
A safra carioca de 2004 foi bem ruim, uma das mais fracas da década. Claro que nesta afirmação não estão incluídos os sambas de Império Serrano, Portela, Tradição e Viradouro, que aceitando a sugestão da Liga fizeram reedições de sambas antológicos, como Aquarela Brasileira e Contos de Areia. Dentre os sambas originais temos o da Grande Rio sobre a camisinha, o da Caprichosos sobre a Xuxa e a campanha para o bom comportamento no trânsito da Mocidade, alguns dos piores sambas das respectivas escolas. Entre uma ou outra obra melhor, dois sambas destacaram-se no ano. A São Clemente, que havia sido campeã do Acesso no ano anterior, apresentou um samba com a sua cara, debochado e crítico, sobre as falcatruas ao longo da história nacional. Como de costume acabou sendo rebaixada mas não merecia. E o melhor do ano é da Beija-Flor, muito acima dos demais. Com um recorrente enredo sobre a Amazônia, a agremiação de Nilópolis desfilou com um de seus mais belos sambas e conseguiu o bicampeonato.
SÃO CLEMENTE - 2004
Olá! Eu sou carnavalesco de uma escola de samba virtual e tenho um blog sobre o meu trabalho. Seria muito bom se ele fosse divulgado no seu site.
ResponderExcluirhttp://blogdorafaelgoncalves.blogspot.com/
Obrigado
Fala Rafael!
ResponderExcluirConheço a Liesv, acompanho a Liga desde 2007 e conheço também sua escola, a EVA, campeã do Caesv ano passado. Em breve pretendo dar algum destaque as escolas virtuais, pois acho um trabalho sensacional, muito bom mesmo, mas pouco divulgado. Falarei de todas as escolas e com certeza a EVA não ficará de fora.
Parabéns e boa sorte com os preparativos do desfile de 2011.
André Ramos
Eu adoro o samba da Unidos da Tijuca, considero-o subestimado (aliás, o de 2005 também). Tem uma letra muito boa e uma melodia sem raras falhas. Quando ela entrou com o Wantuir cantando: "sonhei, amor, e vou lutar/para o meu sonho ser real", já comecei a torcer por ela.
ResponderExcluirEra a minha escolha para ser campeã. Depois colocaria a Portela.
Parabéns pela retrospectiva, apesar de a década começar em 2000 e terminar em 2009 (há uma confusão quanto a isso - já que o século XXI só começo em 2001 -, mas oficialmente você está defasado, hehe).