sábado, 1 de janeiro de 2011

Os melhores sambas da década



2011 começou e trouxe consigo o início de uma nova década, a segunda do novo milênio, que já não é mais tão novo assim. E traz também um novo período para o carnaval, este ainda desconhecido. Não se sabe ao certo que rumo os desfiles irão tomar daqui por diante, mas não há dúvidas que muita coisa mudou desde 2000 até aqui, para melhor e para pior. Com relação aos sambas de enredo, inegavelmente mudaram para pior na visão daqueles que priorizam a poesia e uma melodia bem construida. Para melhor segundo aqueles que gostam de um bom sacode, de tirar o pé do chão. Mas, felizmente, o samba-enredo continuará em constante transformação, agradando ora a gregos, ora a troianos.

Claro que é um exagero imenso dizer que a década passada não rendeu bons frutos. Apesar de nenhuma antologia imortal ter sido composta, há sim sambas muito capazes de orgulharem suas respectivas agremiações e serem lembrados nas futuras feijoadas e rodas de botequim. E é isto que será mostrado no Carnaval de Avenida a partir de amanhã! Os sambas-enredo que marcaram a década de 00, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. Sim, porque as escola de samba da Terra da Garoa também possuem obras lindíssimas em suas safras e que são em sua maioria desconhecidas do grande público.

Então, a partir de amanhã, dê uma passada no Carnaval de Avenida para recordar os grande sambas de enredo da década, de cada uma das 14 agremiações do grupo Especial de São Paulo e das 12 do grupo Especial do Rio. Além daquelas que estão nos grupos de Acesso dos dois estados, que também não serão esquecidas. Como diz o samba de 2011 da Porto da Pedra, "um samba de verdade vai passar". No caso, alguns.

A primeira postagem será com os destaques de 2001 em São Paulo. Até lá!

Um comentário:

  1. São Paulo sucks!!hahaha...bom post andré! nos dia do Rio, irei ler.

    Ass: doninho

    ResponderExcluir