sábado, 9 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - São Clemente



Surpresa na final da São Clemente! Pela primeira vez em sua história a escola fez uma fusão de sambas, entre as duas obras finalistas. A versão final do samba ficou com o refrão principal e primeira parte do samba de Ricardo Góes, Ronaldo Soares, FM, Grey, Serginho Machado e Flavinho Segal e o refrão central e segunda parte do samba de Helinho 107, Armandinho do Cavaco, Claudio Filé, Nelson Amatuzzi, Fabio Portugal, Rodrigo Maia e J.J, que era o apoiado pelo blog. A escola procurou pegar de cada samba a parte mais propícia à sua apresentação mas a junção não era necessária. Qualquer um dos sambas finalistas seria adequado e a obra final não mostrou qualquer diferença mais marcante ou benéfica para a escola.

Na letra final do samba, a parte relativa ao Império Tropical e as águas simplesmente desapareceu já que estava nas partes excluídas de cada obra. Ajustes ainda terão que ser feitos na melodia para que o fim da primeira parte possa ficar harmonioso com o começo do refrão central. Melodia desconexa é uma das principais fontes de penalização no quesito samba-enredo. Como um todo, é um samba mediano, de melodia animada mas sem grandes variações e uma letra muito superficial em relação ao enredo. Pode melhorar caso mudanças ainda sejam feitas, sobretudo no que fôr relativo aos pontos destacados acima. Pelo menos é animado, o que é vantajoso para a escola, que será a primeira a desfilar no domingo de carnaval, abrindo as apresentações do grupo Especial. Só quando a versão final da gravacão do CD fôr divulgada poderá se saber o que esperar da São Clemente em termos musicais.

O enredo da campeã do Acesso A em 2010 será "O meu, o seu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza". Um enredo bem recorrente, o que dificulta a abordagem de uma forma completamente original. Mas a São Clemente vem disposta a permanecer no grupo Especial por mais de um ano seguido, feito que não consegue desde a década de 90. O áudio a seguir é da versão final do samba, cantada ao vivo pelo intérprete oficial da escola, Igor Sorriso.

SÃO CLEMENTE - 2011





Compositores: Ricardo Góes, Ronaldo Soares, FM, Grey, Serginho Machado, Flavinho Segal, Helinho 107, Cláudio Filé, Armandinho do Cavaco, Nelson Amatuzzi, Fabio Portugal, Rodrigo Maia, J.J. Santos e Xandão

E Deus fez a maravilha
Mistérios brotam deste chão
Que a natureza esculpiu
Divina emoção
O Rio nasceu no sol da canção
Terra cobiçada, iluminada
Gente feliz
Menina dos olhos
Do Pai criador
Que o padroeiro abençoou

O melhor lugar pra se viver
Fonte de riqueza singular
Um doce recanto de prazer
Junto ao mar


Passo a passo... Civilização
O modernismo surgiu
Entre riscos e traços se rebatizou
Cidade Maravilhosa
"Minha alma canta" de tanta emoção
A bossa embala o "tom" da canção
Preservar
É o caminho, vamos respeitar
Ser carioca é saber cuidar
Do patrimônio mundial
Rio, seu pôr-do-sol é um poema
Braços abertos entra em cena
Nesse carnaval

Sou carioca e São Clemente
Irreverente, minha paixão
Meu Rio sua beleza inspira o mar azul
Canta Zona Sul



Obs. A São Clemente modificou a letra de seu samba-enredo. Confira aqui.

Um comentário:

  1. AMEI O SAMBA ENREDO!!!!!!!!
    TÁ DE PARABÉNS, VAMOS SACUDIR A SAPUCAÍ!

    ResponderExcluir