quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os melhores sambas da década - Rio de Janeiro 2004



A safra carioca de 2004 foi bem ruim, uma das mais fracas da década. Claro que nesta afirmação não estão incluídos os sambas de Império Serrano, Portela, Tradição e Viradouro, que aceitando a sugestão da Liga fizeram reedições de sambas antológicos, como Aquarela Brasileira e Contos de Areia. Dentre os sambas originais temos o da Grande Rio sobre a camisinha, o da Caprichosos sobre a Xuxa e a campanha para o bom comportamento no trânsito da Mocidade, alguns dos piores sambas das respectivas escolas. Entre uma ou outra obra melhor, dois sambas destacaram-se no ano. A São Clemente, que havia sido campeã do Acesso no ano anterior, apresentou um samba com a sua cara, debochado e crítico, sobre as falcatruas ao longo da história nacional. Como de costume acabou sendo rebaixada mas não merecia. E o melhor do ano é da Beija-Flor, muito acima dos demais. Com um recorrente enredo sobre a Amazônia, a agremiação de Nilópolis desfilou com um de seus mais belos sambas e conseguiu o bicampeonato.


SÃO CLEMENTE - 2004



Enredo: Boi voador sobre o Recife - Cordel da galhofa nacional
Compositores: Jorge Melodia, Noronha, Marcos Zero e Cesar Ouro

A cobra vai fumar
De além mar ao mar de lama
Gostoso é pecar, se lambuzar no mel da cana
Índias que não estão no mapa
Na boquinha da garrafa, cheias de amor pra dar
O tal batavo começou avacalhar
E como brasileiro gosta de uma obra
Nassau fez até de sobra
Mascarando o leão do norte, lugarejo sem saúde
Onde a maior virtude era viver de armação
Macunaíma, anti-herói idolatrado
Aqui tudo foi tramado pra virar esculhambação

Todo mundo pelado, beleza pura
Todo mundo pelado, mas que loucura
Ninguém segura a perereca da vizinha
É um barato a buzina do Chacrinha


Era a corte um rebu
Se ouviu um sururu, vai pra ponte que partiu
Com o laranja endividado
O pedágio foi cobrado, o primeiro do Brasil
O boi voou, começou a roubalheira
A galhofa, a bandalheira pra chacota nacional
Mas tira o olho, ninguém tasca eu vi primelro
Tem muito boi brasileiro pra comer nesse quintal

Onde a zorra vai parar
Eu tô sofrendo mas eu gozo no final
A São Clemente faz a gente acreditar
Que no Brasil o que é sério é carnaval



BEIJA-FLOR - 2004



Enredo: Manôa, Manaus, Amazônia, Terra Santa... Que alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz
Compositores: Claudio Russo, José Luis, Marquinhos e Jessey Beija-Flor

A ambição cruzou o mar
Trazida pelo invasor
A Espanha veio explorar
Pilhar e semear a dor
Amazônia, Terra Santa
Dos igarapés, mananciais
Alimenta o corpo, equilibra a alma
Transmite a paz
Brilhou o Eldorado
No coração da mata as guerreiras
Belezas naturais, riquezas minerais
O reino de Tupã ergue a bandeira

Êh! Manôa
Minha canoa vai cruzar o Rio Mar
Verde paraíso
É onde Iara me seduz com seu cantar


Força, mistério e magia
Fruto da energia o meu guaraná
A lágrima que o trovão derramou
A terra guardou semente no olhar
Maués, Anauê cultura milenar
Anauê, Manaus, Mamirauá
Viva a Paris tropical!
Água que lava minh'alma
Ao matar a sede da população
Caboclo ê, a homenagem hoje é
A todo povo da floresta um canto de fé

Se Deus me deu vou preservar
Meus filhos vão se orgulhar
A Amazônia é Brasil, é luz do criador
Avante com a tribo Beija-Flor

3 comentários:

  1. Olá! Eu sou carnavalesco de uma escola de samba virtual e tenho um blog sobre o meu trabalho. Seria muito bom se ele fosse divulgado no seu site.
    http://blogdorafaelgoncalves.blogspot.com/

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Fala Rafael!

    Conheço a Liesv, acompanho a Liga desde 2007 e conheço também sua escola, a EVA, campeã do Caesv ano passado. Em breve pretendo dar algum destaque as escolas virtuais, pois acho um trabalho sensacional, muito bom mesmo, mas pouco divulgado. Falarei de todas as escolas e com certeza a EVA não ficará de fora.
    Parabéns e boa sorte com os preparativos do desfile de 2011.

    André Ramos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o samba da Unidos da Tijuca, considero-o subestimado (aliás, o de 2005 também). Tem uma letra muito boa e uma melodia sem raras falhas. Quando ela entrou com o Wantuir cantando: "sonhei, amor, e vou lutar/para o meu sonho ser real", já comecei a torcer por ela.

    Era a minha escolha para ser campeã. Depois colocaria a Portela.

    Parabéns pela retrospectiva, apesar de a década começar em 2000 e terminar em 2009 (há uma confusão quanto a isso - já que o século XXI só começo em 2001 -, mas oficialmente você está defasado, hehe).

    ResponderExcluir