branco para todos!

* Além de meu grande amigo, Cesar é morador de Ramos e torcedor da Imperatriz. Em função disso, o convidei para fazer a postagem do samba vencedor da escola, expondo assim a visão de um verdadeiro gresilense sobre a obra. Cesar também é co-autor do NEWSFUT!, excelente blog sobre futebol e esportes em geral. Vale a pena conferir!

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE - 2011





Compositores: Flavinho, Me leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond

Um ritual de magia
Oh, Mãe África
Do teu ventre nascia o poder de curar
Vieram as antigas civilizações
A cura pela fé das orações
Mistérios da vida, o homem a desvendar
A mão da ciência ensina
O mundo não pode parar

Uma viagem no tempo a me levar
O valor do pensamento a me guiar
O toque do artista no Renascimento
Surge um novo jeito de pensar


Luz... semeando a ciência
A razão na essência, o dever de cuidar
Luz... a medida que avança
Uma nova esperança que nos leva a sonhar
Segredo... a "Chave da Vida"
Perfeição esculpida iludindo o olhar
Onde a medicina vai chegar?
No carnaval, uma injeção de alegria
Dividida em doses de amor
É a minha escola a me chamar, doutor
Posso ouvir o som da bateria
O remédio pra curar a minha dor

Eu quero é sambar
A cura do corpo e da alma no samba está
Sou Imperatriz, sou raiz e não posso negar
Se alguém me decifrar
É verde e branco meu DNA

7 comentários:

  1. Parabéns Imperatriz,é um belo samba.Aliás,é um
    dos 6 melhores sambas do grupo especial para 2011 junto à: Beija-Flor,Salgueiro,União da Iha,
    Grande Rio e Porto da Pedra.O restante só irá
    empolgar pela tradição que tem.Os outros sambas não são tão ruins,mas havia obras melhores para serem escolhidas.

    ResponderExcluir
  2. SAMBA LINDO , DOLENTE ... PRA CIMA , MELODIA EXCELENTE ... LETRA PERFEITA ... UM SAMBA AUTENTICO E COM CERTEZA UM DOS MELHORES PARA 2011 ..... PARABENS AOS COMPOSITORES E A IMPERATRIZ PELA BELA OBRA.

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeitíssima a comentar!!!! Única torcedora da Imperatriz e do Flamengo na família!!!! bom gosto é tudo!!! Amei o ritmo e a letra!!!! Avante, Imperatriz!!!!

    ResponderExcluir
  4. É UM DOS MELHORES SAMBAS DESSE CARNAVAL MUITO BOM MESMO PARABÉNS IMPERATRIZ

    ResponderExcluir
  5. parabéns imperatriz .....
    vamos com tudo esse ano o carnaval é nosso.....

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso samba enredo,principalmente seu refrão. A escola, vai empolgar na avenida 'Se alguém me decifrar é verde e branco meu dna' é de arrepiar...vai com tudo Imperatriz!!!

    ResponderExcluir
  7. sisplismente lindo esse samba !!com nossa bateria e c. de frente nota 10000 ...nunhum jurado tira o troféu esse ano da gente naçao!!!
    vamu com tudo minha imteratrizzz.

    ResponderExcluir