quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os melhores sambas da década - Rio de Janeiro 2001



A primeira safra carioca da década foi logo uma das melhores. Todos os 14 sambas do Especial eram bons e mesmo os mais fracos tinham qualidades, sendo no mínimo agradáveis de ouvir. Foi difícil selecionar os melhores da safra já que há muitos com condições de estarem na seleção dos destaques da década. Mas os sambas mais marcantes estão logo abaixo. Começando com o da Caprichosos, que homenageou Goiás em seu enredo e criou toda uma história de amor para servir de pano de fundo para o desfile. O samba é pouco comentado mas é uma dos melhores da escola de Pilares, apesar de fugir do seu estílo. A Grande Rio desfilou com um de seus sambas mais marcantes em 2001. O enredo em homenagem ao profeta Gentileza rendeu uma obra compacta mas muito bonita, lembrada até hoje. E a melhor composição do ano sem dúvidas é o inesquecível "Agotime", da Beija-Flor. Uma obra mais curta e pra cima, diferente do atual estilo da escola, mas inegavelmente um dos melhores sambas de sua história. O vice-campeonato da escola é até hoje contestado, já que o desfile foi digno de título.
Além destes, há muitos outros grandes sambas no CD de 2001. Vale a pena ouvi-lo!


CAPRICHOSOS DE PILARES - 2001



Enredo: Goiás, um sonho de amor no coração do Brasil
Compositores: Jorge 101, Luiz Pião, Gule e Lequinho

No Carnaval
O cupido me flechou
Fui procurar a bela que me conquistou
A esmeralda do teu olhar reluziu
Brilha meu conto de fadas
No coração do Brasil
Diabo velho se lançou em busca do ouro
Os carajás não revelaram o tesouro
Ametista, Turmalina
A mão divina concebeu as riquezas naturais
Cenário de beleza é o Araguaia
Onde a natureza ensaia encontros de amor e paz
Doce é repousar em Caldas Novas
Onde a vida se renova em suas fontes termais

Esse amor é o meu destino
Salve a Festa do Divino
Na Cavalhada, a luta do bem contra o mal
Apaixonado, eu brinquei seu Carnaval


Goiás...
Dos grãos e das flores
Poemas e amores
Sertaneja canção
Paixão, seu paladar sedutor
Me fez sonhar e acreditar que existe amor
A profecia amanheceu no paraíso
Eu já tenho os quatro elementos que preciso

Procurei e encontrei minha morena
Caprichei e agora eu sei, valeu a pena
Te quero muito, amor, somos iguais
Sou Caprichosos, sou amor e sou Goiás



GRANDE RIO - 2001



Enredo: Gentileza "X" - O profeta do fogo
Compositores: Carlos Santos, Cláudio Russo, Zé Luiz e Ciro

Novo milênio
Avança o homem para o espaço sideral
Em busca de mensagem positiva
Valorização da vida, o amor universal
Na arena, alegria e dor
Triste legado que Roma Pagã deixou
Pelas vozes foi guiado
O arauto iluminado
A mudar o seu destino
Renuncia a ambição
Ao seguir a intuição José Datrino

Deixa clarear... (deixa clarear)
Idade Média nunca mais...
Gentileza anuncia
No raiar de um novo dia
Um clamor de amor e paz


Das flores a beleza
Para o mundo recriar
O vinho é a vida
É preciso festejar
Considerado louco
E poeta foi bem mais...
Deixando nas pilastras
As palavras imortais
Com a sabedoria universal
Pregava contra o mundo desigual
Gentileza gera perfeição
Violência não

Era de "Aquarius"... Tempo de amor
A Grande Rio... iluminou
Profeta faz nascer
Do fogo alvorecer
Irmão Sol, a verdade é você



BEIJA-FLOR - 2001



Enredo: A saga de Agotime - Maria Mineira Naê
Autores: Déo, Caruso, Cleber e Osmar

Maria Mineira Naê
Agotime no Clã de Daomé
E na luz de seus Voduns
Existia um ritual de fé
Mas isolada no reino um dia
Escravizada por feitiçaria
Diz seu Vodum que o seu culto
Num novo mundo renasceria

Vai seguindo seu destino (de lá pra cá)
Sobre as ondas do mar
O seu corpo que padece
Seu alma faz a prece
Pro seu povo encontrar


Chegou nessa terra santa
Bahia viu a nação nagô ô ô
E através dos orixás
O rumo do seu povo encontrou
Brilhou o ouro, com ele a liberdade
Foi pra terra da magia
Do folclore e tradição
Um bouquet de poesia
A casa das minas
É o orgulho desse chão

Sou Beija Flor e o meu tambor
Tem energia e vibração
Vai ressoar em São Luís do Maranhão

Um comentário:

  1. Meu deus!!!! Colocar Caprichosos? O melhor samba desse ano não está aí: União da Ilha

    ResponderExcluir